06 jan 2019 | 22:30:00

First Thing rende o nono troféu do Ramirez à criação brasileira

Crioulo do Stud TNT repetiu vitória obtida no Derby, desta feita na prova máxima do turfe uruguaio.


First Thing: da última à primeira colocação, em questão de 500 metros.

Imagem: Karol Loureiro

Disputado neste domingo (6), no Hipódromo de Maroñas, o Gran Premio José Pedro Ramirez (gr.I), em 2.400m na pista de areia, para produtos de 3 e mais anos, revelou a nona vitória brasileira no histórico da prova máxima uruguaia. Depois de vencer o Derby, First Thing, 3 anos, filho de First American e Sweetest Thing (Candy Stripes), de criação do Stud TNT e propriedade do Stud La Orden, voltou a brilhar em Montevidéu.

Coube a Pretor do Sul (Asidero) ditar o rimo da competição. Na entrada da reta final, o brasileiro Ilustre Senador (por Agnes Gold, de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade de Alberto Tiellet Miorim) girou em francos avanços sobre o ponteiro, tomando conta da prova na altura dos 400 finais.

O domínio de Ilustre Senador, porém, logo foi colocado em xeque, à medida que avançavam, em bloco, diversos animais. Dentre eles o brasileiro Olympic Harvard (Drosselmeyer) e El Abanderado (Capitano Corelli). Quando faltavam 200 metros para o disco, El Abanderado passou pelos primeiros colocados, dando toda a impressão de que não mais perderia o páreo. Nesse momento, despontou, então, a atropelada de First Thing – que havia abordado o tiro direto na última colocação.

Regido por Pablo Rodriguez, o arremate de First Thing fez-se irresistível, nos lances decisivos do páreo. Com ação avassaladora, o brasileiro sacou cabeça de vantagem sobre El Abanderado. Olympic Harvard, do Haras Regina, finalizou num ótimo terceiro lugar, ao passo que Don Carrasco (Alcorano) foi o quarto. Great Spirit (por Drosselmeyer, do Stud Bosco Rios), outro brasileiro criado pelo Stud TNT, completou o marcador.

Treinado por Pablo Gonzáles, First Thing conquistou a quarta vitória em 18 corridas. Vencedor, conforme mencionado, do Gran Premio Nacional (URU-gr.I), o alazão percorreu a milha e meia no tempo de 2:29.87.

First Thing junta-se, agora, a Duplex (1982), Relento (2009), Sing-A-Song (2010), Mr. Nedawi (2011), Hielo (2014, 2015) e Gandhi Di Job (2017, 2018).

Mais notícias

Niobio segue sem conhecer derrota, em Porto Alegre

Defensor do Stud Sion venceu o Clássico Presidente Cneu Aranha e obteve a 7ª vitória consecutiva, no Cristal – onde, ainda, não foi derrotado.

To Sir With Love confirma favoritismo no Grande Prêmio Sandpit (G3)

Filho do nacional My Cherie Amour, que pertence ao Haras Doce Vale, conquistou seu batismo clássico.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (16ª edição)

Platini e Consul of War brilham no melhor páreo do final de semana. Imagem: ABX.Photo MAURITÂNIA Em grande semana para os brasileiros na Mauritânia, destaque maior para Michel Platini, que venceu a principal prova do festival: o LA 361 COUPE DES PRESIDENTS (Grupo 2 local). Responsável pelo comando das rédeas de Consul Of War (do treinador C. Daby), o brasileiro... [continua ]