02 nov 2025 | 12:35:42

Forever Young faz história, para o Japão, na Breeders' Cup Classic (G1)

Corredor de 4 anos tornou-se o primeiro animal japonês a vencer a principal disputa do maior festival turfístico dos Estados Unidos.


Forever Young (por dentro) brilhou, em Del Mar.

Imagem: Edward Whitaker/Blood Horse/Racing Post

Entre sexta-feira (31) e sábado (1º), o Hipódromo de Del Mar, nos Estados Unidos, sediou mais uma edição da Breeders' Cup (G1), o maior festival turfístico do país. Na disputa mais aguardada de todo o final de semana, Forever Young, 4 anos, filho de Real Steel e Forever Darling (Congrats), de criação da Northern Farm e propriedade de Susumu Fujita, tornou-se o primeiro animal japonês, na história, a vencer a prestigiosa corrida.

O êxito de Forever Young coroa, assim, décadas de investimentos levados a cabo pelos criadores japoneses, sobretudo com base na aquisição de reprodutores e matrizes norte-americanas. O mais simbólico desses animais, Sunday Silence (revolucionou a criação japonesa do PSI, a partir da década de 1990) aparece no pedigree de Forever Young, em sua linha paterna.

Disputando a escolta de Contrary Thinking, primeiramente com Fierceness e, depois, com Mindframe, Forever Young girou para a reta final, emparelhado, com esse último, na briga pela liderança da prova. Journalism, por fora dos dois, já dava sinais de que tinha dificuldades para acompanhar o ritmo dos ponteiros.

Exigido por Ryusei Sakai, Forever Young desprendeu-se de Mindframe. Com notória firmeza, neutralizou a tentativa de aproximação de Fierceness e, quando Sierra Leone, que tentava o bicampeonato do páreo, despontou, em forte arremate, mais aberto, igualmente o corredor nipônico demonstrou categoria para se manter em primeiro. No disco, 1/2 corpo de vantagem para Forever Young sobre Sierra Leone. Em terceiro, finalizou Fierceness.

Radicado no Japão, Yoshito Yahagi, treinador de Forever Young, chega à incrível marca de 3 vitórias na Breeders' Cup, em menos de 5 anos. Já o próprio Forever Young passa a somar 10 vitórias em 13 corridas, com mais de US$ 19 milhões em prêmios. Ganhador da Saudi Cup (G1), do UAE Derby (G2), do Saudi Derby (G3) e de outras 5 corridas black type, em seu país de origem (além de ter finalizado em terceiro, no Kentucky Derby [G1] e na Breeders' Cup Classic [G1] do ano passado), Forever Young registrou 2:00.19 para a distância.

Mais notícias

Notas de falecimento: Homero Oliva e Mário Fontoura

Homero Oliva (esq.) e Mário Fontoura Imagem: Divulgação JCP e Porfírio Menezes Nas últimas horas faleceram, em Curitiba e São Paulo, respectivamente, o criador Homero Pinhatari Oliva e o ex-jóquei Mário Valdir Fontoura. Conforme noticiado pelo website do Jockey Club do Paraná, em nota divulgada ontem (21), Homero Oliva faleceu nessa quarta-feira, aos 83 anos, na capital paranaense. Criador e... [continua ]

Na Prova Especial Mensageiro Alado, melhor para Lord Gold

Defensor de Giovanni Giuseppe Pompeu Magi surpreendeu os mais visados, com rateio de 21 por 1.

SENAR oferece curso gratuito de manejo de cavalos

Programa, além de gratuito, é 100% online. Saiba mais.