Forever Young faz história, para o Japão, na Breeders' Cup Classic (G1)
Corredor de 4 anos tornou-se o primeiro animal japonês a vencer a principal disputa do maior festival turfístico dos Estados Unidos.
Forever Young (por dentro) brilhou, em Del Mar.
Imagem: Edward Whitaker/Blood Horse/Racing Post
Entre sexta-feira (31) e sábado (1º), o Hipódromo de Del Mar, nos Estados Unidos, sediou mais uma edição da Breeders' Cup (G1), o maior festival turfístico do país. Na disputa mais aguardada de todo o final de semana, Forever Young, 4 anos, filho de Real Steel e Forever Darling (Congrats), de criação da Northern Farm e propriedade de Susumu Fujita, tornou-se o primeiro animal japonês, na história, a vencer a prestigiosa corrida.
O êxito de Forever Young coroa, assim, décadas de investimentos levados a cabo pelos criadores japoneses, sobretudo com base na aquisição de reprodutores e matrizes norte-americanas. O mais simbólico desses animais, Sunday Silence (revolucionou a criação japonesa do PSI, a partir da década de 1990) aparece no pedigree de Forever Young, em sua linha paterna.
Disputando a escolta de Contrary Thinking, primeiramente com Fierceness e, depois, com Mindframe, Forever Young girou para a reta final, emparelhado, com esse último, na briga pela liderança da prova. Journalism, por fora dos dois, já dava sinais de que tinha dificuldades para acompanhar o ritmo dos ponteiros.
Exigido por Ryusei Sakai, Forever Young desprendeu-se de Mindframe. Com notória firmeza, neutralizou a tentativa de aproximação de Fierceness e, quando Sierra Leone, que tentava o bicampeonato do páreo, despontou, em forte arremate, mais aberto, igualmente o corredor nipônico demonstrou categoria para se manter em primeiro. No disco, 1/2 corpo de vantagem para Forever Young sobre Sierra Leone. Em terceiro, finalizou Fierceness.
Radicado no Japão, Yoshito Yahagi, treinador de Forever Young, chega à incrível marca de 3 vitórias na Breeders' Cup, em menos de 5 anos. Já o próprio Forever Young passa a somar 10 vitórias em 13 corridas, com mais de US$ 19 milhões em prêmios. Ganhador da Saudi Cup (G1), do UAE Derby (G2), do Saudi Derby (G3) e de outras 5 corridas black type, em seu país de origem (além de ter finalizado em terceiro, no Kentucky Derby [G1] e na Breeders' Cup Classic [G1] do ano passado), Forever Young registrou 2:00.19 para a distância.
Mais notícias
Entre o Derby e leilões, Kentucky aproxima-se de um setembro crucial
Pela primeira vez na história, o mesmo mês que abriga as vendas de potros, em Keeneland, receberá a disputa da prova mais celebrada do turfe norte-americano. Num contexto de pandemia, um setembro crucial para a indústria do turfe, no Kentucky.
Paint Naif relembra os velhos tempos e arranha recorde na PE Bal A Bali
Numa exibição à altura de seus melhores dias, Paint Naif, 5 anos, filho de Crimson Tide e Painter's Dream (Royal Academy), de criação e propriedade do Stud São Francisco da Serra, venceu, nesse domingo (22), a Prova Especial Bal A Bali, disputada na Gávea, por produtos de 3 e mais anos, na distância dos 1.400m na grama (cerca móvel de... [continua ]
Eleita nova diretoria da Associação Gaúcha dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida do Rio Grande do Sul
Na note da última quinta-feira (7/12) foi realizada no Jockey Club do Rio Grande do Sul assembleia geral de eleição da diretoria da Associação Gaúcha dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida do Rio Grande do Sul – AGCCC. Em assembleia presidida pelo Ministro Luiz Fernando Cirne Lima, foi eleito presidente o criador Flávio Obino Filho, titular do Haras... [continua ]
