19 nov 2019 | 22:49:21

França: Truco, filho de Tropa de Elite, vence a primeira em Chantilly

Potro de 3 anos é de criação e propriedade de Arthur Mendes Teixeira.


Truco bateu o alemão Sa Sal por 3/4 de corpo.

Imagem: ZeTurf.fr

Na última semana, em Chantilly, o 3 anos Truco, de criação e propriedade de Arthur Mendes Teixeira, obteve a primeira vitória de sua campanha. Trata-se de um filho do australiano Sepoy na norte-americana – de campanha desenvolvida no Brasil – Tropa de Elite (Street Cry).

Treinado por E & G Leenders e conduzido por Benjamin Hubert, Truco derrotou o alemão Sa Sal por ¾ de corpo, ao final dos 1.900m na pista sintética (all-weather track). A eliminatória, destinada a produtos de 3 anos, distribuiu € 25 mil em prêmios.

A mãe de Truco, Tropa de Elite, nasceu na base norte-americana da Darley, no Kentucky. Importada ainda inédita para o Brasil, atuou por 8 vezes em Cidade Jardim, vencendo em duas delas, incluindo o Grande Prêmio José Paulino Nogueira (gr.III). Restou enviada à França, ainda em treinamento, onde, contudo, não chegou a competir. Na reprodução, antes de Truco, produziu outros dois elementos: o francês Trancoso, um Rock of Gibraltar nascido em 2013, que venceu duas corridas em 5 saídas, e a britânica Tatwan, filha de Leroidesanimaux, nascida em 2015, sem campanha.

Tropa de Elite, por sua vez, descende da brasileira Cincinnatti (Midnight Tiger), que, nos anos 1990, venceu o Grande Prêmio Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (gr.III), em São Paulo. Além de Tropa de Elite, outros dois elementos merecem friso na produção de Cincinnatti. La Concagne (Monarchos), que produziu o ganhador do GP Linneo de Paula Machado (gr.III), Taittinger (Yagli), e Kelang (Deputy Commander), mãe da recente vencedora do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (gr.I), Midsummer Rain (Setembro Chove).

Mais notícias

Após quarta vitória na Goodwood Cup (G1), Stradivarius mira Arco do Triunfo

Alazão, que se posta entre os melhores fundistas da história, será inscrito na prova máxima do turfe francês.

França: Persian King e Castle Lady marcam predomínio da Godolphin

Coudelaria do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum brilhou tanto na Poule D’Essai des Pouliches quanto na Poule D’Essai des Poulains.

Proteção de nomes de animais PSI em âmbito internacional: regras e possibilidades

Tema de pouco debate na comunidade turfística, a proteção dos nomes de animais PSI é regulada, desde 2006, pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA).