17 mar 2019 | 16:54:01

Gaivina brilha no Grande Prêmio Diana (gr.I)

Potranca do Haras Santa Maria de Araras obteve sua primeira vitória de G1


Valdinei Gil comemora a vitória de Gaivina. 

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Reservado a potranca de 3 anos, o Grande Prêmio Diana (gr.I), em 2.000m na pista de grama (pesada), 2ª prova da tríplice coroa, foi disputado neste domingo (17), no Jockey Club Brasileiro. Venceu Gaivina, filha de Gone Astray e Calandra (Put It Back), de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras.

Vencedora do GP Henrique Possolo e candidata à tríplice coroa, Grandeza (Put It Back) assumiu a ponta, após a largada. Lisboeta (Quick Road) corria em segundo, com Pineapple Pie (Wild Event) acionando no terceiro posto. Midsummer Rain (Setembro Chove) e Gaivina completavam o lote das cinco primeiras.

Depois corriam Little Bad Girl (Agnes Gold), Perigoosa (Public Purse), Naomi Broadway (Salto) e Kassie’s Angel (Agnes Gold).

Na reta oposta, o ritmo da prova era algo lento, sem que Grandeza recebesse ataques de quaisquer de suas adversárias – a maioria delas sofreadas pelos respectivos jóqueis. Na altura dos últimos 1.400 metros, Midsummer Rain passou para segundo e tratou de apurar o train de corrida.

Superada a curva e abordada a reta final, Grandeza não demorou para se desvencilhar de Midsummer Rain. Na seta dos 400 finais, porém, surgiram, em fortes atropeladas, Gaivina e Naomi Broadway.  Arrematando emparelhadas, partiram para cima de Grandeza, que tentativa, a duras penas, resistir.

Faltando 200 metros para o disco, percebeu-se que Grandeza não conseguiria suportar as cargas adversárias. Com melhor ação, Gaivina passou pela companheira de farda e tratou de neutralizar as últimas investidas de Naomi Broadway. Com Valdinei Gil em pé nos estribos, comemorando a vitória, Gaivina derrotou Naomi Broadway por ¾ de corpo. Grandeza (1), Pineapple Pie (4 e ¾) e Midsummer Rain (5 e ¾) completaram o marcador.

Depois chegaram Perigoosa, Lisboeta, Kassie’s Angel, Ray Grass e Little Bad Girl.

Treinada por Christiano Oliveira, Gaivina conquistou a quarta vitória em 7 saídas. Vencedora do Clássico Octávio Dupont (L), das Provas Especiais Be Fair e Indian Chris, Gaivina (vinha de finalizar em quinto no GP Henrique Possolo), percorreu a distância no tempo de 2:03.13.

Mais notícias

High Wire: um passeio no Clássico Marcos Ribas de Faria (L)

Defensora do Stud HRN confirmou favoritismo, na Gávea.

Cristal: Fogo Supremo e Ahaha vencem as melhores provas do dia

Clássicos Presidente Carlos A. Drugg e Presidente Daniel Krieger foram dominados por produtos do norte-americano Shanghai Bobby.

Criação: Jockey Club projeta 19.200 nascimentos para 2021, nos Estados Unidos

Caso confirmada, projeção representará a primeira temporada de reprodução, com menos de 20.000 nascimentos, no país, desde 1965.