05 jan 2023 | 19:55:27

GP José Pedro Ramirez: brasileiros buscam a décima taça da criação nacional

Seis representantes da criação nacional irão à raia na versão 2023 da prova máxima do turfe uruguaio.


Principal atração da jornada do Dia de Reis, desta sexta-feira (6), em Maroñas, o Gran Premio José Pedro Ramirez (G1), em 2.400m na areia marcará, mais uma vez, a maior disputa do turfe uruguaio. A corrida, aberta à participação de animais de 3 anos e mais idade, figura como o 16º páreo da frondosa programação, composta por 17 corridas.

Dos dezesseis inscritos, seis são representantes da criação brasileira. Esse grupo de corredores, aliás, corre pela décima vitória verde e amarela no histórico da competição. A

Join Battle, que venceu a corrida preparatória, é um dos 6 animais prontos para renderem o décimo êxito brasileiro do "Ramirez" à criação brasileira. 

Imagem: Divulgação H.R.U.

primeira dessas conquistas deu-se em 1982, com o fantástico Duplex, que rodou a América do Sul enfileirando os principais páreos do continente. A nona, e mais recente, em 2019, com First Thing.

Vindos de vencerem, respectivamente, os Grandes Prêmios Bento Gonçalves (G2) e Paraná (G3), El Cosechero (de Fabiane de Mattos) e Kopenhagen (do Haras Springfield) pegaram a estrada para tentarem a primeira vitória de grupo 1 às suas já chamativas campanhas. Mapa Mundi (Haras Figueira do Lago/Stud Xeque Mate) possui histórico vitorioso, no Uruguai, inclusive nas mesmas pista e distância da prova, revelando-se como outro potente competidor – a exemplo do vencedor da corrida preparatória (que só faz evoluir) Join Battle (Haras Santa Maria de Araras/Stud Vincere). Nathan (Haras La Madrina) e Don Musa (Ulisses Lignon Carneiro/Stud Crespi) completam o sexteto nacional.

No caminho dos corredores brasileiros, estará, dentre outros, o argentino Prelude Rye, que tentará o bicampeonato do páreo – tendo sido ele o último dos seus vencedores, em 2022.

Quentin Tarantino, Quixote, Roundofapplause, Residerado, Topo do Sul, El Mano Bianca, El Curato, Her Majesty e Valor Futuro são os demais inscritos.

A reunião máxima de Maroñas contará, ainda, com as disputas de outras 3 provas clássicas: os Gran Premios Ciudad de Montevideo (G1, 2.000m/areia, éguas de 3 e mais anos), Maroñas (G3, 1.000m/areia, produtos de 3 e mais anos) e Pedro Piñeyrúa (G3, 1.600m/areia, produtos de 3 e mais anos).

Clique aqui para acessar o programa com retrospecto.

 

Mais notícias

Moreira volta ao Japão para vencer G1 com Lys Gracieux

Piloto brasileiro brilhou na Queen Elizabeth II Cup (gr.I).

Cidade Jardim receberá Leilão da Criação Nacional e Copa dos Criadores em 2020

Leilão voltará a ser realizado em etapa única, na semana do GP São Paulo. Festival turfístico, pelo segundo ano consecutivo, terá a capital paulista como sede, no mês de agosto.

Notas de falecimento: Luiz Carlos Ávila e Eduardo Buffara

Nos últimos dias a comunidade turfística brasileira sofreu duas sentidas baixas. O treinador Luis Carlos Ávila e o agente Eduardo Buffara faleceram em Porto Alegre e Curitiba, respectivamente. Radicado no Hipódromo do Cristal, Ávila restou vitimado por um câncer, na última segunda-feira (31). Membro de tradicional família do turfe brasileiro, o profissional recentemente alcançou o bicampeonato do Grande Prêmio Bento... [continua ]