23 set 2018 | 18:42:57

Grand Amiga encanta no Grande Prêmio Paraná – Jockey Plaza (gr.III)

Vinte e seis anos depois de Kanaloa, uma fêmea voltou a vencer a prova máxima do turfe paranaense. Filha de Amigoni coroou geração de ouro do Haras Cifra.


Grand Amiga cruza, absoluta. o disco do GP Paraná.

Imagem: Marília Lemos

Momento mais aguardado da tarde deste domingo (23), no Hipódromo do Tarumã, o Grande Prêmio Paraná – Jockey Plaza (gr.III), em 2.000m na pista de areia, foi disputado por produtos de 3 e mais anos, em Curitiba. Vitória da única fêmea do lote, Grand Amiga, 4 anos, filha de Amigoni e Grand Entrance (Choctaw Ridge), de criação e propriedade do Haras Cifra, que obteve sua primeira vitória na prova máxima do turfe local, em coroação da excelente geração 2014 do estabelecimento – uma das melhores, já criadas, pela família Frare.

Após forçar partida, nos trabalhos de alinhamento, High Chris (Christine’s Outlaw) buscou a ponta. Ilustre Senador (Agnes Gold) avançava, mais aberto, correndo First Amour (First American), em terceiro. Grand Amiga, pelos paus, era a quarta.

Na curva da esquerda, Ivaldo Santana aproveitou o espaço existente, pela cerca interna, para acelerar sua conduzida e assumir a primeira posição. High Chris corria em segundo, ao passo que Ilustre Senador, Deep Dream e Olhar Mágico (Pioneering), praticamente emparelhados, disputavam o terceiro.Os jóqueis, visivelmente, cotinham suas montarias, rendendo um ritmo moroso ao páreo.

Superada a curva, sem alterações, Grand Amiga ingressou na reta final já acossada por High Chris. Ilustre Senador e Olhar Mágico, igualmente, se aproximavam, ao passo que Desejado Outplay (First American), vindo do fundo do lote, emplacava bom arremate.

Em que pese os avanços de High Chris e o rigor de Carlos Lavor, Grand Amiga fez-se intransponível no tiro direto. Numa vitória firme, que fez dela a primeira égua a vencer o GP Paraná em 26 anos – a última, Kanaloa, em 1992 – Grand Amiga bateu High Chris por 2 corpos e ½, aproximadamente. Ilustre Senador foi o terceiro, finalizando Olhar Mágico e Desejado Outplay no complemento do placar.

A seguir: Deep Dream, First Amour, Divino, No Ar e Question Time. Leão de Prata não foi apresentado.

De malas prontas para o Uruguai, Delmar Lima Albres encerrou, com chave de ouro, uma de suas mais brilhantes temporadas profissionais. O treinador de Grand Amiga enviou sua pensionista à raia, para que conquistasse a sétima vitória em 12 saídas. Primeira colocada nos Grandes Prêmios Fábio da Silva Prado (gr.II), Luiz de Oliveira Barros (gr.III), José Paulino Nogueira (gr.III) e do Clássico Derby Paranaense (L), precisou de 2:08.60.

Mais notícias

EUA: Buster Douglas e Some In Tieme encaram G2 no sábado

Brasileiros são inscrições de Paulo Henrique Lobo no San Luis Rey Stakes (gr.II)

Aos 20 anos, Alcorano morre em Bagé

Filho de Publica Purse foi um dos garanhões nacionais mais bem sucedidos do século XXI.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (51ª edição)

André Luis Silva venceu, em Macau: início de jornada promissora. Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP (Arquivo) MACAU ANDRÉ LUIS SILVA: Em mais uma conquista em Macau, André foi para a foto na reunião do dia 14, pilotando Rose Hero. Agora com três vencedores, o brasileiro segue firme buscando seu espaço no local. ILHAS MAURÍCIO MICHEL PLATINI: Com mais dois pontos no... [continua ]