10 jun 2018 | 04:02:51

Heróico, Justify conquista a tríplice coroa

Filho de Scat Daddy tornou-se o décimo terceiro tríplice coroado do turfe norte-americano.


Justify: o novo herói do turfe norte-americano. 

Imagem: Julie Jacobson/Fox News

Disputado neste sábado (9), por produtos de 3 anos, o Belmont Stakes (gr.I), em 2.400m na pista de areia, com US$ 1,5 milhão de bolsa, revelou o décimo terceiro tríplice coroado da história do turfe norte-americano: Justify, filho de Scat Daddy e Stage Magic (Ghostzapper), de criação de John Gunther e propriedade de WinStar Farm e China Horse Racing Club.

Aproveitando a baliza um, Mike Smith não titubeou e lançou Justify à ponta logo após a partida. À medida que os competidores que também buscavam a primeira colocação não conseguiram lhe tapar, na primeira curva, começava a se concretizar o sonho da tríplice coroa.

Galopando, à vontade, na primeira posição, o alazão ingressou na reta de chegada com Gronkowski (Lonhro) avançando na sua pegada. Quando exigido por Smith, porém, Justify levou à loucura a multidão que lotou o hipódromo em Nova York. Entrando para a história, bateu Gronkowski por 1 corpo e 1/2. Hofburg (Tapit), irmão materno do reprodutor Courtier (Pioneerof The Nile), atualmente alojado no Paraná, finalizou em terceiro.

"É fantástico. É uma sensação que não se perde com o tempo. American Pharoah será, para sempre, meu primeiro amor. Justify vinha me mostrando os mesmos sinais dados por American Pharoah. Mostrou-me o mesmo brilhantismo. Um cavalo superior. Digo que ele venceria qualquer páreo do programa de hoje. Ele é 'o' cavalo", declarou Bob Baffert, que entrou para a história como o segundo treinador a conquistar, pela segunda vez, a tríplice coroa. Jim Fitzsimmons, nos anos de 1930 e 1935, com Gallant Fox e Omaha, respectivamente, foi o primeiro a fazê-lo. Em 2015, American Pharoah, ao encerrar jejum de 37 anos sem tríplices coroados no país, abriu a série para Baffert.

Justify obteve a sexta vitória em 6 corridas. Tendo atuado somente a partir dos 3 anos, conquistou, além de uma eliminatória, na estreia, e de um allowance, na segunda exibição, uma sequência brilhante no Santa Anita Derby (gr.I), Kentucky Derby (gr.I), Preakness Stakes (gr.I)

Tempo de 2:28.18.

Mais notícias

EUA: filho da brasileira Feel Ridge, Violent Ridge desponta na Califórnia

Potro norte-americano obteve a segunda vitória aos 3 anos e passa a postular alguns dos melhores páreos de sua geração.

Criação: com Too Darn Hot, Darley concentra o poderio de Dubawi

Melhor potro de 2 anos europeu em 2018, recente ganhador do Sussex Stakes (gr.I) servirá ao lado do pai, Dubawi, na seção britânica da Darley.

Air Ball coloca um ponto final nas festividades da Gávea

Potro do Stud Eternamente Rio conquistou a Prova Especial Público Turfista – Adriana Estebanez.