10 jun 2018 | 01:02:51

Heróico, Justify conquista a tríplice coroa

Filho de Scat Daddy tornou-se o décimo terceiro tríplice coroado do turfe norte-americano.

Justify: o novo herói do turfe norte-americano. 

Imagem: Julie Jacobson/Fox News

Disputado neste sábado (9), por produtos de 3 anos, o Belmont Stakes (gr.I), em 2.400m na pista de areia, com US$ 1,5 milhão de bolsa, revelou o décimo terceiro tríplice coroado da história do turfe norte-americano: Justify, filho de Scat Daddy e Stage Magic (Ghostzapper), de criação de John Gunther e propriedade de WinStar Farm e China Horse Racing Club.

Aproveitando a baliza um, Mike Smith não titubeou e lançou Justify à ponta logo após a partida. À medida que os competidores que também buscavam a primeira colocação não conseguiram lhe tapar, na primeira curva, começava a se concretizar o sonho da tríplice coroa.

Galopando, à vontade, na primeira posição, o alazão ingressou na reta de chegada com Gronkowski (Lonhro) avançando na sua pegada. Quando exigido por Smith, porém, Justify levou à loucura a multidão que lotou o hipódromo em Nova York. Entrando para a história, bateu Gronkowski por 1 corpo e 1/2. Hofburg (Tapit), irmão materno do reprodutor Courtier (Pioneerof The Nile), atualmente alojado no Paraná, finalizou em terceiro.

"É fantástico. É uma sensação que não se perde com o tempo. American Pharoah será, para sempre, meu primeiro amor. Justify vinha me mostrando os mesmos sinais dados por American Pharoah. Mostrou-me o mesmo brilhantismo. Um cavalo superior. Digo que ele venceria qualquer páreo do programa de hoje. Ele é 'o' cavalo", declarou Bob Baffert, que entrou para a história como o segundo treinador a conquistar, pela segunda vez, a tríplice coroa. Jim Fitzsimmons, nos anos de 1930 e 1935, com Gallant Fox e Omaha, respectivamente, foi o primeiro a fazê-lo. Em 2015, American Pharoah, ao encerrar jejum de 37 anos sem tríplices coroados no país, abriu a série para Baffert.

Justify obteve a sexta vitória em 6 corridas. Tendo atuado somente a partir dos 3 anos, conquistou, além de uma eliminatória, na estreia, e de um allowance, na segunda exibição, uma sequência brilhante no Santa Anita Derby (gr.I), Kentucky Derby (gr.I), Preakness Stakes (gr.I)

Tempo de 2:28.18.

Mais notícias

Campelanda: galope de saúde na Copa ABCPCC Regional (L)

Potro do Haras Rio Iguassu/Stud My Hero Dad conquistou firme e fácil vitória.

Ler na íntegra

Logo mais tem Daffy Girl em ação na pista da Gávea

Colocada, pelos experts e turfistas de plantão, ao lado dos melhores animais já criados pelo Haras Santa Maria de Araras, Daffy Girl retomará sua campanha nesse domingo (5), no Jockey Club Brasileiro. A corredora de 4 anos é uma das 7 inscritas no Clássico Antonio Carlos Amorim (L), em 2.000m na pista de grama, para fêmeas de 3 e mais... [continua ]

Ler na íntegra

No sino, Greece conquista batismo clássico

Corredora do Haras Sweet Carol prevaleceu no Grande Prêmio Riboletta (G3).

Ler na íntegra