Inglaterra: Battaash quebra recorde histórico de Dayjur no Nunthorpe Stakes (gr.I)
Marca coincidentemente superada por outro corredor da Shadwell perdurava há 29 anos.
Dayjur foi, para todos os efeitos, um dos mais emblemáticos velocistas da história. Dentre os vários feitos conquistados nas provas de tiro curto, esteve o recorde dos 1.000 metros em York, obtido no Nunthorpe Stakes (gr.I) de 1990. A marca, de 56 segundos e 16 centésimos, perdurou, imbatível, até a última sexta-feira, quando outro corredor da Shadwell – a exemplo de Dayjur –no mesmo páreo, colocou-a abaixo: Battaash.
Conduzido por Jim Crowley e treinado por Charles Hills, Battaash venceu o Nunthorpe Stakes (gr.I) de 2019, derrotando Soldier’s Call por 3 corpos e ¼, na marca de 55.90, que se tornou o novo recorde do quilômetro no tradicional hipódromo britânico. Aos 5 anos, o filho de Dark Angel e Anna Law (Lawman), criado na Irlanda por Ballyphilip Stud, obteve a décima vitória em 19 saídas. Foi o seu segundo êxito de graduação máxima, vez que em 2017 venceu, na França, o Prix l’Abbaye de Longchamp (gr.I).
Castrado, Battaash terá, ao contrário de Dayjur, sua campanha limitada às pistas. Dayjur (Danzig e Gold Beauty, por Mr. Prospector), por sua vez, deixou 19 gerações e mais de 60 stakes winners, em sua produção. Celebrado avô materno, despareceu aos 26 anos, em 2013.
Nas pistas, além do mesmo double de G1 levantado por Battaash – Nunthrope e Prix l’Abbaye de Longchamp – Dayjur venceu outras 5 corridas, totalizando 7 primeiros lugares em 11 saídas. De tão expressivo, deixou recordações mesmo quando não venceu. Perdeu a Breeders’ Cup Sprint (gr.I) de 1990 por ter saltado uma sombra, a poucos metros do disco, sendo derrotado por Safely Kept (replay aqui).