14 mar 2021 | 17:25:54

Janelle Monae brilha no GP Diana (G1) e fica a um passo da Tríplice Coroa

Potranca do Haras Santa Rita da Serra segue sem conhecer derrota e poderá suceder No Regrets no rol de tríplices coroadas do turfe carioca.


Henderson Fernandes vibra com a vitória de Janelle Monae

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Momento dos mais aguardados, na tarde deste domingo (14), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Diana (G1), em 2.000m na pista de grama, para potrancas de 3 anos, marcou a 2ª Prova da Tríplice Coroa de Éguas. Cada vez mais candidata ao cobiçado título – conquistado, pela última vez, por No Regrets – Janelle Monae, filha de Agnes Gold e Just Lucky (Spend A Buck), de criação e propriedade do Haras Santa Rita da Serra.

Foi a própria Janelle Monae, pela baliza 1, quem, momentaneamente, assumiu a dianteira, após a largada. Logo apareceu Octane, porém, tomando-lhe a ponta, enquanto Zarabatana e Idle Ways acionavam nos postos subsequentes.

Na altura da última milha, Idle Ways escabeceou, pedindo rédeas, o que se via, claramente, pela transmissão do páreo. Nisso, Bruno Queiroz “baixou as mãos” e permitiu que sua conduzida – também pelo fato de o ritmo da prova ter se tornado um bocado mais lento – saltasse para a primeira colocação, em questão de poucos metros.

Com isso, Janelle Monae sobrava para terceiro. Sempre, porém, aproveitando cada centímetro de terreno, ao percorrer seu trajeto rente à cerca, sob batuta do seu piloto.

Enquanto a argentina Queller emparelhava com Janelle Monae, na altura da última curva, Idle Ways dava início à reta de chegada. Henderson Fernandes prontificou-se em tirar Janelle Monae da cerca, enquanto Octane tentava reduzir seu espaço, pela baliza 2. Nisso, Janelle Monae partiu para cima de Idle Ways, dando início a movimentada disputa.

Rita Di Cascia, que caçava passagem, próxima dos paus, era a única que, dentre as competidoras que atropelavam, dava alguma impressão de que poderia alcançar a dupla da frente. Nos 300 finais, Francisco Chaves sacou Rita Di Cascia por fora de Janelle Monae e Idle Ways.

Em nova demonstração que justifica, em absoluto, toda a fama que lhe acompanha desde antes da sua estreia, Janelle Monae despediu-se de Idle Ways, nos derradeiros 200 metros. Rumou, gigante, para o espelho, o qual cruzou 1 corpo e ½ à frente de Idle Ways. Rita Di Cascia foi a terceira. Cherie Vi, vinda de terceiro no “Possolo”, ficou com a quarta colocação, desta feita. I Believe In Magic completou o marcador.

A seguir, Non Merci, The Sister, Zarabatana, If Looks Like, Olympic Karen, Queller, Octane e Imperatriz Agnes.

A exemplo de Fernandes, Luis Esteves repetiu o ano de 2020, ao vencer as duas primeiras provas da Tríplice Coroa – àquela vez, com Mais Que Bonita – aproximando-se, mais uma vez, do sonho de levantar as 3 provas.

Janelle Monae, por sua vez, chega à marca de 3 vitórias em 3 corridas. Invicta e poderosa, percorreu a distância no tempo de 1:59.20.

O último desafio de Janelle Monae está designado para o dia 11 de abril: o Grande Prêmio Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), na distância dos 2.400 metros.

Mais notícias

Remates da Copa Precocidade e Velocidade: telefone e WhatsApp para lances

Apostas começarão às 19h, nesta quinta-feira (25), logo após o encerramento das corridas, em Cidade Jardim.

Categoria a toda prova: Kris Five é o melhor no GP Presidente da República – CBSI

Milheiro do Stud Mendonça bateu Journal Du Soir em final de emoção.

Liveordie segue invicto na areia e conquista batismo clássico

Corredor do Haras Sweet Carol levantou o Clássico São Francisco Xavier (L).