24 ago 2022 | 19:53:40

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (4ª edição)


Michel Platini segue em rotina de vitórias na Mauritânia. 

Imagem: MTC Divulgação

MAURITANIA

MICHEL PLATINI (M. Platini), JOSÉ DE SOUZA (J. Souza), JOSÉ APARECIDO (J. Aparecido) e ANDRÉ LUIS SILVA (A. L. Silva): Michel Platini segue em bom ritmo na Mauritânia. Na última reunião, o brasileiro mandou duas para o disco, aparecendo, agora, em sétimo na tábua de classificação (6 conquistas), que é liderada por A.Andrews (13 vitórias).

O segundo colocado, José de Souza, possui 11 vitórias.

Já José Aparecido soma 10 primeiros lugares e se encontra em terceiro, enquanto A.L.Silva já venceu 4 disputas por lá.


ESTADOS UNIDOS

WALBER ALENCAR (W. Alencar): O brasileiro passou na frente no Hipódromo de Presque Isle Downs, no terceiro páreo da programação do último dia 16. Conduzindo a belíssima tordilha Grey Invasion (pule de $ 12,1 por 1), Alencar deu um verdadeiro baile nos adversários, largando pela baliza 1, economizando percurso e tirando para fora, na hora certa. Apanhando excelente passagem, ganhou "no braço", em disputa acirrada no final.

No dia 22 com seu companheiro de grandes alegrias Declared, Alencar disputou o Peach Street Stakes com bolsa de US$ 100 mil e conquistou excelente segundo lugar. Perdendo apenas para Carpenters Call, animal que possui ótima campanha por lá.

LUAN MACHADO (L. S. Machado): Aumentando a cada semana o número de vitórias na temporada, Luan Machado conquistou dois êxitos, no dia 22, no Hipódromo de Belterra Park. Pilotando China Star e Yogurt, Luan venceu os quinto e sexto páreos da reunião, respectivamente. Ontem, Luan conquistou bons 3 segundos lugares, com suas 3 oportunidades.

Abaixo, replay da vitória de Luan Machado e China Star (número 5), em uma carreira com apenas 3 competidores - na qual o brasileiro trouxe seu conduzido "no braço" para, num lindo final, pegar o favorito em cima do disco.

TIAGO JOSUÉ PEREIRA (T. J. Pereira): Responsável pela condução do tordilho High Heater, "T.J." conquistou mais uma vitória no hipódromo de Del Mar. A disputa foi um claiming para animais de 3 e mais anos e com mais essa vitória, Tiago soma 24 triunfos na temporada.

Replay da vitória de "T.J." com High Heater (número 6):

THIAGO CANUTO (T. Canuto): Thiago Canuto foi para a foto, no último dia 16, no hipódromo de Belterra Park, logo na prova de abertura da reunião. Canuto foi responsável pela condução de Wilmore, batendo Lady Creative (esta conduzida por Luan Machado) e formando ponta e dupla de jóqueis brasileiros. No mesmo páreo, a lenda Perry Ouzts, com mais de 7.300 vitórias no currículo, foi o piloto do terceiro colocado.

No dia 18, Thiago venceu mais uma e conquistou mais 3 segundos lugares com suas oportunidades. No seu êxito, High Meadows venceu um maiden claiming por 3 corpos.

Abaixo Thiago Canuto e Wilmore em ação (numero 3).

ADEMAR SANTOS (A. Santos): Com 39 triunfos na temporada, A. Santos venceu mais uma no hipódromo de Delaware Park. Pilotando Sneaky Cheeky, o brasileiro venceu o quarto páreo da programação de quinta-feira (18), deixando o favorito New York Rock Star segunda colocação.

FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique): Fausto tem viajado, trabalhado e vencido bastante nos hipódromos dos EUA. Na semana passada, não foi diferente. O brasileiro venceu duas carreiras no dia 16 (a primeira com Loopy, num starter allowance e a segunda com Missczech, num allowance) e no dia seguinte também foi para o winners' circle, desta feita com Pretty Countess, na sexta disputa do dia (um maiden special weight).

No domingo (21), o brasileiro continuou a rotina de vitórias e conquistou dois êxitos em 3 oportunidades, no Hipódromo de Mountaineer. Curt's Angel, na condição de favorito do público apostador, ao enfrentar apenas 2 adversários, dividiu a raia - deixando o segundo colocado a mais de 12 corpos. Já Sweet Tootsie Lu venceu a oitava disputa do dia por 4 corpos. Ainda no Hipódromo de Mountaineer, o brasileiro foi para a foto no dia 23, com Perfetto, que deixou o segundo colocado Heydons Case, a mais de 5 corpos.

 

CANADÁ

LÉO SALLES (L. Salles): Léo Salles, mais uma vez, foi um dos destaques do Hipódromo de Fort Erie. Na reunião do dia 16, Salles mandou duas para o disco, em 5 oportunidades: Make no Mistaque, no quarto páreo, e Chroma, na disputa seguinte. O piloto soma 31 triunfos nesta temporada.

Passando para o hipódromo de Woodbine, Léo também visitou o winners' circle, com o tordilho Courtingcourtney, que, no dia 18, venceu um maiden optional claiming (replay logo abaixo).

Ainda na rotina de viagens e conquistas pelo Canadá, Léo Salles voltou a visitar o hipódromo de Fort Erie, nos dias 22 e 23, obtendo mais 3 conquistas em 6 oportunidades. Shanghai Kimmy e Black Sun foram para a foto no dia 22, enquanto Marvel passou na frente, no dia 23.

 

MALÁSIA E SINGAPURA

BERNARDO PINHEIRO (B. Pinheiro): Bernanrdo, que usufrui licença de curto prazo em Singapura, foi até o Hipódromo de Selangor, na Malásia, para cumprir 5 montarias, no último sábado (20). Muito requisitado, o brasileiro não foi a passeio: das 5 oportunidades, venceu 4.

A primeira vitória do dia foi no terceiro páreo com High Water que deixou o segundo colocado a 7 corpos, em um class 4. No sexto páreo, foi a vez de Estijaab ir para a foto da vitória com o brasileiro. Depois, com Good Fight, na sétima disputa, Pinheiro fez o hat trick. Coube a Isfahar (vídeo abaixo; número 7), em seu último compromisso assinado no dia, completar o quarteto de vitórias e levar o público ao delírio.

Já no domingo, em Singapura, Bernardo foi para a foto conduzindo Lion Spirit, na sexta disputa do dia (um class 5). Conquistou, ainda, mais um segundo e um terceiro lugar em 5 oportunidades.

A mencionada vitória de Bernardo com Lion Spirit foi a segunda obtida pela dupla, comprovando a boa sintonia entre os dois. Abaixo, a bela vitória do brasileiro com o castanho de número 3.


AUSTRÁLIA

WANDERSON D'AVILA (W. D'Ávila): Nosso guerreiro também foi para a foto, na última semana (dia 20). No Hipódromo de Cairns, D'avilla venceu a nona disputa do dia, pilotando The Beat Goes On - de treinamento de Trevor Rowe.

 

URUGUAI


JOSÉ LUIS DA SILVA (J. Mouta): No Uruguai, o destaque da semana foi a disputa do Clásico Fomento (G3), que contou com a vitória da fêmea Pacholli (Alcorano e Alegre Baby, por Yagli), da equipe brasileira formada pelo treinador A.L.Cintra e pelo jóquei José Luis da Silva (J.Mouta).

Largando por fora, na baliza 8, o jóquei brasileiro, rapidamente, lançou a vencedora para a primeira posição, onde conseguiu bracear e não foi mais alcançada pelas rivais, conquistando êxito firme e incontestável. Pachioli é de criação e propriedade do Haras Bagé do Sul.

Replay abaixo.

 

ARGENTINA

FRANCISCO LEANDRO (F. Leandro): Depois de vencer a Polla de Potrancas (G2), com Una Arrabalera, Leandro também faturou a versão para os potros, em La Plata. Responsável pela condução de Super Number, o brasileiro foi para a foto, batendo Emmbrujo por 3/4 de corpo.

Abaixo, Super Number e Leandro em ação (número 5).


por Fábio Zerbini

Mais notícias

Missa de sétimo dia: Samir Abujamra

A missa de sétimo dia de Samir Abujamra será presencial e também  virtual, ministrada em São Paulo/SP, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, na quarta-feira (20), às 13 horas. A cerimônia poderá ser acompanhada pelo link http://www.youtube.com/NossaSenhoradoBrasil (Obs.: diferentemente do que se publicou anteriormente e de modo equivocado, reitera-se que também haverá missa presencial).

Italian Party confirma favoritismo no GP Euvaldo Lodi (G3)

Potranca do Haras Santa Maria de Araras conquistou seu batismo clássico.

Cólica tirou Jolie Olímpica da Del Mar Mile; retorno marcado para setembro, em G3

Brasileira, que seria inscrita na Del Mar Mile (G2), do último domingo, abdicou do compromisso em razão de cólica. Já recuperada, retomará sua campanha na Ladies Sprint (G3), em Kentucky Downs (G3).