03 mar 2017 | 15:32:19

Latino 2017: Gladston e Venâncio buscam a glória no Chile

Experientes profissionais encilharão Deep End e Eleito no próximo domingo em Valparaíso


G.F.Santos (esq.) e V.Nahid apresentarão, respectivamente, Deep End e Eleito no GP Longines Latinoamericano de domingo

Imagens: Victor Corrêa e Gérson Martins

Radicados no Centro de Treinamentos Vale do Itajara, em Secretário, na serra fluminense, Gladston Figueiredo Santos e Venâncio Nahid são dois dos mais vitoriosos treinadores em atividade no turfe brasileiro. Vencedores das principais provas nacionais, ambos buscarão, no próximo domingo (5) a taça do Gran Premio Longines Latinoamericano (gr.I). "Gastão" encilhará Deep End. Já Venâncio deposita suas esperanças em Eleito.

"O cavalo está muito bem. A viagem foi excelente e esperamos uma ótima corrida. É um páreo muito difícil, equilibrado, mas estamos muito esperançosos", revela Gastão.

Treinador consagrado, principalmente, quando à frente da tropa Fazenda Mondesir na década de 1980, Gastão passou perto de vencer seu primeiro "Latino" ainda em 1985, quando a égua Bretagne - após uma acidentada reta final - terminou em quarto na prova vencida por Old Master, na Gávea (veja o replay abaixo). Trinta e um anos depois, no entanto, o profissional ingressaria no seleto lote de ganhadores do páreo, quando Some In Tieme (a exemplo de Deep End, pertencente a Oitavo Stud/Haras Princesa do Sul), em 2016, foi aclamado ganhador após a desclassificação de Don Inc, no Rio de Janeiro (veja o replay abaixo).

Caso Gastão volte a vencer a prova com Deep End, o treinador se tornará o segundo maior vitorioso, de sua classe, no rol de ganhadores. Atrás do líder isolado, João Luis Maciel, com 3 primeiros lugares (1991, 1994 e 1996), apenas o peruano Jorge Salas Veras (2008 e 2011) possui duas conquistas.

Já Venâncio chega ao compromisso desse domingo no intento de conseguir sua primeira vitória na competição internacional. Ganhador de 4 Grandes Prêmios São Paulo (gr.I) e de 3 Grandes Prêmios Brasil (gr.I) nos últimos 10 anos, Nahid passou muito perto de vencer o seu "Latino", todavia, por duas ocasiões. Primeiro em Cidade Jardim, no ano de 1991, num dos muitos - e históricos - "pegas" entre Flying Finn e Falcon Jet, quando seu conduzido escoltou o defensor do Haras Santa Ana do Rio Grande; e em 2010, quando Sal Grosso, no Club Hípico Santiago, no Chile, restou derrotado, em final mais do que controverso, pela craque local Belle Watling (veja o replay abaixo).

"Com o Flying Finn foi uma daquelas corridas memoráveis que ele protagonizou ao lado do Falcon Jet, sendo que eram eles dois os melhores cavalos do país na época. Tínhamos sempre a desvantagem de treinar no prado enquanto o Falcon Jet vinha da serra, mas ainda assim o Flying Finn conseguiu lhe derrotar em importantes corridas. Já anos mais tarde, aqui mesmo no Chile, mas no Club Hípico Santiago, e não em Valparaíso (onde ocorrerá o páreo desta feita) o Sal Grosso perdeu por cabeça para a Belle Watling, depois de ser prejudicado na reta. A meu ver era caso de desclassificação, mas o páreo foi confirmado na ordem... Talvez pelas circunstâncias daquele dia, a égua era idolatrada pelos turfistas e tudo o mais. Me recordo, inclusive, que assim que o disco foi cruzado inúmeros turfistas invadiram a raia. Mas são águas passadas", relembra o profissional. 

Especificamente sobre Eleito, Venâncio destaca a forma de seu pensionista, sua plena adaptação ao Chile e a similaridade entre o clima de Valparaíso e o da região serrana do Rio de Janeiro - no caso o "habitat" de Eleito. 

"O Eleito está num ótimo estado, muito disposto e comendo bem. Ele adapatou-se muito bem ao novo ambiente. Além do mais, o clima aqui em Valparaíso, e como se desenvolve a temperatura ao longo do dia, lembra bastante o que se passa conosco na serra, no Brasil. É uma região próxima ao mar, onde à noite e pela manhã é bastante fresco, mas ao longo do dia faz bastante calor", completa.

Mais notícias

Em final escamado, Helquis supera Mais Que Bonita

Corredora do Haras Santa Maria de Araras prevaleceu no Grande Prêmio Riboletta (G3).

Leilão da Criação Nacional: produtos com mães de nomes iniciados pela letra W abrirão o leilão

Sorteio foi realizado, ao vivo, no Facebook da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida.

Cada vez mais líder, Happy Bryan sobra em listed

Potranca do Stud Pedudu conquistou o Clássico Ministério da Agricultura (L).