Mapa Mundi e Rainha Pioneira protagonizam domingo brilhante para a criação brasileira
Animais do Stud Xeque Mate e do Haras Belmont brilharam na jornada de Maroñas, batendo a alguns dos melhores animais em atividade no turfe uruguaio.
Mapa Mundi bateu o ganhador do Ramirez Prelud Rye
Imagem: Maroñas Entertainment
No domingo (3), em Maroñas, a criação brasileira voltou a vivenciar jornada das mais brilhantes. Dois dos seus representantes conquistaram êxitos em provas da chamada clássica local – competindo contra alguns dos melhores animais em atividade no turfe uruguaio, na atualidade.
Voltando a abordar distância alentada, Mapa Mundi, 5 anos, filho de Cape Town e Renânia (Redattore), de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade do Stud Xeque Mate, venceu, praticamente de ponta a ponta, o Gran Premio Premio Municipal (URU-G2E), em 2.400m na raia de areia.
O êxito do corredor, que deixou o país na condição de um dos seus melhores arenáticos, em 2021, chamou ainda mais atenção em virtude de seu principal oponente – e “vítima”: Prelud Rye, vencedor do Derby no ano passado e vindo de ganhar o GP José Pedro Ramirez (G1), deu fila durante toda a reta final, mas, no disco, restou superado pelo brasileiro pela margem de ½ corpo.
Mapa Mundi rendeu à talentosa Josiane Gulart sua primeira vitória clássica enquanto treinadora. Em 20 saídas, o corredor soma 8 vitórias, sendo 3 do universo clássico. Tempo de 2:29.47.
Noutro ponto alto da tarde, Rainha Pioneira, no auge dos seus 7 anos, quebrou a sequência da melhor velocista do país, Girona Fever, por ocasião do Clásico José Shaw (L), em 1.000m na raia de areia.
Sob a monta de Luis Cáceres, a brasileira ingressou na reta final já na pegada de Girona Fever, a quem veio derrotar por 1 corpo e ¾. Boarding Road, um Quick Road criado pelo Haras Cruz de Pedra, foi o quarto.
Treinada por Ricardo Colombo, Rainha Pioneira é uma filha de Pioneering e Rainha de Ponta (Blade Prospector), de criação e propriedade do Haras Belmont, que agora conta com 22 vitórias em 39 corridas. Tempo de 57.79.
Mais notícias
Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (52ª edição)
Radicado em Singapura, Bernardo Pinheiro chegou à marca de 600 vitórias. Imagem: Arquivo Pessoal SINGAPURA BERNARDO PINHEIRO: Chegando à vitória de número 600 na carreira, o brasileiro venceu duas provas, no final de semana, no Hipódromo de Kranji. Bestseller e Sacred Judgement (vídeo abaixo) foram os vencedores de Bernardo que, em entrevista, lembrou os países que percorreu até a obtenção da marca:... [continua ]


