04 abr 2022 | 16:12:55

Mapa Mundi e Rainha Pioneira protagonizam domingo brilhante para a criação brasileira

Animais do Stud Xeque Mate e do Haras Belmont brilharam na jornada de Maroñas, batendo a alguns dos melhores animais em atividade no turfe uruguaio.


Mapa Mundi bateu o ganhador do Ramirez Prelud Rye

Imagem: Maroñas Entertainment

No domingo (3), em Maroñas, a criação brasileira voltou a vivenciar jornada das mais brilhantes. Dois dos seus representantes conquistaram êxitos em provas da chamada clássica local – competindo contra alguns dos melhores animais em atividade no turfe uruguaio, na atualidade.

Voltando a abordar distância alentada, Mapa Mundi, 5 anos, filho de Cape Town e Renânia (Redattore), de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade do Stud Xeque Mate, venceu, praticamente de ponta a ponta, o Gran Premio Premio Municipal (URU-G2E), em 2.400m na raia de areia.

O êxito do corredor, que deixou o país na condição de um dos seus melhores arenáticos, em 2021, chamou ainda mais atenção em virtude de seu principal oponente – e “vítima”: Prelud Rye, vencedor do Derby no ano passado e vindo de ganhar o GP José Pedro Ramirez (G1), deu fila durante toda a reta final, mas, no disco, restou superado pelo brasileiro pela margem de ½ corpo.

Mapa Mundi rendeu à talentosa Josiane Gulart sua primeira vitória clássica enquanto treinadora. Em 20 saídas, o corredor soma 8 vitórias, sendo 3 do universo clássico. Tempo de 2:29.47.

Noutro ponto alto da tarde, Rainha Pioneira, no auge dos seus 7 anos, quebrou a sequência da melhor velocista do país, Girona Fever, por ocasião do Clásico José Shaw (L), em 1.000m na raia de areia.

Sob a monta de Luis Cáceres, a brasileira ingressou na reta final já na pegada de Girona Fever, a quem veio derrotar por 1 corpo e ¾. Boarding Road, um Quick Road criado pelo Haras Cruz de Pedra, foi o quarto.

Treinada por Ricardo Colombo, Rainha Pioneira é uma filha de Pioneering e Rainha de Ponta (Blade Prospector), de criação e propriedade do Haras Belmont, que agora conta com 22 vitórias em 39 corridas. Tempo de 57.79.

Mais notícias

Olympic Linkedin vence a quarta consecutiva, em Porto Alegre

Defensor de Alberto J. Tiellet Miorim faturou o Clássico Almirante Marquês de Tamandaré.

Entrevista: Antônio Landim Meirelles Quintella

Tendo, recentemente, concluído seu ciclo enquanto presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida, o criador, proprietário e dirigente compartilhou algumas de suas experiências e opiniões sobre o turfe brasileiro.

Troféu Mossoró 2019: Candidatas ao prêmio de Melhor Potranca de 2 anos

Votação (exclusiva para associados) até 30/7 às 17h pelo link https://abcpcc.com.br/votacao.