Maroñas: Don Musa e Olympic Medal garantem vitórias graduadas para o Brasil
Final de semana foi de mais conquistas, para a criação brasileira, em pistas uruguaias.
No último domingo (30), em Maroñas, a criação brasileira viu dois representantes seus vingarem, nas principais provas da programação.
Don Musa, 4 anos, filho do nacional Alcorano e Cosset (Mizzen Mast), de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Stud Crespi, levantou o Clásico Asamblea de La Florida (G3), em 2.200m na raia de grama, para produtos de 3 e mais anos.
Conduzido por José da Silva, Don Musa aguardou na quinta colocação, durante a primeira metade do percurso, sem se envolver em briga pelas primeiras posições. Passando para terceiro, na segunda metade da última curva, o brasileiro ingressou na reta final em posição de ataque.
Com grande ação, Don Musa dominou Hay Coco nos 200 finais e fugiu para o vencedor. Em êxito firme, deixou o também brasileiro Ladino (por Adriano, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Guara Del Sur) em segundo, a 1 corpo e ¾. Jumbo (por Wild Event, de criação do Haras Santa Maria de Araras) foi outro brasileiro a subir no placar remunerado, finalizando em quarto.
Inscrição de Luis Antônio Signoretti, Don Musa obteve sua 4ª vitória em 12 corridas. Tempo de 2:15.15.
Na mesma reunião, Olympic Medal, 4 anos, filha do nacional Universal Law e Olympic Message (Wild Event), de criação e propriedade do Haras Regina, vingou no Clásico Eduardo Vargas Y Eduardo Vargas Garmendia (L), em 1.600m na areia, para éguas de 3 e mais anos.
Julio Cesar Méndez esteve no comando das rédeas de Olympic Medal que, durante a maior parte do tempo, vigiou as movimentações das ponteiras, na quarta posição. Com melhor ação, tomou conta das ações na reta final – em que pese a tentativa de resistir por parte de Linda Dama. Esta teve de se contentar com a formação da dupla, a 1 corpo. As brasileiras Ótima Festa (por Drosselmeyer, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud Verde) e Destemida (por Holding Glory, de criação do Stud Mesqueu e propriedade do Haras Bagé do Sul) completaram o marcador.
Treinada por Roberto Solanés, Olympic Medal obteve sua 4ª vitória em 10 saídas. Relógios parados na marca de 1:37.41