01 fev 2026 | 20:46:45

Com a mágica de Dettori, Bet You Can levanta o GP Estado do Rio de Janeiro (G1) - Araras Blood & Power

Num script perfeito, para a despedida do lendário piloto, crioulo do Haras Estrela Nova deu início à tríplice coroa.


Bet You Can e Dettori rendem a Gávea um momento histórico.

Imagem: Sylvio Rondinelli/JCB

Quando, no quarto páreo da programação, Frankie Dettori havia vencido um páreo de turma, com Speak Alpha, o fato já em muito havia emocionado o público presente ao Hipódromo da Gávea, neste domingo (1º), que, inobstante testemunhando a jornada de despedida do lendário piloto, teve a sorte de o ver vencer uma corrida, ao vivo e a cores, em solo brasileiro.

Num script que parece pertencer a uma história ficcional do cinema, porém, a última página da história de jóquei do bridão italiano, ganharia um parágrafo ainda mais especial. Talhado, durante toda a sua jornada nas pistas, às vitórias obtidas em corridas de graduação máxima, Dettori teve êxito em conquistar, em sua primeira e única aparição nas pistas do Brasil, uma vitória desse quilate.

Com Bet You Can, filho de Can The Man e Bar Rouge (Pounced), de criação e propriedade do Haras Estrela Nova, Dettori levantou o troféu do Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1), em 1.600m na raia de grama (macia), para animais de 3 anos, que deu início à tríplice coroa de produtos.

Melhor Potro de 2 Anos do último Troféu Mossoró, Tá Legal, sem correr desde a vitória obtida no GP Jockey Club Brasileiro (G1), em junho do ano passado, fez valer a baliza 1 e partiu para a ponta. Largando da baliza 16, Bet You Can foi levado, por Dettori, progressivamente, em direção à cerca interna. Também veloz, o corredor, na seta dos últimos 1.200 metros, já se encontrava 1 corpo atrás de Tá Legal e relativamente próximo da cerca.

Elton corria em terceiro e Torres Garcia ocupava o quarto posto. Sushi do Iguassu completava o grupo dos cinco primeiros.

Na hora da verdade, Bet You Can atacou Tá Legal, que foi capaz de lhe oferecer resistência até a altura dos 400 finais - quando, então, Bet You Can assenhorou-se da dianteira, para deleite dos turfistas que torciam pela façanha de Dettori. Torres Garcia, com ótima ação, atacou Bet You Can, com a dupla destacando-se à frente dos demais.

Aos 55 anos, Dettori desfilou, pela última vez em sua vida, a categoria que lhe pusera no topo do mundo - e hoje fora suficiente para frear a energia e vitalidade de um jovem Leandro Henrique. Este, apesar de se desdobrar no dorso de Torres Garcia, viu em Bet You Can e em Dettori, obstáculos intransponíveis.

Pela 287ª e última vez, Dettori cruzou o disco de uma prova de G1 na primeira colocação, à medida que Bet You Can suplantou Torres Garcia por 1/2 corpo. Elton foi o terceiro e Open The Door o quarto. Off Limits finalizou em quinto.

Depois, Tá Legal, Zucca Baby, Tomires, Awesome Amour, Oregon Moon, Quill Wild, Sicário da Lagoa, Sushi do Iguassu, Tengo Tengo, Humble Hero e Orwellian.

Responsável pelo treinamento dos 1º, 2º, 3º e 5º colocados, Luiz Esteves foi um show à parte, mais uma vez. O profissional enviou Bet You Can à raia para a conquista de sua 3ª vitória (a 1ª clássica) em 10 corridas.

Tempo de 1:33.14.

Mais notícias

Tarumã: Henrique Eight inaugurou a chamada nobre em 2022

Velocista de Julio César de Moura Rosa venceu a Prova Especial José Luiz Franceschi.

Faraoh Nilo, de ponta a ponta, domina a P.E. Pico Central

Filho de Shanghai Bobby pertence a Eduardo Moreira Muniz.

Wind of Change forma a dupla em stakes de US$ 150 mil

Brasileiro criado pelo Haras São José da Serra escoltou Vertical Threat no Russell Road Stakes.