08 out 2021 | 20:09:03

Mercado: Tattersalls mantém pujança no livro 1 do October Yearling Sale

Um dos principais leilões de potros do mundo teve seu primeiro lote vendido nesta semana. Com leve acréscimo em relação a 2020, média chegou a £ 230 mil.


Filha de Sea The Stars, adquirida por £ 1,5 milhão pela Godolphin, foi o maior preço do livro 1 do October Yearling Sales

Imagem: Tattersalls

Entre os dias 5 e 7 de outubro, foi leiloado o livro 1 do October Yearling Sale, tradicional leilão de potros realizado pela Tattersalls, na Grã-Bretanha. Uma das principais licitações do mundo, a venda perfez média de £ 230 mil – contra £ 223 mil do mesmo evento, em 2020.

Sob o martelo, as principais figuras do turfe internacional seguiram em evidência. Protagonista de uma das mais sentidas perdas da criação mundial, nos últimos anos, Galileo – cuja derradeira geração nascerá em 2022 – performou como o dono da maior média, dentre os garanhões: 12 produtos seus foram comercializados numa média de £ 516 mil. Metade desses lotes, aliás, foram arrematados por Michael Vincent Magnier. Ou seja, ficaram para a casa de Galileo: a Coolmore.

Ao todo, 5 lotes foram comercializados por soma igual ou superior a £ 1 milhão. No posto de maior preço, uma potranca de Sea The Stars na ganhadora de G2 e produtora clássica Best Terms (Exceed And Excel), restou adquirida pela Godolphin (o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum acompanhou o leilão presencialmente) por £ 1,5 milhão.

A Godolphin viria, ainda, a adquirir outros 14 lotes do livro 1. Finalizou a sessão com £ 9,3 milhões investidos, distribuídos numa média de £ 625 mil. Já Michael Vincent Magnier encerrou as vendas com 13 aquisições, totalizando £ 7,6 milhões em compras e média de £ 590 mil.

Além das duas referidas potências (Coolmore e Godolphin), também foi bastante celebrada, a atuação da Juddmonte Farm, em meio ao leilão. Através de 3 aquisições, totalizando £ 1,2 milhão e média de £ 410 mil, a famosa operação deu bom sinal ao mercado de que continuará, de fato, galgando posto entre as maiores do mundo, mesmo após ao falecimento de seu titular, o Príncipe Khalid Abdulah.

Sem prejuízo de duas fêmeas da primeira geração do “seu” Expert Eye (£ 290 mil e £ 140 mil), a Juddmonte também adquiriu uma potranca de Sea The Stars na alemã ganhadora de G2 Longina (Monsun), por £ 800 mil – o que correspondeu ao 10º maior preço de todo o livro 1.

Dentre os 501 lotes que compuseram o livro 1 do leilão, havia um descendente de uma égua brasileira. Número 350 do catálogo, um macho da primeira geração do Champion 2yo norte-americano Good Magic na múltipla ganhadora clássica Zardana (Crimson Tide), foi arrematado por Margaret O'Toole/Oak Tree Bloodstock por £ 67 mil. Nascido em 13 de fevereiro do ano passado, nos Estados Unidos, o potro é irmão materno do clássico de G2 e G3, Sonneman (Curlin), o melhor produto de Zardana até o momento.

Mais notícias

Flight Time levanta voo na milha da Gávea

Potro de Black Opal Stud venceu o GP Frederico Lundgren (gr.III) e assinalou ótima marca.

Garbo Talks demonstra sobras no teste para a tríplice coroa

Alazão do Haras do Morro confirmou favoritismo no GP José Buarque de Macedo (gr.III).

Atualização: hipódromos adotam Tabela II unificada para a temporada 2019/2020

Tabela de pesos destinada a produtos de idades diferentes que eventualmente compitam na mesma prova será a mesma em Cidade Jardim, Gávea, Cristal e Tarumã.