08 out 2021 | 20:09:03

Mercado: Tattersalls mantém pujança no livro 1 do October Yearling Sale

Um dos principais leilões de potros do mundo teve seu primeiro lote vendido nesta semana. Com leve acréscimo em relação a 2020, média chegou a £ 230 mil.


Filha de Sea The Stars, adquirida por £ 1,5 milhão pela Godolphin, foi o maior preço do livro 1 do October Yearling Sales

Imagem: Tattersalls

Entre os dias 5 e 7 de outubro, foi leiloado o livro 1 do October Yearling Sale, tradicional leilão de potros realizado pela Tattersalls, na Grã-Bretanha. Uma das principais licitações do mundo, a venda perfez média de £ 230 mil – contra £ 223 mil do mesmo evento, em 2020.

Sob o martelo, as principais figuras do turfe internacional seguiram em evidência. Protagonista de uma das mais sentidas perdas da criação mundial, nos últimos anos, Galileo – cuja derradeira geração nascerá em 2022 – performou como o dono da maior média, dentre os garanhões: 12 produtos seus foram comercializados numa média de £ 516 mil. Metade desses lotes, aliás, foram arrematados por Michael Vincent Magnier. Ou seja, ficaram para a casa de Galileo: a Coolmore.

Ao todo, 5 lotes foram comercializados por soma igual ou superior a £ 1 milhão. No posto de maior preço, uma potranca de Sea The Stars na ganhadora de G2 e produtora clássica Best Terms (Exceed And Excel), restou adquirida pela Godolphin (o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum acompanhou o leilão presencialmente) por £ 1,5 milhão.

A Godolphin viria, ainda, a adquirir outros 14 lotes do livro 1. Finalizou a sessão com £ 9,3 milhões investidos, distribuídos numa média de £ 625 mil. Já Michael Vincent Magnier encerrou as vendas com 13 aquisições, totalizando £ 7,6 milhões em compras e média de £ 590 mil.

Além das duas referidas potências (Coolmore e Godolphin), também foi bastante celebrada, a atuação da Juddmonte Farm, em meio ao leilão. Através de 3 aquisições, totalizando £ 1,2 milhão e média de £ 410 mil, a famosa operação deu bom sinal ao mercado de que continuará, de fato, galgando posto entre as maiores do mundo, mesmo após ao falecimento de seu titular, o Príncipe Khalid Abdulah.

Sem prejuízo de duas fêmeas da primeira geração do “seu” Expert Eye (£ 290 mil e £ 140 mil), a Juddmonte também adquiriu uma potranca de Sea The Stars na alemã ganhadora de G2 Longina (Monsun), por £ 800 mil – o que correspondeu ao 10º maior preço de todo o livro 1.

Dentre os 501 lotes que compuseram o livro 1 do leilão, havia um descendente de uma égua brasileira. Número 350 do catálogo, um macho da primeira geração do Champion 2yo norte-americano Good Magic na múltipla ganhadora clássica Zardana (Crimson Tide), foi arrematado por Margaret O'Toole/Oak Tree Bloodstock por £ 67 mil. Nascido em 13 de fevereiro do ano passado, nos Estados Unidos, o potro é irmão materno do clássico de G2 e G3, Sonneman (Curlin), o melhor produto de Zardana até o momento.

Mais notícias

DNA brasileiro: Glorious Forever e Silvestre de Sousa brilham na Hong Kong Cup (gr.I)

Britânico de 4 anos, com jóquei brasileiro a bordo, e égua brasileira – Hot Thong – na linha baixa, foi a principal estrela do festival de Hong Kong.

Olimac é o campeão do 86º Grande Prêmio Princesa do Sul

Potro do Stud Kategoria superou os mais velhos na prova máxima da Tablada, sob condução da joqueta Josiane Marques.

Nota de falecimento: Pedro Nickel

Pedro Nickel Imagem: Divulgação Jockey Club do Paraná Faleceu nesta quarta-feira (17), em São Paulo, capital, Pedro Nickel. Um dos mais vitoriosos profissionais da história do turfe brasileiro, Nickel iniciou sua trajetória como jóquei, no Paraná, na década de 1950. Foi como treinador, em Cidade Jardim, porém, que Nickel consagrou-se como um dos maiores de sua classe. Emprestando seu talento... [continua ]