04 ago 2022 | 16:12:02

Milheiros medem forças na homenagem da Copa dos Criadores a Oscar Pacheco Borges

Lote de alta qualidade marca a disputa da Copa ABCPCC Milha – Oscar Pacheco Borges.


Dashing Court retorna à Gávea, um ano após vencer a "Milha Internacional".

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Em 2021, pela primeira vez foi realizada a Copa ABCPCC Milha – Oscar Pacheco Borges. No domingo, portanto, o saudoso titular do Haras Pirassununga emprestará seu nome à segunda edição do páreo, que abrilhanta a jornada da Copa dos Criadores.

Durante mais de 50 anos, Oscar fez jus à condição de um dos mais apaixonados criadores e proprietários do cavalo PSI, no Brasil. Não à toa, enquanto os crioulos do Haras Pirassununga brilhavam nos diversos hipódromos do país, fez uma legião de amigos e torcedores da farda.

Não bastasse a dedicação de Oscar ao animal PSI, sua colaboração para o turfe nacional também alcançou o exercício de cargos diretivos. Nesse segmento, Oscar foi, inclusive, presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida.

De Long Lady (rendeu ao recordista mundial de vitórias Jorge Ricardo sua primeira vitória de G1, na Taça de Ouro de 1979) ao campeão do Grande Prêmio Carlos Pellegrini (G1), Xin Xu Lin, a criação de Oscar – e do Haras Pirassununga – marcou sobremaneira a história do turfe brasileiro.

No embate iminente, o lote apresenta vários destaques. Múltiplo ganhador de G1, incluindo o GP Presidente da República (G1) do ano passado, Dashing Court (por Courtier, do Haras Cima) retorna à Gávea depois de um reaparecimento auspicioso, em Curitiba. Atual vencedor do páreo, Campelanda (por Midshipman, de criação do Haras Santa Rita da Serra e propriedade do Haras Rio Iguassu) tenta retornar aos seus melhores dias e bisar o feito de 2021.

Protagonistas de grandes exibições na recente “Milha Internacional”, Caribean (por Agnes Gold, de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Best Friends), Seven (por My Cherie Amour, do Haras Doce Vale) e Joyful Occasion (por Catch A Flight, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade de Luis Gustavo de Lima Coutinho) buscam, com chances acesas, a importante vitória.

Os outros dois nomes de luxo do lote são Jet Class (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Instante Mágico), milheiro de altíssimo padrão e que, não por menos, foi o favorito do último GP Presidente da República (G1); e Air Ball (por Hat Trick, do Stud Eternamente Rio), que deixou seus adversários a perder de vista em prova especial.

A Copa ABCPCC Milha – Oscar Pacheco Borges será disputada no 8º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcada para as 18h22.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Cash do Jaguarete dá show no Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prato (gr.I)

Potro do Stud Jaguarete conquistou vitória impressionante na Copa dos Criadores.

Newmarket: Churchill confirma soberania de Galileo e O'Brien nos 2.000 Guinéus (gr.I)

Potro de Michael Tabor, Derrick Smith e Susan Magnier venceu seu terceiro G1

Na Penca da Soja, venceu Oriana do Iguassu

Potranca do Haras Rio Iguassu bateu os machos, em Palmeira das Missões.