10 jul 2021 | 14:41:26

Monumento da criação mundial, Galileo morre na Irlanda

Principal reprodutor do século XXI – cujos feitos permanecerão à vista por décadas e mais décadas – garanhão da Coolmore morreu, aos 23 anos.


Galileo: o PSI mais importante do século XXI

Imagem: Coolmore

Chegou o – nunca esperado ou desejado, naturalmente – dia em que o turfe mundial despediu-se do mais importante exemplar PSI deste século.

Galileo, 23 anos, filho de Sadler’s Wells e Urban Sea (Miswaki), de criação de D. Tsui And Orpendale e propriedade da Coolmore, foi submetido à eutanásia após ser acometido por grave enfermidade em seu anterior esquerdo.

A notícia, repercutida pela Coolmore, em seus mais diferentes canais, ganhou deferências e homenagens de turfistas de todo o mundo. Afinal de contas, seria praticamente impossível enxergar o turfe atual sem toda a influência de Galileo e seu inigualável poderio genético.

Filho de Sadler’s Wells na ganhadora do Prix l’Arc de Triomphe (G1), Urban Sea (Miswaki), Galileo nasceu em 1998. Tendo competido, uma única vez, aos 2 anos (ocasião em que venceu, na estreia), desenvolveu campanha perfeita aos 3 anos, idade com a qual cumpriu o restante de seu turf record.

Galileo venceu tanto o Epsom Derby (G1) quanto o Irish Derby (G1), além de ter superado os mais velhos no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1). Sua única derrota, na Europa, ocorreu no Irish Champion Stakes (G1), quando escoltou Fantastic Light. Encerrou campanha com um sexto na Breeders’ Cup Classic (G1), vencida por Tiznow, totalizando 6 vitórias em 8 saídas.

Além da campanha que realçou, por si só, o nome de Galileo, o corredor foi responsável por alçar, ao estrelato definitivo, o nome de Aidan O’Brien, hoje o treinador número 1 do mundo. Com Galileo (conduzido, em suas principais vitórias, por Mick Kinane), O’Brien venceu seu primeiro Epsom Derby, bem como o seu primeiro “King George” e firmou-se como peça fundamental da extensa e bem sucedida operação da Coolmore.

"Ele foi único e nós nunca iremos ver nada como ele. A determinação que ele transmite à sua prole era algo especial. É o que faz dele especial. Pude treinar vários cavalos, de diferentes tipos, dotados de características diversas, mas pouquíssimos - na verdade nenhum - seriam capazes de transmitir essa habilidade mental aos seus filhos, tal qual Galileo o fez. O que ele transmitia aos seus filhos, essa autenticidade, era algo de outro mundo", declarou O'Brien à reportagem do Racing Post. 

Seria difícil supor, contudo, que na reprodução Galileo chegaria onde chegou, por maiores que fossem as esperanças depositadas no garanhão, então “novato”, em 2002. Na manhã de seu passamento, Galileo contava com, nada menos, do que 91 ganhadores de G1, um recorde mundial. Na tarde deste sábado, porém, Ballet Bolshoi, ao vencer o Belmont Derby (G1), em Nova York, tornou-se o ganhador de graduação máxima número 92, no stud record de Galileo.

Seja como avô materno, seja como um "pai de pais", fato é que as corridas contemporâneas, não raramente, acabam impactadas por diferentes gerações de produtos de Galileo. Para se ter uma ideia, nada menos do que 20 filhos seus tornaram-se pais de ganhadores de G1. Dentre eles, aliás, está Frankel, que após sua histórica, invicta e sublime campanha, agora aspira posto de destaque em meio aos reprodutores europeus. Pai dos ganhadores do Epsom Derby (G1) e do Irish Derby (G1) de 2021, Frankel agora é elevado à condição de candidato à sucessão de Galileo. 

Desde o ano de 2008, Galileo servia como garanhão privado da Coolmore. Ainda assim, especula-se que o preço de suas coberturas, quando comercializadas, giravam em torno de £ 500 mil. 

Mais notícias

Holy Legal estreia domingo na Coréia do Sul

Velocista brasileira competirá na Korea Sprint Cup, prova com bolsa de R$ 340 mil.

Fascinatin Fanny conquista batismo clássico, em Cidade Jardim

Corredora do Haras Cima segue invicta, na capital paulista.

A fantástica história de George Washington ganha as páginas do GP Brasil

Da genialidade de Luis Esteves ao brilho incessante do nacional Redattore: crioulo do Stud TNT, pertencente ao Stud Happy Again, venceu a prova máximo do turfe nacional.