20 mar 2017 | 19:54:31

Moreira leva Rapper Dragon à glória da tríplice coroa no Hong Kong Derby

Emocionado, bridão brasileiro declara à imprensa: "A maior vitória de minha carreira".


Moreira comemora a vitória de Rapper Dragon: heróis em Hong Kong

Nesse domingo (19), em Kong Kong, produtos de 4 anos (considerando os nascimentos no hemisfério norte) disputaram os US$ 2,6 milhões de bolsa do Hong Kong Derby (L), em 2.000m na pista de grama. Consagração para Rapper Dragon, um castrado de 4 anos filho de Street Boss e Swing Dance (Danehill Dancer), criado na Austrália por E. Cojuangco e pertencente a Albert Hung Chao Hong, bem como para seu jóquei, o "Magic Man", João Moreira.

Numa condução à altura de seu enorme talento, Moreira aproveitou as balizas internas, durante todo o percurso, com Rapper Dragon, que alternou entre as terceira e quarta colocações ao longo do páreo. Assim, o alazão que rateava apenas 1,80 ganhou precioso terreno, principalmente no giro das duas curvas. Abordada a reta final, Moreira aproveitou uma passagem surgida na baliza 3, e rapidamente lançou por ali o favorito, que dera início, então, a um irresistível sprint final. 

Mesmo "escrevendo" um bocado nos últimos 250 metros, Rapper Dragon aparou à distância os ataques adversários para alcançar o espelho 1 corpo e 3/4 à frente do alemão Pakistan Star (Shamardal), repetindo, assim, a dupla exata da Hong Kong Classic Mile (gr.I). Beauty Generation (Road To Rock) terminou em terceiro.

Celebrado pelo público e mídia tanto quanto o próprio Rapper Dragon, João Moreira não conteve as lágrimas após a vitória. Acostumado às grandes conquistas (que incluem, por exemplo, vitórias em páreos de G1 disputados em Dubai), o bridão afirmou, entretanto, ter sido esta a mais importante vitória de sua carreira. 

"Foi a maior pressão que eu senti em toda a minha vida. Sinceramente, eu estava me esforçando para lidar com isso. Eu acho que jamais tinha obtido uma vitória cercada de tamanha responsabilidade. O Derby é a maior das corridas, até mesmo em relação às corridas internacionais (...) Eu desejei muito essa corrida", declarou o piloto à reportagem do South China Morning Post.

Primeiro animal na história de Hong Kong a vencer a série clássica (também reputada como a tríplice coroa local, e composta, ainda, pela já citada HK Mile e também pela Hong Kong Classic Cup (gr.I)) dos animais de 4 anos, Rapper Dragon passa a somar 8 vitórias em 16 corridas. Tendo iniciado sua campanha na Austrália (onde se chamava Street Rapper e chegou a argolar segundas colocações em provas de G1 e G3), Rapper Dragon assinalou 2:02.88 para a distância. John Moore, dono do mais currículo dentre os treinadores locais, anexou outro feito, na ocasião, à sua coleção.

Mais notícias

Cantalona supera New Prada na Prova Especial João Goulart

Defensora do Haras Ereporã, que recebeu condução inspiradíssima de Leandro Henrique, levantou o melhor páreo do dia, no Jockey Club Brasileiro.

Cherry Dollar conquista batismo clássico na 1000ª vitória de Léo Reis

Filha do nacional Billion Dollar, pertencente ao Haras Alves Teixeira, brilhou no GP Adhemar e Roberto Gabizo de Faria (G3), rendendo ao treinador Leonardo José Reis sua vitória de número 1000.

Eliz do Jaguarete dá o tom no GP Presidente João Carlos Leite Penteado (G3)

Defensora do Stud Jaguarete atropelou com sucesso para conquistar nova vitória clássica.