Na Europa, City of Troy é aclamado "Cavalo do Ano"
Norte-americano, de campanha recém-encerrada, marcou a temporada do turfe europeu.
Confirmando seu "favoritismo", o norte-americano City of Troy restou aclamado "Cavalo do Ano", na Europa, em 2024. A condecoração ocorreu durante a cerimônia do Cartier Awards, que, ano a ano, premia os melhores nomes do turfe, naquele continente.
Com campanha recém-encerrada, após a oitava colocação na Breeders' Cup Classic (G1), City of Troy foi à raia por 5 vezes, em 2024, tendo vencido em 3 delas. Depois de levantar o Epsom Derby (G1), o filho de Justify conquistou o Coral Eclipse Stakes (G1) e o Juddmonte International Stakes (G1). Nesse último compromisso, quebrou o recorde de Sea The Stars, nos 2.000 metros da raia de grama de York, na Inglaterra.
City of Troy cobrirá, a partir de fevereiro de 2025, por € 75 mil, na seção irlandesa da Coolmore.
Além da principal honraria do evento, também dedicou-se o troféu de Melhor Potro de 3 Anos ao nome de City of Troy. Desse modo, City of Troy tornou-se o primeiro animal a igualar o feito de Frankel, que, inobstante levantar os troféus de Melhor "2 anos" e de Melhor "3 anos", alcançou a premiação de "Cavalo do Ano".
Na categoria dedicada às potrancas de 3 anos, Porta Fortuna (Caravaggio) revelou-se vitoriosa - sob uma campanha fiada por 3 vitórias em provas de graduação máxima: os Coronation Stakes, Falmouth Stakes e o Matron Stakes.
Shadow of Light (Lope de Vega), que levantou os Middle Park Stakes (G1) e Dewhurst Stakes (G1), restou condecorado como o Melhor Potro de 2 Anos. Já entre as potrancas de 2 anos, havia grande dúvida - e equilíbrio, quanto à preferência do corpo votante - acerca de Desert Flower (Night of Thunder) e Lake Victoria (Frankel), que completaram a temporada na condição de corredoras invictas, detentoras de vitórias em provas de G1. No abrir da cédula, premiou-se Lake Victoria. O confronto da dupla, provavelmente por ocasião do próximo 1000 Guineas (G1) é, desde logo, artigo de grande expectativa, em meio a turfistas de todos os cantos.
Invicto, no ano de 2024 (competiu por 7 vezes, vencendo em todos os seus compromissos), Kyprios (Galileo) recebeu seu segundo Cartier Award de Melhor Fundista. O milheiro Charyn (Dark Angel), com vitórias de G1 entre Inglaterra e França, teve seu nome emoldurado na categoria de Melhor Cavalo Adulto. Bradsell (Tasleet), com dois êxitos em provas de G1, entre Inglaterra e Irlanda, restou eleito como "Melhor Velocista".