18 maio 2023 | 22:34:41

Na festa brasileira, em Las Piedras, Mapa Mundi foi a estrela maior

Crioulo do Haras Figueira do Lago, pertencente ao Stud Xeque-Mate, venceu o Gran Premio Batalla de Las Piedras. Queen of Clubs, Voo de Ícaro e Apache Cat foram outros valores da criação nacional a prevalecer em momentos importantes da jornada.


Em demonstração de coragem, Mapa Mundi reagiu contra Que Garufa, em Las Piedras.

Imagem: Transmissão H.R.U.

Quinta-feira (18) das mais movimentadas marcou o Hipódromo de Las Piedras, no Uruguai. Em tarde festiva, os aficionados locais pararam para celebrar, no momento mais importante da reunião, a vitória do brasileiro Mapa Mundi no Gran Premio Batalla de Las Piedras (L), em 2.000m na raia de areia.

Trata-se de um 6 anos, filho de Cape Town e Renania (Redattore), de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade do Stud Xeque-Mate.

Em condução perfeita de Vagner Leal, Mapa Mundi vigiou os ponteiros de perto, recebendo a partida na última curva. Girando para a reta final praticamente dominado por Que Garufa, o brasileiro reagiu: castigado na canhota de seu jóquei, Mapa Mundi emplacou demonstração de coragem e, retomando a primeira colocação, veio a bater Que Garufa por ¼ de corpo.

Powertothepeople, do Haras Phillipson, foi o terceiro. O também brasileiro Onrusch, de criação do Haras Calunga, ficou com o quarto posto.

Sob o treinamento de Josiane Gulart, Mapa Mundi conquistou sua 12ª vitória em 28 corridas produzidas entre Brasil e Uruguai. Tempo de 2:07.92.

Além da conquista de Mapa Mundi, outros foram, na tarde, os momentos especiais para a criação brasileira. Queen of Clubs, que, em janeiro, havia vencido o Gran Premio Ciudad de Montevideo (G1), hoje levantou o Gran Premio OSAF, em 1.800m na areia, para éguas de 3 e mais anos.

Conduzida por Julio Cesar Méndez, Queen of Clubs obteve firme e fácil vitória, indo à forra contra – a sua algoz, na mais recente apresentação – Olise, uma Quick Road criada no Brasil pelo Haras Calunga. Destemida, uma Holding Glory de criação do Stud Mesqueu e propriedade do Haras Bagé do Sul, completou a trifeta de corredoras brasileiras. Múltipla ganhadora no Cristal, Bella Glória, filha de Glória de Campeão de criação de Roberto Valdemir Aguiar Da Costa, ficou com o quinto posto.

Queen of Clubs (3 anos, filha do nacional Victory Is Ours e First World, por First American, de criação do Haras Vale Verde e propriedade da Coudelaria F.B.L.) é treinada por Roberto Solanés. Chega à 11ª vitória em 14 corridas. Relógios parados na marca de 1:55.44.

Já no Gran Premio Reapertura de Las Piedras, em 1.200m na areia, para produtos de 3 e mais anos, não houve animal mais veloz do que o brasileiro Voo de Ícaro, 4 anos, filho do nacional Holding Glory e Flight Fenix (Choctaw Ridge), de criação e propriedade do Stud Bruno Genovesi.

Numa vitória irretocável, Voo de Ícaro suplantou Man Campeira por 3 corpos e ½. Marlon Brando foi o terceiro. Condução de Deividi Gaier, no dorso do ganhador.

Valdimar de Oliveira é o treinador de Voo de Ícaro, agora dono de 7 vitórias em 22 corridas. Tempo de 1:12.04.

Sem prejuízo das conquistas acima, Apache Cat, 3 anos, filho de Forestry e Outsourcing (Public Speaker), de criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Bela Esperança, prevaleceu no Gran Premio Ubaldo Seré, em 1.500m na raia de areia, para animais de 3 e mais anos.

Com José da Silva "up", o corredor conquistou êxito dos mais convincentes: deixou o também brasileiro Gaucho (de criação do Haras Santa Maria de Araras) a 5 corpos, na segunda colocação, em outra dobrada da criação brasileira, na tarde. O argentino Inmenzo ficou com o terceiro lugar.

Noutra vitória de Valdimar de Oliveira no dia, Apache Cat obteve sua 5ª vitória em 10 saídas. Tempo de 1:31.46.

N.R.: Na versão original deste texto, não constava a vitória de Apache Cat. Registra-se, aqui, pedido de desculpas às conexões do animal vencedor.

 

Mais notícias

Royal Ascot: resumo das provas de G1 do festival

Um dos momentos mais aguardados do turfe britânico, festival de tradição secular voltou a reunir animais e profissionais de alto nível, em importantes embates do calendário clássico local.

Troféu Mossoró será realizado no dia 14 de agosto

Premiação do turfe brasileiro voltará a ser realizada, após hiato de 1 ano, e terá como data a véspera do Grande Prêmio Brasil.

Invicto e poderoso, Luck Is Back esbanja categoria na Taça de Prata

Em sua primeira atuação na raia de grama, potro do Stud Sampaio brilhou, intensamente, no Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (G1).