No Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L), melhor para Q'Landa do Iguassu
Corredora marcou o segundo ponto clássico, na tarde, do Haras Rio Iguassu.
Pouco depois de Q'Ana do Iguassu ter conquistado prova de G3, coube a Q'Landa do Iguassu, 3 anos, filha de Kentuckian e Juju Bell (Onward Royal), de criação e propriedade do Haras Rio Iguassu, render à farda novo êxito clássico, na sabatina (15) paulista. Ela venceu o Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L), em 1.400m na raia de grama (leve), para fêmeas de 3 e mais anos.
Sonora Balada, fazendo valer o balizamento e sua vantagem na escala de pesos, forçou, após a largada. Vinda da parte "externa" do partidor, Sardegna também buscava a primeira colocação. Zika Blade acompanha o ritmo da dupla em terceiro, próxima das duas.
Já João Moreira posicionava Q'Landa do Iguassu, pelos paus, em sétimo - a salvo de qualquer briga inicial.
Na hora da verdade, Sardegna não apenas dominou Sonora Balada, como também deu enorme "fila" de vitória. A 200 metros do disco, entretanto, o ritmo de Sardegna passou a cair, em intensidade; por outro lado, as adversárias que corriam nas imediações avançaram, em bloco, postulando o primeiro posto. Dentre elas, estava Q'Landa do Iguassu.
Atropelando pela baliza quatro, a corredora dominou o páreo, nos últimos 50 metros. Também teve êxito em assegurar vantagem à frente daquelas que arrematavam, mais abertas - incluindo Cuoere Reine, que formou a dupla a 3/4 de corpo. Sardegna foi a terceira. Fortak e Zika Thunder completaram o marcador.
A seguir, Queen of Bali, Qual Que E, Love do Iguassu, Sonora Balada, Olympic Winner e Garota Nacional.
Noutro êxito de Vando Pereira (Curitiba/PR), na tarde, Q'Landa do Iguassu conquistou sua 5ª vitória (a 2ª clássica) em 9 corridas. Ótimo o tempo de 1:15.13 - menos de 1s acima do recorde, pertencente a Zeitz, na marca de 1:14.28.