30 set 2021 | 20:50:17

No domingo, o Prix l’Arc de Triomphe 2021

Prova máxima do turfe francês – e artigo de desejo nos quatro cantos do mundo – será disputada por 15 animais, em Longchamp.


Adayar: provável favorito dos apostadores, no próximo domingo

Imagem: Alan Crowhurst/Divulgação Racing Post

No próximo domingo (3), será realizada a versão 2021 do Prix l’Arc de Triomphe (G1), a corrida máxima francesa que, também, sendo considerada, por muitos, como a mais importante disputa do turfe mundial, é artigo de sonho e desejo nos quatro cantos do mundo. Desta feita, 15 animais de 3 e mais anos irão à raia, ao longo dos 2.400 metros, na pista de grama de Longchamp.

Dentre as várias peculiaridades e curiosidades do “Arco”, neste ano, há uma que se destaca: o favoritismo, na briga pelos 5 milhões de euros de bolsa, cabe a uma parelha. A Godolphin, que já venceu 2 edições do páreo (Sakhee, em 2001, e Marienbard, em 2002) contará com a reforçada representação de Adayar e Hurricane Lane, ambos filhos de Frankel.

Vencedor do Epsom Derby (G1) e do King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1), Adayar foi o primeiro animal, em 20 anos (o último havia sido ninguém menos que Galileo), a emplacar o já mencionado double nas duas mais prestigiosas corridas do turfe britânico. Já Hurricane Lane levantou o Irish Derby (G1) e, mais recentemente, o St. Leger Stakes (G1).

No caminho dos pupilos de Charlie Appleby, duas fêmeas de grande realce. Uma delas, Tarnawa, rendeu a Breeders’ Cup Turf (G1) a Aga Khan, no ano passado, e “apertou” o craque St. Mark’s Basilica (recentemente aposentado) no Irish Champion Stakes (G1), em sua mais recente apresentação. A outra é Snow Fall, uma japonesa da Coolmore que, após facílimas vitórias nos Epsom Oaks (G1), Irish Oaks (G1) e Yorkshire Oaks (G1), acabou decepcionando um bocado ao finalizar em segundo no Prix Vermeille (G1).

Por falar, aliás, em animais japoneses, dentre os corredores de mais idade, há outro valor da criação nipônica, com chances dilatadas: Deep Bond, um ganhador de G2 em seu país de origem, e que venceu, em ótimo estilo, uma das preparatórias para o desafio de domingo, no caso o Prix Foy (G2).

Abaixo, o campo completo (extraído de publicação do Thoroughbred Daily News):

Mais notícias

Best In Town supera Consul American no Proclamação da República (gr.II)

Velocista pertence ao Haras Do Morro.

Snowfall repete Enable e mostra forma para o Arco

Primeira égua, desde Enable, a vencer o Yorkshire Oaks (G1), após vencer os Oaks de Epsom e Curragh, potranca japonesa segue dando “vareios” e firma-se como uma das forças do Arco do próximo mês de outubro.

Kentucky Derby e Oaks transformam Churchill Downs; Ivar retorna em G1

Turfe norte-americano respira o seu mais celebrado páreo, num panorama de grande equilíbrio. Há, ainda, emoções do Kentucky Oaks (G1) e do Turf Classic Stakes (G1), no qual reaparece Ivar.