Nos 70 anos do Tarumã, a festa fica por conta do Grande Prêmio Paraná
Festival máximo do turfe paranaense marca efeméride do aniversário do hipódromo - com direito a novo partidor, cercas e campos de alto nível técnico.
O novo partidor do Tarumã será inaugurado na reunião deste domingo (7).
Imagem: Arquivo Pessoal
A comemoração dos 70 anos do Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, não poderia se dar em melhor estilo. A efeméride do aniversário da referida praça turfística, inaugurada em 10 de dezembro de 1955, será marcada, neste domingo (7), pela realização do Grande Prêmio Paraná (G3).
A prova clímax do turfe local reunirá 11 animais, na distância dos 2.000 metros - em disputa por valores que, somando-se prêmios e bônus, deverá render R$ 100 mil ao seu ganhador.
Vitorioso por ocasião das suas duas únicas saídas, em pista de areia, até o momento, Tyrion (por Salto, de criação do Haras Chesapeake e propriedade do Haras Rio Iguassu) busca dar manutenção à invencibilidade, nesse tipo de pista, e, "de quebra", conquistar o mais importante laurel de sua campanha. Ganhador de provas clássicas, no eixo RJ-SP, o alazão deverá defender o favoritismo do público apostador.
Vindo de vencer o Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2), Único Lô (por Wired Bryan, de criação do Haras Capela de Santana e propriedade de Luiz Henrique F. Dos Santos) é outro nome chamativo, no lote. Desde Victory Is Ours, em 2023, não surge um animal capaz de bisar vitoriosamente, nas duas principais provas "de areia" do turfe brasileiro. Ganhadores de provas de graduação máxima, entre Cidade Jardim e Gávea, Fuerza Viva (por Goldikovic, de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Haras Belmont) e Sparco (por Verrazano, de criação do Haras Di Cellius e propriedade do Stud Duplo Ouro) emprestam seus retrospectos e as categorias de seus respectivos ratings à boa qualificação técnica do campo.
Procedentes do Rio de Janeiro, Olympic National (por Camelot Kitten, de criação do Haras Regina) e L'Ente Supremo (por Emcee, de criação do Haras Santa Maria de Araras) compõem forte parelha do Stud Slingerz Racing.
Occupant, Flexão, Road do Iguassu, Humble Hero e Osten são os demais nomes que se encontram prontos para, naquilo que os favoritos vacilarem, levarem a melhor na almejada disputa.
Outras atrações, na jornada paranaense, ficarão por conta dos Clássicos Governador do Estado (L), Ciro Frare (L) e Primavera (L), listed races destinados, respectivamente, a milheiros, velocistas e éguas - nos quais competirão animais familiares ao conhecimento de turfistas de todos os cantos do Brasil, como Veil, Piu Carina, Koran e Motocycliste.
Sem prejuízo das grandes e maiores atrações da jornada - que serão, por óbvio, os corredores inscritos em cada páreo -, o Jockey Club do Paraná também verá marcada sua principal festividade, por melhorias técnicas na própria estrutura de suas corridas. Será inaugurado, no domingo, o novo partidor adquirido pela entidade, bem como será realizada a primeira reunião turfística já com 100% da nova cerca da pista principal instalada.
O primeiro dos 10 páreos programados para a reunião máxima do Tarumã está marcado para as 13h05. O Grande Prêmio Paraná, por sua vez, será corrido às 17h35.


