12 jun 2024 | 14:49:35

Nota de falecimento: Jael Bergamaschi Barros


Jael Bergamaschi Barros

Imagem: Internet

Faleceu nesta quarta-feira (12), em Curitiba, Jael Bergamaschi Barros.

Engenheiro civil, de amplo currículo profissional, Jael ingressou no mundo do turfe nos anos 70. Ao final daquela década, fundou, na região metropolitana de Curitiba, o Haras J. B. Barros. Nos anos seguintes, seus crioulos e defensores alçariam a criação de Jael a posto de destaque, a nível nacional, bem como fariam o respectivo estabelecimento criatório um marco, sobremaneira, para a criação paranaense. 

Por meio de seguidos e robustos investimentos, em garanhões, matrizes e estrutura (chegou a dispor de um centro de treinamentos, acoplado ao haras), Jael marcou época por meio de diferentes animais - que lhe renderam troféus da maioria dos principais páreos do turfe nacional e sul-americano.

I Am Good, King of Rivers, Kanaloa, Verruma e Eyjur são alguns dos representantes inesquecíveis da farda rubro-negra do Haras J. B. Barros. Animais criados pelo haras, que, em pista, defenderam os interesses de outras coudelarias, marcaram, de igual modo, sua trajetória: Hot Six, Byzantium e Jéca são apenas alguns exemplos. Dentre os quais, a maior de todas as "joias" de sua criação: Much Better, que figura, invariavelmente, no rol dos melhores cavalos nacionais, de todos os tempos. 

Criador bicampeão do Gran Premio Latinoamericano (G1), o Haras J. B. Barros também segue sendo o recordista em vitórias no Grande Prêmio Paraná. Entrou para a história (por conta do já mencionado Much Better), ainda, como o primeiro criador brasileiro a contar com um representante de sua criação, no Prix l'Arc de Triomphe (G1).

Do lado de fora das pistas, Jael possuiu estreita ligação com o segmento diretivo do turfe. Inobstante os postos ocupados junto ao Jockey Club do Paraná, presidiu a Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida do Paraná, bem como a Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida.

O guardamento está marcado para as 9h da manhã desta quinta-feira (13), com cerimonial às 15 horas, na Capela Vaticano (Av. Des. Hugo Simas, 26, bairro Bom Retiro, em Curitiba/PR).

A Diretoria da ABCPCC presta seus votos de condolências aos amigos e familiares.

 

Mais notícias

Chernozem, um gigante no Clássico Conselheiro Antonio da Silva Prado (L)!

Defensor do Haras Fazenda Boa Vista superou Cold Heart, em final de emoção.

Olhar Mágico, perfeito no GP Chanceler Oswaldo Aranha (gr.III)

Arenático da Coudelaria Baptista retornou a Cidade Jardim para conquistar a primeira vitória em prova graduada.

Nice Lady mantém invencibilidade no Clássico Sabinus (L)

Filha do nacional Taludo, potranca do Stud Eternamente Rio conquistou batismo clássico.