05 jun 2021 | 14:58:27

Nota de falecimento: Marcos Ferreira


Marcos Ferreira

Imagem: Arquivo Pessoal

Num ambiente de tão acirrada competição, tal qual o mundo do turfe, são raras as unanimidades: pessoas capazes de despertar a empatia, carinho e admiração de diferentes tipos e personalidades.

Marcos Ferreira ocupou esse rol tão raro e tão seletivo.

O passamento do treinador foi confirmado neste sábado. Trata-se de notícia que abala gente de todo o país, que aprendeu a querer bem e admirar o profissional, por onde quer que ele passasse.

Tendo enveredado à carreira de treinador após ingressar no mundo turfe enquanto aprendiz de jóquei, no Hipódromo da Gávea, Marquinhos – como era, carinhosa e popularmente chamado – sagrou-se bem-sucedido e exitoso na carreira que escolheu para dar tom à sua vida.

Mais do que isso: enfrentando, diariamente, as adversidades e desafios que competem ao treinador de cavalos de corrida, foi vencedor, inclusive, do lado de fora das pistas. Após a tragédia no Vale do Cuiabá, no ano de 2011, quando uma enchente de inacreditáveis proporções, praticamente, destruiu o centro de treinamentos, Marquinhos teve a resiliência e a garra necessárias para recomeçar. Não apenas recomeçou: prosseguiu e vingou. Quatro anos depois, ele invadia a raia de Cidade Jardim para recepcionar seu pupilo Quinhão, então vencedor do Grande Prêmio São Paulo.

Quinhão, aliás, defendia a farda do Stud Blue Mountain, coudelaria que prestigiou Marquinhos durante toda a sua trajetória profissional. Pertencia ao mesmo Stud Blue Mountain, inclusive, Perla Fighter, vitoriosa na Copa ANPC Velocidade, no ano de 1997. Trata-se da primeira marca – e um dos maios importantes – de Marquinhos, no rol dos principais páreos.

New Export, do Stud Chico City II, foi outro corredor de extrema qualidade que recebeu, por sua vez, a qualidade profissional do treinador. Vencedor das duas primeiras provas da Tríplice Coroa (e exportado na iminência de conquistar o cobiçado título), no Rio de Janeiro, em 2005, o filho de Exile King talvez tenha sido o craque definitivo alojado nas cocheiras de Marquinhos. Com a farda de New Export, aliás, Marquinhos desenvolveu parceria de longa data. A coudelaria do inesquecível Chico Anysio esteve ligada aos serviços do treinador durante toda sua trajetória no turfe.

O ganhador do GP Major Suckow, Sol de Angra; o múltiplo ganhador clássico, Right Special; e os milheiros Tareco e Pacato Cidadão são outros nomes de destaque dentre os animais que passaram pelo seu treinamento.

A Diretoria da ABCPCC manifesta seus votos de luto e tristeza, pela perda de uma pessoa tão especial. Presta, aqui, a amigos e familiares, sua condolência.

Mais notícias

P.E. Waldmeister: Sugar Daddy mostra forma a caminho do Derby

Potro do Haras Doce Vale superou os mais velhos no melhor páreo do dia, na Gávea.

Bicampeão, Jonnos comanda dobrada do Sweet Carol no Clássico Sabinus (L.)

Velocista do Haras Sweet Carol é filho do nacional Chronnos.

Olympic Hanoi confirma evolução na Prova Especial Falcon Jet

Corredor do Haras Regina demonstrou forma para o GP Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I).