02 out 2020 | 20:41:25

O último capítulo de uma saga fantástica: Enable busca o terceiro Arco

No próximo domingo, a fabulosa égua da Juddmonte adentrará à raia de Longchamp, em busca de seu terceiro Prix l’Arc de Triomphe. Após cruzar o disco, mergulhará na eternidade como um dos melhores – e talvez, o melhor – PSI da história.


Enable apronta no gramado de Newmarket: últimos ajustes para uma corrida histórica

Imagem: Edward Whitaker/Racing Post

No próximo domingo (4), o turfe mundial tende a viver uma das datas mais especiais de toda a sua história. De se lamentar, apenas, a ausência de público. De resto, a fabulosa Enable, na – muito provavelmente – última atuação de sua campanha, tentará tornar-se o primeiro animal a vencer, por 3 vezes, o Prix l’Arc de Triomphe (G1).

Independentemente do resultado da prova, todavia, é fato que a filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), atualmente com 6 anos, já galgou seu posto dentre os melhores PSI de todos os tempos. Por meio de uma campanha que flerta com a perfeição, venceu 15 das suas 18 corridas. Dos seus êxitos, nada menos que 11 deram-se em provas de graduação máxima.

Além de duas vitórias no Prix l’Arc de Triomphe (G1) – e um “chorado” segundo lugar, para Waldgeist, no ano passado – a crioula e defensora da Juddmonte tornou-se a primeira tricampeã do King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1), a maior prova britânica, dentre aquelas abertas à participação de produtos de 3 anos e mais idade. Foi, também, o primeiro animal a emplacar o double Arco-Breeder’s Cup Turf (G1), num mesmo ano.

Vencer um Arco é, sem dúvida, tarefa das mais duras. Durante a semana, porém, uma notícia talvez tenha anunciado uma facilitação da missão encarada por Enable. A potranca Love, que conquistou vitórias esmagadoras no Epsom Oaks (G1) e no Yorkshire Oaks (G1), era tida e havida como a grande adversária de Enable, mas teve seu forfait anunciado. Agora, resta à Coolmore recorrer aos 4 machos restantes no lote. O jóquei preferencial da corporação, Ryan Moore, escolheu a Mogul, que vem de vencer o Grand Prix de Paris (G1).

Derby winner francês, do ano passado, e que venceu, em 2020, o Prix Ganay (G1), Sottsass é outro nome destacado, dentre os principais oponentes de Enable. Stradivarius, o melhor fundista da Europa, acabou derrotado na preparatória do Prix Foy (G2), o que, talvez, tenha lhe atribuído algum desprestígio, para o compromisso de domingo. Stradivarius, aliás, que é treinado, a exemplo de Enable, por John Gosden, e vinha sendo pilotado por Frankie Dettori – que, “barrando-o” para montá-la, deixou sua montaria para Oliver Peslier.

Persian King, Royal Julius, Way To Paris, Japan, Sovereign, Deirdre, Gold Trip, Chachnak, In Swoop, Serpentine e Raabihah são os demais inscritos.

O Prix l’Arc de Triomphe (G1) será disputado às 11h, pelo horário de Brasília.

Mais notícias

Nota de Falecimento: Paulo Jamil Saliba

Paulo Jamil Saliba Imagem: Divulgação JCSP É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Paulo Jamil Saliba. O velório será realizado hoje (18) no Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, São Paulo; entre 15h00 e 23h00. A cerimônia de cremação será amanhã, dia 19, às 10h00, no Crematório Vale dos Pinheirais. O Jockey Club de... [continua ]

Inscrições - Festival da Copa dos Criadores

As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 21 de julho de 2017

Winx segue o script à risca e vence a vigésima primeira consecutiva

Filha de Street Cry acusou sobras para vencer o Turnbull Stakes (gr.I), em Flemington.