14 abr 2024 | 23:26:28

Olimac é o campeão do 86º Grande Prêmio Princesa do Sul

Potro do Stud Kategoria superou os mais velhos na prova máxima da Tablada, sob condução da joqueta Josiane Marques.


Olimac (o segundo de dentro para fora) brilhou na Tablada.

Imagem: Volmer Perez/Divulgação Jockey Club de Pelotas

O Jockey Club de Pelotas viveu, neste final de semana, sua festa máxima. Com corridas no sábado e no domingo, o Hipódromo da Tablada sediou, hoje (14), a 86ª edição de sua prova principal - o Grande Prêmio Princesa do Sul - Havan, em 2.100m na raia de areia (encharcada), para produtos de 3 e mais anos. Vitória de Olimac, 3 anos, filho de Alpha e Unique Carina (Wild Event), de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Kategoria.

Pela baliza um, Olimac foi o primeiro a aparecer, após a largada. Ainda que desgarrando um bocado, durante a primeira passagem do lote pela reta das arquibancadas, o conduzido da joqueta Josiane Marques conseguiu conservar sua vantagem sobre C'Est Possible, que corria em segundo.

Na reta oposta, Olympic Justin acelerou, por fora dos dois primeiros. Na cabeceira da última curva, passou, então, por ambos. Diante da nova disposição das primeiras colocações, Josiane Marques aguardou até a entrada do tiro direto, momento em que lançou Olimac a meio de raia. 

Numa longa e perseverante perseguição a Olympic Justin, que rendeu tons de grande emoção ao desfecho da disputa, Olimac veio alcançar seu oponente, nos últimos 100 metros. Para total emoção do público presente, que, pela segunda vez (no ano 2000, Janaína Isabel levantou a prova, a bordo de Ryder Cup) contemplou a vitória de uma joqueta, em sua prova clímax, Olimac cruzou o disco 3/4 de corpo à frente do oponente.

Fera do Manno foi o terceiro. Magnicídio e C'Est Possible completaram o marcador.

Treinado por João Ribeiro (agora tricampeão da prova), Olimac obteve sua 4ª vitória em 11 saídas.

Prova "de velocidade" (1.200m, areia encharcada) do festival, o Grande Prêmio Prefeitura Municipal - Esportes da Sortes/Haras Nijú, marcou o êxito de Dance With Me, 5 anos, filha do nacional Holding Glory e Amazing Dancer (Point Given), de criação do Stud Mesqueu e propriedade do Stud Kategoria. Condução de Kauan Gonçalves e treinamento de João Ribeiro.

Já no Grande Prêmio Jockey Club do Rio Grande do Sul, a "milha" da jornada, a vitória sorriu a Don Angelo, 4 anos, filho do também nacional Alcorano e Super Angel (Crimson Tide), de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Stud Pedalada. Conduzido por Marcos Ribeiro, o vencedor recebe o treinamento de Adriano Petrechel.

Mais notícias

Arrivederci bate os machos na Prova Especial Francesco Batista Giobbi

Potranca do Haras Old Friends arrancou com sucesso, nos lances decisivos.

Leilão da Criação Nacional: Olympic Idaho, um Acteon Man, alcança R$ 165 mil na segunda noite

Potro adquirido por Black Opal Stud junto ao Haras Regina foi o preço recorde do leilão em 2017

Criação: em Bagé, morre Put It Back

Garanhão do Haras Santa Maria de Araras marcou época, no turfe brasileiro e encerra seu ciclo aos 23 anos de idade.