15 nov 2020 | 00:35:40

Own Them: um incrível ganhador do GP Derby Paulista (G1)

Com apenas 2 saídas, potro de Stud My Hero Dad/Castellano Stud conquistou sua primeira vitória, diretamente, no Derby de Cidade Jardim.


Own Them: de perdedor a vitorioso no Derby

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Quando Own Them estreou, no último mês de outubro, numa preparatória do GP Paraná, contra animais mais velhos e ainda assim “deu calor” no múltiplo ganhador clássico Royal Forestry, o castanho logo saltou aos olhos do público turfista. Contudo, a inscrição no Grande Prêmio Derby Paulista (G1) deste sábado (14) era vista com certo tom de arrojo, dado que o potro, ainda perdedor, teria pela frente alguns dos melhores valores de sua geração.

Mesmo assim, não houve quem parasse Own Them (Salto e Ula de Lorena, por Nedawi, de criação de Castellano Stud e propriedade deste em sociedade com Stud My Hero Dad), um dos mais incríveis vencedores da tradicional disputa que marcou a 3ª prova da quádrupla coroa de São Paulo.

Após a largada, vários competidores buscaram a primeira colocação. Foi Olympic Korchnoi, porém, quem se firmou, na ponta, acionando Jobster em segundo. Full do Jaguarete era o terceiro e Wil Myers, recente vencedor do GP Jockey Club de São Paulo (G1), o quarto. Grande Kiko encerrava a fila dos cinco primeiros.

Alex Mota, com a paciência que lhe é peculiar, corria Own Them na décima quinta e última colocação.

Na altura dos últimos 1.400 metros, o ritmo do páreo “amarrou”: os competidores aglutinaram-se, passando, na curva, Lionel The Best e Caled a disputarem o terceiro com Wil Myers e Full do Jaguarete.

Abordada a reta final, panorama de total indefinição: Olympic Korchnoi recebia os ataques de Jobster, enquanto Lionel The Best e Caled “cresciam”, a meio de raia. Mais por fora deles, aparecia Olympic Kremlin, que, na altura dos 350 finais, emplacou arremate vistoso.

Mal houve tempo, porém, para que Olympic Kremlin saboreasse a liderança do Derby: arrancando com singular violência, por fora de todos os seus oponentes, despontou Own Them. Sem briga, o castanho deixou para trás um a um dos seus adversários, para conquistar vitória das mais chamativas.

Olympic Kremlin confirmou seu papel de potro de G1 na Gávea, formando a dupla a 1 corpo e ¾. Caled, que vinha de vencer o perdedor, produziu excelente exibição, terminando em terceiro. Olympic Korchnoi e Lionel The Best completaram o marcador.

A seguir, Izzi Bizzi, Wil Myers, Rubirosa, Jobster, Full do Jaguarete, Lord Blue Eyes, Imhotep, Post Sugar, Zabar’s e Grande Kiko.

Treinado, em Curitiba/PR, por Edgar Araújo, Own Them completou a milha e meia, na grama pesada, em 2:30.62, com finais de 24.48 e 12.22.

Mais notícias

Argentina: Care Lady prevaleceu na Copa de Plata (gr.I)

Crioula do Haras Abolengo deu o pontapé inicial para a festa máxima argentina ao vencer, em San Isidro, o G1 de dezembro reservado às fêmeas.

Kenlova aprova aumento da distância e vence com autoridade

Filha do nacional Dídimo pertencente ao Stud Magia venceu a Prova Especial Riboletta.

Na Prova Especial Off The Way, vitória firme de Rosa Maria

Tordilha do Stud Vinicius Roehrs/Stud Los dos Amigos não deu chance às adversárias.