06 ago 2022 | 20:49:16

Para Matias Machline, o momento clímax da jornada

Páreo central da Copa dos Criadores, a Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G1) tem o equilíbrio como tônica.


Matias Machline empresta seu nome à prova central da Copa dos Criadores.

Imagem: Fundação Matias Machline

Poucas fardas foram tão brasileiras, na melhor acepção da palavra, quanto as sedas do Haras Rosa do Sul: sua representação dava-se em diversos hipódromos e estados do país. Poucas foram, também, tão versáteis: das provas de tiro curto (GGPP Turfe Gaúcho e Paranaense, por exemplo) até as mais tradicionais corridas de fundo do nosso turfe, sempre esteve muito bem defendida.

E, acima de tudo, poucas foram tão vitoriosas.

Com animais dotados das mais variadas características, Matias Machline fez do Haras Rosa do Sul sinônimo de conquistas e sucessos. No Brasil e no exterior, em provas de extremo gabarito, sua farda fez história.

Com a egressa da criação Seabra, Emerald Hill; com Dark Brown, Big Lark e Rafaga Sureña. Nomes e feitos inesquecíveis.

No ano de seu falecimento, em 1994, Machline passou a dar nome a uma das mais importantes provas do calendário turfístico brasileiro, que hoje compõe o festival da Copa dos Criadores: a Copa ABCPCC Clássica (G1).

Em 2022, o equilíbrio é a tônica da competição. Dos 10 inscritos, 8 são ganhadores clássicos e 3 são vencedores de provas de graduação máxima.

Atual derby winner carioca, Sugar Daddy (por Wild Event, do Haras Doce Vale) finalizou em quarto no GP Brasil e agora busca sua segunda vitória de G1 – levando no dorso o internacional Vagner Borges. Jorel (por Chronnos, de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Pedudu) revelou-se animal diferenciado “correndo de frente” e, ao que tudo indica, terá prova favorável.

Don Cambay (por Goldikovic, de criação do Haras Cambay e propriedade do Stud HRN) deu enorme fila no “Brasil”, no qual finalizou em segundo. Online (por Agnes Gold, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud Verde) retorna à distância em obteve o principal êxito de sua campanha: o GP Francisco Eduardo & Linneo Eduardo de Paula Machado (G1).

Os demais inscritos são: Jungle King, Olympic Kremlin, Rei do Camarote, Lambert, Osprey e Amor Ágape.

A Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G1) será disputada no 9º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcada para as 18h56.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Em tarde de Valdinei Gil, Fanciful supera as mais velhas

Conduzida pelo jóquei ganhador de 4 dos 5 clássicos do dia, potranca do Stud Santa Maria venceu o Clássico Marcos Ribas de Faria (L).

Locomotiva de vitórias, Aero Trem repete no GP Pedro Piñeyrúa (URU-G1)

Milheiro do Haras Old Friends conquistou, pela segunda vez, a prova máxima dos milheiros, em Maroñas.

Na categoria, Galope Americano brilha no GP 14 de Março (gr.III)

Derby winner paulista repareceu com vitória em preparatória do GP São Paulo (gr.I).