08 set 2020 | 18:55:55

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 15ª Edição

Nesta edição: George Washington, Head Office e Olympic Impact.


George Washington

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

George Washington – Grande Prêmio Doutor Frontin (G2) – 2.400m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Gávea – Criação: Stud TNT – Propriedade: Stud Happy Again

Atual vencedor do Grande Prêmio Brasil (G1), George Washington mostrou estar “tinindo” para o “bi”. Ao vencer a prova teste, destacou o nome de seu pai, Redattore (Roi Normand e Political Intrigue, por Deputy Minister). Entre pistas brasileiras e norte-americanas, competindo dos 2 aos 8 anos, Redattore conquistou 15 vitórias em 32 saídas. Em seu país natal, venceu o GP Presidente da República (G1), por ampla margem, no ano de 1999. Nos Estados Unidos, brilhou, principalmente, por conta dos êxitos obtidos no Eddie Read Handicap (G1) e na Shoemaker Mile (G1).

De 2004 a 2010, Redattore veio ao Brasil via shuttling. De 2010 em diante, passou a ter estadia fixa, no país. Por 4 vezes, foi eleito Melhor Reprodutor Nacional no Troféu Mossoró. Superou a marca de 10 ganhadores individuais de graduação máxima (dentre os quais, George Washington), possuindo prolífica produção e agora despontando como avô materno – vide neste ano, por exemplo, Quasimodo e Avião Sureño.

Enviada inédita à Argentina, a brasileira Princesa Carina – mãe de George Washington – firmou-se como destacada corredora. Venceu 6 de suas 9 corridas, incluindo os Clásicos Los Haras (G2) e Ignacio e Ignacio F. Correas (G2). Retornou ao Brasil para ser reprodutora e deu à luz, antes de George Washington, o vencedor do GP Derby Paulista (G1), Bonaparte.

Out of Control

Imagem: Stud TNT

Princesa Carina descende de outra importantíssima matriz do Stud TNT: Heavenly Dancer (Fitzcarraldo), que produziu o ganhador de G1, na Argentina, Send Inthe Clowns; o múltiplo ganhador de G2, nos Estados Unidos, e atualmente reprodutor, Out of Control; o stakes winner, nos Estados Unidos, Under Control; e a ganhadora de G3, Notre Dame.

A quarta mãe de George Washington é a excelente representante da criação Comalal, Cephei (Cambremont), notabilizada como genitora do ganhador do GP Carlos Pellegrini (G1), Algenib, e da múltipla ganhadora de G1, Nortak. George Washington dá-se ao luxo, ainda, de contar com outra produtora de ganhador do Pellegrini, em seu pedigree: sua quinta mãe é Planetaria, ganhadora clássica, na Argentina, e mãe de El Centauro, vencedor da prova máxima do país vizinho.

Inbreedings de George Washington: El Centauro (5x6). Rasmusen Factor em Planetaria (5x6). Família 3-o.

Head Office

Imagem: Porfírio Menezes/Instagram

Head Office – Grande Prêmio Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3) – 2.400m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Cidade Jardim – Criação: Haras Santa Maria de Araras – Propriedade: Stud Alessio e Naela.

Dono de um excelente padrão de corrida, sobretudo na raia leve, Head Office anotou novo êxito clássico para Wild Event (Wild Again e North of Eden, por Northfields), que em campanha venceu, além de outros 9 páreos, o Early Times Turf Classic S. (G1), nos Estados Unidos. Wild Event chegou a produzir stakes winners, em seu país natal, antes de embarcar para o Brasil. Foi radicado aqui, contudo, que atingiu números incríveis. Wild Event foi eleito, por 5 vezes, Melhor Reprodutor, no Troféu Mossoró.

A mãe de Head Office, Corticeria (Giant`s Causeway) foi importada inédita, dos Estados Unidos, pelo Haras Santa Maria de Araras. Sua mãe, Restraint (Unbridled`s Song), produziu o ganhador de G2, segundo em G1 e posteriormente reprodutor, Hold Me Back. Produtora da ganhadora de listed Folia de Domingo, Salle de Bain é outro produto de Restraint que merece destaque.

Tom Fool

Imagem: Americasbestracing.com

Terceira mãe de Head Office, Avowal (L`Enjoleur) foi Champion Sprinter e Champion 3yo Filly, no Canadá, em 1982. Revelou-se múltipla produtora clássica e figura como 4ª mãe de Criterion, vencedor do Australian Derby (G1) e de outras 4 provas de graduação máxima.

Menção especial, ainda, para Alpoise (Equipoise), a 7ª mãe de Head Office. Trata-se da avó materna de ninguém menos que Tom Fool, um dos melhores sprinters norte-americanos de todos os tempos – e que, como reprodutor, liderou as estatísticas de avôs maternos, no eixo Inglaterra e Irlanda, na década de 1960. Alpoise também é avó materna de Aunt Jinny, Champion 2yo Filly norte-americana de 1950 e produtora clássica.

Inbreedings de Head Office: Northern Dancer (4x5) e Nearctic (4x5). Família 3-j.

Olympic Impact

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Olympic Impact – Grandes Prêmios João Borges Filho (G2) e Antonio Joaquim Peixoto de Castro (G2), ambos em 2.400m na grama – Produtos de 4 e mais anos – Gávea – Criação: Haras Regina – Propriedade: Stud Habeas Corpus

Demonstrando enorme evolução e excelente padrão de corrida, que o creditam como sério candidato à vitória no GP Brasil (G1), que se avizinha, Olympic Impact é mais um ganhador clássico revelado pelo inesgotável Redattore (vide acima).

Mesmo sem ter vencido, em campanha, a mãe de Olympic Impact, Our Charm (Spend A Buck) deu à luz múltiplo ganhador clássico, logo em sua primeira cria: Olympic Bullet, vencedor de G3 e listed, no eixo São Paulo e Rio de Janeiro e dono de colocações em provas de graduação máxima. A segunda mãe de Olympic Impact, Charm Us (Clackson) revelou-se múltipla produtora clássica. Entre seus filhos, Istbestand (ganhador de G1), Valiente Y Guapo (ganhador de G2) e New Regina (ganhadora de G2 e produtora clássica).

Einstein

Imagem: Blood Horse

Terceira mãe de Olympic Impact, Gay Charm (Ghadeer) foi uma das melhores corredoras já criadas pela Fazenda Mondesir. Múltipla ganhadora de G1 (faltou-lhe apenas o GP Diana (G1) para a conquista da tríplice coroa). Em sua produção, consta ninguém mais, ninguém menos, que Einstein, exportado inédito para os Estados Unidos onde desenvolveu campanha essencialmente clássica – com direito a 5 vitórias em provas de G1, incluindo o Santa Anita Handicap (G1). Gay Charm da ganhadora do GP Diana (G1), Virga (Waldmeister).

Inbreedings de Olympic Impact: Buckpasser (4x4). Família 3-c.


por Victor Corrêa

Mais notícias

Royal Ship impressiona no Clássico Ernani de Freitas (L)

Potro futuroso pertence ao Stud Happy Again.

Obataye reina, absoluto, no GP Linneo de Paula Machado (G3)

Corredor do Haras Rio Iguassu conquistou vitória autoritária.

Jockey Club do Paraná obtém carta patente definitiva

Decisão do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA) foi publicada hoje (01/09) no Diário Oficial da União.