06 nov 2020 | 22:14:30

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 20ª Edição

Nesta edição: Fast Jet Court, If Looks Like, In Society e Neusely


Fast Jet Court – Criação e propriedade: Haras Cima

Grande Prêmio Barão de Piracicaba (G1) – 1.600m/grama – Potrancas de 3 anos – Cidade Jardim

Fast Jet Court

Imagem: Porfírio Menezes

Destaque de sua geração, na capital paulista, desde as primeiras corridas destinadas aos produtos nascidos em 2017, Fast Jet Court ajudou a colocar em alto pedestal o nome de Courtier (Pioneerof The Nile e Soothing Touch, por Touch Gold), um norte-americano com a “etiqueta” da Juddmonte Farm, nascido em 2012. Em 9 saídas, nos Estados Unidos, obteve 3 vitórias, incluindo o Centaur Stakes (L).

A mãe de Courtier, muito embora perdedora, também produziu a excelente Emollient, que venceu o American Oaks (G1), o Rodeo Drive Stakes (G1), o Ashland Stakes (G1) e o Spinster Stakes (G1). Soothing Touch produziu, ainda, o stakes winner, segundo no Florida Derby (G1) e terceiro – para Justify – no Belmont Stakes (G1), Holfburg, que foi importado, em 2020, para servir como garanhão, em Bagé, no Haras Santa Maria de Araras. A quarta mãe de Courtier, Coupe de Folie, além de ter sido vencedora de G3 e colocada em G1, revelou Machiavellian, ganhador de G1 e reprodutor de enorme êxito, com mais de 70 stakes winners e pai, dentre outros, de Street Cry.

Além de Fast Jet Court, Courtier produziu, logo na primeira “fornada”, o – também – múltiplo ganhador de G1, Dashing Court, além da vencedora de G2, Got Court.

A mãe de Fast Jet Court, Trefiori (Flatter), não correu e restou importada, dos Estados Unidos, pelo Haras Palmerini. Também deu à luz Isola Di Fiori, velocista ganhadora de listed, na Gávea. A segunda mãe, Striking Profile (Striking The Gold) foi stakes winner. A terceira, Perfect Profile (Stop The Music), produziu Boom Towner, múltiplo ganhador de G3, em Nova York. Por fim, menção à quarta mãe de Fast Jet Court, Moll Buzzer (No Robbery), que venceu prova de G3 logo após a instituição das pattern races.

Inbreedings de Fast Jet Court: A. P. Indy (3x4), Mr. Prospector (4x5) e Raise A Native (5x5). Família 8-f.

If Looks Like

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

If Looks Like – Criação e propriedade: Haras Santa Maria de Araras

Grande Prêmio Francisco Vilella de Paula Machado (G2) – 1.600m/grama – Potrancas de 3 anos – Gávea

Grande Prêmio Adayr Eyras de Araújo (G3) – 1.500m/grama – Produtos de 3 anos - Gávea

Dona de alto poderio locomotor, If Looks Like é mais uma descendente de Wild Event (Wild Again e North of Eden, por Northfields), que em campanha venceu, além de outros 9 páreos, o Early Times Turf Classic S. (G1), nos Estados Unidos. Wild Event chegou a produzir stakes winners, em seu país natal, antes de embarcar para o Brasil. Foi radicado aqui, contudo, que atingiu números incríveis. Wild Event foi eleito, por 5 vezes, Melhor Reprodutor, no Troféu Mossoró.

If Looks Like é um dos dois únicos produtos da argentina Flirt Girl (Forestry), que não correu em seu país natal e veio inédita ao Brasil. A segunda mãe de If Looks Like, produziu Flaflu, colocada em G1, na Argentina. A terceira, Maxima (Ringaro), deu à luz as clássicas de G3 e listed, respectivamente, Mecanizada e Maxi Halo. Já a quarta, Morosinita (Good Maners), conquistou 8 vitórias na argentina, com êxitos em provas de G2 e G3. É a terceira mãe, por sua vez, da ganhadora de G1, na Argentina, Modern Greek, e da vencedora de G2, Most Advanced.

A sexta mãe de If Looks Like é uma preciosidade da criação Ojo de Água: Trevisa (Advocate), a mãe de, ninguém menos, que o lendário Forli, um dos melhores animais PSI criados na Argentina, em todos os tempos.

Inbreedings de If Looks Like: Nearctic (4x5), Northern Dancer (4x5) e Secretariat (5x5). Família 3-b.

In Society

Imagem: Pofírio Menezes/Divulgação JCSP

In Society – Criação: Haras Santa Maria de Araras – Propriedade: Bet Gold Stud

Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) – 1.600m/grama – Potrancas de 2 anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Henrique de Toledo Lara (G1) – 1.800m/grama – Potrancas de 3 anos – Cidade Jardim

Dona de incrível aceleração final, In Society revelou-se mais um elemento de G1 gerado por Put It Back (Honour and Glory e Miss Shoplifter, por Exuberant). Vencedor do River Ridge Stales (G2), Put It Back já conquistou o Troféu Mossoró de Melhor Reprodutor por 3 vezes.

No Brasil, Put It Back produziu 13 ganhadores individuais, de G1, até o momento. Nesse seleto rol de primeiros colocados em provas de graduação máxima, há animais que venceram G1 dos 1.000 aos 2.400 metros. Dentre eles, o super craque Bal A Bali e o mais recente ganhador do GP Brasil, Pimper’s Paradise.

Forli

Imagem: Rancho San Antonio

A mãe de In Society (seu único produto), Cinderella Joy (Van Nistelrooy), produziu 2 atuações, na Argentina, de onde veio virgem. Já a segunda mãe da corredora, Cincidella (Lode), obteve 2 primeiros lugares, na Argentina, incluindo o Clásico Proprietarios (L), além de ter finalizado, em segundo, em prova de G2.

Quarta mãe de In Society, Fiora (Liloy) não correu. Múltiplo ganhador graduado em Cidade Jardim, da milha à milha e meia, o argentino Salute tem em Fiora sua terceira mãe. Mesmo caso dos ganhadores de listed, em São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente, Salve Ela e Save The Tiger. Também tem em Fiora sua terceira mãe a múltipla ganhador de G1, na Argentina, Savoir Bien.

A exemplo de If Looks Like, In Society tem, em sua filiação, a presença de Trevisa – sua sétima mãe.

Inbreedings de In Society: Lyphard (5x5) e Northern Dancer (5x5). Família 3-b.

Neusely

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Neusely – Criação e propriedade: Haras Figueira do Lago

Grande Prêmio Rocha Faria (G2) – 2.000m/grama – Potrancas de 3 anos – Gávea

Responsável por desbancar, no festival do GP Brasil, a aqui mencionada If Looks Like, Nusely colocou em chamariz o nome do nacional Al Arab (Redattore e Ocala Sales, por Choctaw Ridge). Em Cidade Jardim, além de uma eliminatória, aos 2 anos, Al Arab venceu o Grande Prêmio Natal (G3) e o Clássico Alberto Santos Dumont (L). Em sua estreia – e uma das duas únicas saídas – no exterior, venceu um handicap no primeiro carnival do, então recém inaugurado, hipódromo de Meydan.

A primeira geração de Al Arab nasceu em 2012. Além de Neusely, apesar das reduzidas oportunidades recebidas, Al Arab também produziu a ganhadora de listed e múltipla colocada em provas graduadas, Juju Popular. Al Arab conta com apenas 38 produtos registrados no Stud Book Brasileiro.

A mãe de Neusely, Bernaise (Mark of Esteem), obteve 4 vitórias, em Cidade Jardim e tem em Neusely seu primeiro produto black type. A segunda mãe de Neusely, Private Party (Soberbo), foi múltipla ganhadora clássica, na capital paulista, com vitórias em provas de G2 e G3, que marcaram a campanha dotada de 5 primeiros lugares.

Giant's Causeway

Imagem: Coolmore

Sexta mãe de Neusely, Dearly Precious (Dr. Fager) foi múltipla ganhadora de G1, nos Estados Unidos, incluindo as conquistas do Spinaway Stakes e do Acorn Stakes. Champion 2yo filly, também galgou sucesso como reprodutora, originando o ganhador de G3, Mister Modesty. Já sua sétima mãe, Imsodear (Chieftain), foi stakes winner e aparece no pedigree de um mais do que ilustre animal: Giant’s Causeway, dono de campanha formidável e o mais bem sucedido filho de Storm Cat, na reprodução. Hoje, Giant’s Causeway firma-se, não apenas como “pai de pais”: também conta com netos galgando posto de destaque, na reprodução – a exemplo de Lope de Veja.

Inbreeding de Neusely: Raise A Native (5x5). Família 11.

Mais notícias

Nat King Cole dá o tom à Prova Especial Mandaia

Velocista do Haras Phillipson conquistou firme vitória.

Invicto, Nine Eleven garante G3, em Maroñas

Brasileiro da Coudelaria Esmeralda conquistou o Clásico Asociacion Uruguaya de Proprietarios de S.P.C.

Quéchua, uma filha do nacional Tokay, vence o Clássico Presidente Olinto Borba Streb

Defensora do Stud Vicente Garbin Obino venceu em Porto Alegre.