30 dez 2020 | 22:38:59

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 29ª Edição

Nesta edição: Eron do Jaguarete, George Washington, Hevea e No Way José.


Eron do Jaguarete

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Eron do Jaguarete – Criação e Propriedade: Stud Jaguarete

Grande Prêmio Presidente da República (G2) – 1.600m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Alberto Santos Dumont (G3) – 1.600m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Cidade Jardim

Clássico Cândido Egydio de Souza Aranha (L) – 1.800m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Cidade Jardim

Clássico Prefeito de São Paulo (L) – 1.600m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Cidade Jardim

Animal que encerrou o ano na condição de melhor milheiro paulista – e, talvez, de todo o país – o exportado Eron do Jaguarete foi o principal destaque de Kodiak Kowboy (Posse e Kokadrie, por Coronado’s Quest), por sua vez um norte-americano, de 11 vitórias em 23 saídas. Venceu, dentre outros, o Carter Handicap (G1), o Vosburgh Stakes (G1) e a Cigar Mile (G1), recebendo o Eclipse Award de Champion Sprinter, no ano de 2009. Ingressou na reprodução, em 2010, e antes de vir ao Brasil deixou, nos Estados Unidos, o ganhador do Santa Anita Handicap (G1), Melatonin, o ganhador de G3, Shotgun Kowboy e o múltiplo ganhador clássico, em Dubai, Cool Cowboy.

No Brasil, Kodiak Kowboy destaca-se, também, pela ganhadora do GP Diana (G1), Duty do Jaguarete; pelo vencedor do GP Jockey Club Brasileiro (G1), Jackson Pollock; pelo ganhador do GP Jockey Club de São Paulo (G1), Wil Myers; e pelos arenáticos de alto quilate Wild Vip, Gogo Boy e Eliz do Jaguarete.

Alta Vista

Imagem: Paulo Bezerra Jr./Divulgação JCSP

Tendo encerrado campanha sem vitória, após 4 saídas, Cineasta (Amigoni) originou a já mencionada Duty do Jaguarete, além do múltiplo ganhador clássico Full do Jaguarete. Sua mãe, Bella Cy, figura como um dos mais emblemáticos produtos do Haras Cifra. Além de ser filha do garanhão da Família Frare, Belo Colony (New Colony), Bella Cy foi vencedora de listed e na reprodução deu à luz, dentre outros animais, Alta Vista.

Melhor exemplar do irlandês Amigoni, Alta Vista foi múltipla ganhadora de G1 (faltou-lhe apenas o GP Henrique de Toledo Lara (G1) para a conquista da tríplice coroa, em São Paulo) e produziu Hembra (Forestry), a exemplo da mãe, primeira colocada no GP Barão de Piracicaba (G1). Atualmente, Hembra encontra-se cheia de Tiger Heart, devendo parir, seu primeiro filho, no segundo semestre de 2020. Bella Cy é o principal destaque da produção norte-americana Caro’s Image (Caro), importada pelo Haras do Verde Vale, para o Brasil, nos anos 90.

Inbreedings de Eron do Jaguarete: Mr. Prospector (5x5) e Northern Dancer (5x5) – Família 7-a.

George Washington

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

George Washington – Criação: Stud TNT – Propriedade: Stud Happy Again

Grande Prêmio São Paulo (G1) – 2.400m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Almirante Tamandaré (G2) – 2.400m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Gávea

Um dos principais protagonistas do turfe brasileiro, nos últimos 2 anos, George Washington ocupa posição de destaque na produção do excelente Redattore (Roi Normand e Political Intrigue, por Deputy Minister). Entre pistas brasileiras e norte-americanas, competindo dos 2 aos 8 anos, Redattore conquistou 15 vitórias em 32 saídas. Em seu país natal, venceu o GP Presidente da República (G1), por ampla margem, no ano de 1999. Nos Estados Unidos, brilhou, principalmente, por conta dos êxitos obtidos no Eddie Read Handicap (G1) e na Shoemaker Mile (G1).

De 2004 a 2010, Redattore veio ao Brasil via shuttling. De 2010 em diante, passou a ter estadia fixa, no país. Por 4 vezes, foi eleito Melhor Reprodutor Nacional no Troféu Mossoró. Superou a marca de 10 ganhadores individuais de graduação máxima (dentre os quais, George Washington), possuindo profícua produção e agora despontando como avô materno – vide neste ano, por exemplo, Karol King, Quasimodo, Avião Sureño, Takashi e Mapa Mundi.

Bonaparte

Imagem: Paulo Bezerra Jr./Divulgação JCSP

Enviada inédita à Argentina, a brasileira Princesa Carina – mãe de George Washington – firmou-se como destacada corredora. Venceu 6 de suas 9 corridas, incluindo os Clásicos Los Haras (G2) e Ignacio e Ignacio F. Correas (G2). Retornou ao Brasil para ser reprodutora e deu à luz, antes de George Washington, o vencedor do GP Derby Paulista (G1), Bonaparte.

Princesa Carina descende de outra importantíssima matriz do Stud TNT: Heavenly Dancer (Fitzcarraldo), que produziu o ganhador de G1, na Argentina, Send Inthe Clowns; o múltiplo ganhador de G2, nos Estados Unidos, e atualmente reprodutor, Out of Control; o stakes winner, nos Estados Unidos, Under Control; e a ganhadora de G3, Notre Dame.

A quarta mãe de George Washington é a excelente representante da criação Comalal, Cephei (Cambremont), notabilizada como genitora do ganhador do GP Carlos Pellegrini (G1), Algenib, e da múltipla ganhadora de G1, Nortak. George Washington dá-se ao luxo, ainda, de contar com outra produtora de ganhador do Pellegrini, em seu pedigree: sua quinta mãe é Planetaria, ganhadora clássica, na Argentina, e mãe de El Centauro, vencedor da prova máxima do país vizinho.

Inbreedings de George Washington: El Centauro (5x6). Rasmusen Factor em Planetaria (5x6). Família 3-o.

Hevea

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Hevea – Criação: Stud Rio Dois Irmãos – Propriedade: 1) Telmo Nunes Nunes Estrella; 2) Haras Santa Maria de Araras

Grande Prêmio OSAF (G1) – 2.000m/grama – Éguas de 4 e mais anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Silvio Alvares Penteado (G2) – 2.000m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima (G3) – 1.800m/grama – Éguas de 3 e mais anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Presidente Teixeira de Assumpção Netto (G3) – 1.400m/grama – Éguas de 3 e mais anos – Cidade Jardim

Tendo experimentado uma ascensão meteórica, Hevea figurou como o grande destaque, em meio às fêmeas, no turfe paulista, em 2020, e corroborou o status de altíssimo padrão da produção de Agnes Gold (Sunday Silence e Elizabeth Rose, por Northern Taste). Em campanha, no Japão, Agnes Gold foi à raia por 7 vezes, convertendo 4 delas em vitórias. As principais, em duas listed races

Após 3 temporadas servindo, como garanhão, naquele país, Agnes Gold veio ao Brasil, em 2009. Conta com 9 ganhadores de graduação máxima, no stud record: Abu Dhabi, Antonella Baby, Abidjan, Energia Fribby, Ivar, Mais Que Bonita, Olympic Jhonsnow, Silence Is Gold e a própria Hevea.

Chris Lady

Imagem: Gérson Martins

Importada pela Fazenda Mondesir, a mãe de Hevea, Chris Lady (Grand Lodge) é uma irlandesa de 4 vitórias, na Gávea, onde chegou a finalizar em quarto em listed. Chris Lady descende da norte-americana (sem campanha) Maritana (Rahy), que foi enviada inédita à Irlanda. Lá produziu Close To You (Shinko Forest), que empatou com o nosso conhecido Silent Times, na primeira colocação, do Champagne Stakes (G2), na Grã-Bretanha. A terceira mãe de Hevea, Mariella (Roberto), também nasceu nos Estados Unidos, mas cumpriu campanha na Europa, onde conquistou 4 vitórias e obteve segundo lugar em G3 e terceiro em G2.

Mariella produziu a clássica de listed, na França, Black Truffle, e é segunda mãe do clássico de G2 e G3, no Japão, Manno Racing. Mariella descende da excelente Monade (Klairon), uma francesa nascida em 1959, de 9 vitórias, incluindo o Epsom Oaks, o Prix Vermeille, o Prix de Pomone e o Prix Imprudence. Monade figura como avó materna Sadeem, bicampeão da Ascot Gold Cup (G1). Também figura na condição de segunda mãe dos ganhadores de G3, Prima Voce, Too Chic (mãe das ganhadoras de G1, Chic Shirine e Queena – esta última igualmente produtora de G1, via Brahms) e Aquaba.

Inbreedings de Hevea: Halo (3x5), Hail To Reason (4x5) e Northern Dancer (4x5). Família 13-d.

No Way José

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

No Way José – Criação: Haras Vale Verde – Propriedade: Stud J.C.R.

Grande Prêmio ABCPCC (G1) – 1.000m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Cidade Jardim

Grata surpresa do festival máximo paulista, No Way José rendeu a primeira vitória de graduação máxima à produção do nacional Victory Is Ours (Northern Afleet e Nouvelle Cuisine, por Broad Brush), que venceu 6 dos seus 16 compromissos, em pista. Arenático de excelentes recursos, conquistou os principais êxitos de sua campanha nos Grandes Prêmios Bento Gonçalves e Paraná, ainda corridos sob a égide de G1. Em Cidade Jardim levantou os Grandes Prêmios Presidente Antonio Correa Barbosa (G2) e Piratininga (G2). Victory Is Ours ingressou na reprodução no ano de 2015.

Pertencente à primeira geração de Victory Is Ours, portanto, No Way José descende da inédita Heart Of’The Ocean (Ocean of Wisdow), que logo em sua primeira cria originou Star Magic, ganhadora de listed, em Cidade Jardim, onde também formou a dupla em G2, além de ter finalizado em segundo, na Gávea, em prova de G3. Heart Of’The Ocean é filha da ganhadora de 3 corridas na França, Polynamia (Linamix), que aqui também produziu a clássica de listed, Histoire D’Amour.

Polly’s Wika (Miswaki), a terceira mãe de No Way José, venceu 1 corrida na França, onde argolou 4 terceiros lugares em listed races. Polly’s Wika produziu o ganhador de listed, entre França e Alemanha, Jump For You. Já Polly’s Harde (Lyphard), a quarta mãe de No Way José, venceu 1 corrida e formou a dupla em listed. Produziu Solid Illusion, que obteve diversos segundos lugares em provas de graduação máxima, incluindo um segundo lugar para Celtic Arms no Derby Francês (G1), em 1994. Um ano depois, Celtic Arms viria ao Brasil, para atuar no “Brasil do Milhão”, em 1995, prova na qual não obteve colocação.

Polly’s Harde também deu à luz Polly’s Ark, ganhador de G3 na França e da Hong Kong Gold Cup. Outro destaque da produção de Polly’s Hard foi Polly’s Fleet, ganhadora de listed, nos Estados Unidos.

Inbreedings de No Way José: Mr. Prospector (4x3x5) e Hoist The Flag (5x5). Família 10-a.


por Victor Corrêa

Mais notícias

Ultra Bom confirma pule de devolução na Prova Especial Dark Brown

Corredor do Haras São Marcos Paulista venceu com facilidade.

Mais do “Arco”: resultados das demais provas de G1 do festival

Turfe francês realizou sua festividade máxima, no último final de semana.

Easy To Love volta a vencer e agora foi um G3 em Cidade Jardim

Destinado a produtos de 3 e mais anos, o Grande Prêmio Presidente Antonio T. de Assumpção Netto (gr.III), em 1.600m na pista de grama, foi corrido nesse sábado (26), em Cidade Jardim. Vitória de Easy To Love, 3 anos, filho Adriano e Quel’amour (Wild Event), de criação do Haras Santa Maria de Araras e de propriedade do Stud Engenho Bom... [continua ]