27 out 2021 | 17:01:27

Pesquisadores da USP desenvolvem algoritmo capaz de identificar níveis de dor em equinos

Em colaboração multidisciplinar, pesquisadores do campus de Pirassununga da USP desenvolveram algoritmo de computador que usa imagens de expressões faciais para detectar nível de dor em cavalos.


Pesquisadores do campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo (USP), num projeto multidisciplinar, desenvolveram algoritmo de computador capaz de detectar diferentes níveis de dor em cavalos por meio de imagens das expressões faciais dos animais, captadas por câmeras de vídeo.

Para desenvolvimento do algoritmo em questão, que realiza a identificação do animal e seu potencial nível de dor, foram utilizadas câmeras que capturaram continuamente imagens em vídeo de cavalos dias antes e depois do procedimento de castração. No ato, as câmeras registraram sinais das diferentes estruturas componentes da face do animal, resultando em arquivos que foram utilizados para treinar, por meio de técnicas de inteligência artificial, o algoritmo em questão.

De acordo com publicação de Julio Bernardes, no Jornal da USP, “os testes com o algoritmo mostraram uma precisão de 75,8% quando foram avaliados três níveis de dor (ausente, moderada e presente) e de 88,3% na avaliação de dois níveis de dor (ausente ou presente) nos cavalos”.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Adroaldo José Zanella, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga.

Clique aqui e leia a matéria completa. 

Mais notícias

Ziska Blade e Roi Rouge vencem provas especiais em Cidade Jardim

Provas Especiais Duque de Caxias e Roberto Reichert marcaram os pontos alto da sabatina.

Epsom Derby: Galileo está presente nos pedigrees de 42% dos possíveis competidores

Após atualização da lista de potenciais participantes do Derby de Epsom, percentual de descendentes de Galileo, que poderão competir na prova, ratificam soberania do garanhão irlandês.

Sem a facilidade esperada, Songbird conquistou outro G1

Vitória esmagadora diante de lote pouco expressivo não veio. Estrela do turfe norte-americano, porém, não deixou escapar o nono G1 da campanha.