26 set 2019 | 15:07:44

Pinatubo supera rating obtido por Frankel, aos 2 anos

Potro da Godolphin tornou-se o 2 anos melhor qualificado, na escala de ratings da IFHA, em mais de duas décadas – superando, inclusive, às marcas de Frankel, com a mesma idade.


Pinatubo venceu o Vicent O'Brien National Stakes por 9 corpos.

Imagem: RTI.ie

O êxito esmagador obtido por Pinatubo no Vincent O’Brien National Stakes (gr.I), há duas semanas, segue repercutindo. A British Horseracing Authority conferiu ao corredor um rating de 128 libras, o maior, em se tratando de um potro de 2 anos, em mais de duas décadas – e que supera, inclusive, o rating conquistado por Frankel, com a mesma idade.

O rating de Pinatubo, enquanto um potro de 2 anos, somente perde para as 130 libras recebidas por Celtic Swing, quando de sua vitória no Racing Post Trophy (gr.I) de 1994. Na ocasião, Celtic Swing derrotou Annus Mirabilis por 12 corpos. Pinatubo, por sua vez, venceu o primeiro G1 da campanha por 9 corpos.

Dono do maior rating da história do turfe – 140 libras, aos 4 anos, em 2012 – Frankel encerrou sua temporada aos 2 anos com rating de 126 libras. Abaixo, portanto, da marca conquistada por Pinatubo, bem como das 127 libras conferidas a New Approach, em 2007. 

Invicto em 5 saídas, até aqui, Pinatubo (Shamardal e Lava Flow, por Dalakhani) está cotado a atuar, mais uma vez, na atual temporada: no Dewhurst Stakes (gr.I) do próximo dia 12 de outubro.

Abaixo, os replays das vitórias de Celtic Swing e Pinatubo.

Mais notícias

Copa dos Criadores: Stud Galope e Olympic Winner "inauguram" o bônus da Taxa Universal

Produtos inscritos na Taxa Universal, nas gerações 2021 e 2022, receberão bônus da ABCPCC, no valor de R$ 1.500,00, nos páreos de 2 anos.

Gun Runner não dá chance aos rivais na Breeders’ Cup Classic (gr.I)

Pupilo do brasileiro Gonçalo Torrealba brilhou no clímax do festival em Del Mar.

Na próxima quarta-feira, eleições no Jockey Club do Paraná; Paulo Pelanda voltará à presidência

Chapa "Paixão Pelo Turfe" deverá ser aclamada no pleito.