Pinhão do Iguassu supera Drautec no GP Presidente Julio Mesquita (G3)
Arenático do Stud Plastiplan conquistou seu batismo clássico.
Outra atração da mais que movimentada sabatina, em Cidade Jardim, o Grande Prêmio Presidente Julio Mesquita (G3), em 2.400m na raia de areia (macia), para animais de 4 e mais anos, teve em Pinhão do Iguassu, 4 anos, filho de Forestry e Que Festa (Wild Event), de criação do Haras Rio Iguassu e propriedade do Stud Plastiplan, o seu ganhador.
Num primeiro momento, foram Caled e Duc Noire que buscaram a primeira posição. Na altura do disco, pela primeira volta, porém, avançaram Quebranto, Drautec e Pinhão do Iguassu, que, nessa ordem, após traçarem uma breve diagonal, assumiram o protagonismo da carreira.
Superada a curva da direita, Caled e Drautec voltaram a carga para cima de Quebranto. Faltando 1.400 metros para o disco, Drautec – desta feita atuando de modo mais apurado, em relação à corrida de alcance desempenhada no Derby Paranaense – foi quem tomou a primeira colocação.
Na cabeceira da curva, definiu-se o trio que, até os lances finais, ficaria responsável pela sorte do páreo: com Drautec na ponta, Pinhão do Iguassu passou para segundo e Quebranto para terceiro.
Tanto Drautec quanto Pinhão do Iguassu giraram algo “balançados”, para a reta final. Quebranto, por outro lado, dava impressão de estar “sobrando”, nas patas dos oponentes. Ocorre que, enquanto Drautec e Pinhão do Iguassu digladiavam-se pelo primeiro posto, Quebranto custava a encontrar passagem, para arrematar.
Nos 200 finais, com Quebranto abdicando da briga, ao ser arrancado por fora da dupla, a sorte do páreo restou restrita ao duelo travado entre Drautec e Pinhão do Iguassu. Este sacou vantagem, sob o comando de Valdinei Gil, nos últimos 100 metros, mas, Drautec, por dentro, ensaiava uma ameaçadora reação.
Mantendo, porém, seu ímpeto, até o espelho, Pinhão do Iguassu derrotou Drautec por pescoço. Quebranto foi o terceiro. Caled foi o quarto e Buck Jones completou o marcador. A seguir, Trick Twice, Pacto Secreto e Duc Noire.
Treinado, em Curitiba/PR, por Márcio Ferreira Gusso, Pinhão do Iguassu conquistou a 3ª vitória (1ª clássica) em 14 corridas.