19 set 2021 | 21:36:25

Planetário mostra forma para o Grande Criterium

Produto do nacional Il Doge, pertencente ao Stud Red Rafa, levantou o Clássico Ghadeer (L) e mostrou estar na ponta dos cascos para a disputa do Grande Criterium, em outubro.


Planetário é potro de alto padrão

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Prova destinada a produtos de 3 anos, na qualidade de teste para o GP Linneo de Paula Machado (G1) – o Grande Criterium – de outubro, o Clássico Ghadeer (L) foi disputado neste domingo (19), na Gávea, em 2.000m na raia de grama (pesada, com cerca móvel de 3 metros). Vitória convincente do favorito Planetário, filho do nacional Il Doge e Aerosfera (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Red Rafa.

Jackal fez questão da ponta, após a largada. Em segundo corria Aznavour. No começo da reta oposta, porém, forçou Sugar Daddy, assumindo a segunda posição. Na altura dos últimos 1.300 metros, Impiedoso e Planetário (este sempre rente à cerca interna) passaram por Aznavour, que sobrou para quinto.

Jackal e Sugar Daddy giraram emparelhados para a reta final, já contando com os avanços de Planetário, agora lançado por fora da dupla. Impiedoso, por sua vez, aproveitou-se do desgarrar do trio para surgir pelas balizas de dentro. Jackal rapidamente sobrou, da mesma forma como se percebeu que Sugar Daddy não resistiria, por muito tempo, na briga. Nisso, a sorte do páreo ficou restrita à disputa de Impiedoso e Planetário.

Nos 200 finais, porém, Planetário desvencilhou-se de Impiedoso e passou a abrir vantagem, cada vez maior, na primeira posição. Cruzou o disco com confortáveis 3 corpos e ½ à frente de Impiedoso, com a parelha de Sugar Daddy e Sweet Baby James completando a quadrifeta. Don I Ask foi o quinto.

Depois, Italianni, Dragster, Jumping Flight, Aznavour e Jackal. Não correu: Online.

Luis Esteves, que emplacou ponta e dupla, responde pelo treinamento de Planetário, agora dono de 3 vitórias (a primeira clássica, desta feita) em 6 corridas. Vindo de um ótimo quarto lugar no GP Presidente da República (G1), hoje completou os dois quilômetros na marca de 2:01.38.

Mais notícias

EUA: Dream Tree e McKinzie entram na briga pela liderança da geração 2015

Dupla treinada por Bob Baffert venceu provas de G1 disputadas por produtos de 2 anos, no fim de semana, em Los Alamitos.

Justiceiro Colt aproxima-se do recorde no GP Alfredo Grumser (G3)

Potro do Stud 5 Amigos voltou a exibir seus dotes de velocista de alto padrão.

Nautilus vence a primeira, nos Estados Unidos, em allowance de US$ 87 mil

Brasileiro criado pelo Stud Quintella, de propriedade de Valentin & Jarussi prevaleceu na jornada deste sábado (2).