15 fev 2018 | 19:47:39

Programa de quarentena e transporte em regimes diferenciados será testado pela OSAF

Animais de alta performance poderão receber tratamento diferenciado em termos de traslados e quarentenas nos países membro da OSAF. Testes serão realizados no Uruguai em abril.


Nesta quinta-feira (15), a Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (OSAF) divulgou, por meio de sua assessoria de imprensa, comunicado acerca do projeto de implementação de regimes diferenciados, de transporte e quarentena, para animais de alta performance, entre os países membros da instituição. A medida segue linha proposta pela Federação Equestre Internacional (FEI) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O programa visa criar regras facilitadas para o trânsito e alojamento dos animais, na América do Sul. Para cavalos de corrida (animais de outras modalidades também aproveitarão o programa), a princípio corredores com rating igual ou superior a 110 libras poderão gozar das medidas sanitárias e alfandegárias diferenciadas. Atualmente, na América do Sul, há 81 animais em tais condições – sendo 29 na Argentina, 19 no Brasil, 14 no Chile, 11 no Peru e 8 no Uruguai. A listagem recebe três atualizações anuais, após as reuniões do comitê de handicapers da OSAF, realizadas nos meses de março, julho e novembro.

Alinhada com as autoridades competentes, a OSAF dará início aos testes a partir de 1º de abril, nos hipódromos de Maroñas e San Isidro. O projeto, a titulo experimental, será avaliado ao longo de 12 meses. Com base nos resultados obtidos, a expectativa é de que o programa seja levado para outros hipódromos e países.

A fim de garantir efetividade à empreitada, a OSAF listou aquelas que são consideradas as condutas primordiais a ser observadas: conhecimento total do itinerário e locais de alojamento dos animais; envio à OSAF da digitalização de documentos referentes às guias sanitárias e ao estado de saúde do animal, atestado por veterinário particular; desenvolvimento de contato e relacionamento constante junto às autoridades aduaneiras dos países de procedência e destino; dispor de lugar específico para a quarentena dos animais, observadas determinadas regras mínimas de estrutura; garantir acesso constante aos animais de alta performance, que poderão ser submetidos a controles e exames inclusive em períodos de não-competição; e exigir dos treinadores relatórios detalhados contendo os tratamentos e medicamentos ministrados junto aos animais em questão.

Em relação aos cavalos de corrida PSI, as unidades nacionais do Stud Book ficarão encarregadas da edição dos regulamentos do programa – bem como de sua implementação e fiscalização. Aqui e na seção Normativas, o comunicado completo da OSAF.

Mais notícias

Leilão de Coberturas: inscrições se encerrarão no dia 8 de maio

Inscrição do garanhão no evento é o primeiro passo para credenciar seus produtos à participação na Copa dos Criadores ABCPCC.

Copa Precocidade e Velocidade: remates serão transmitidos por internet e televisão

Apostas acontecerão na quinta-feira (25), logo após as corridas de Cidade Jardim.

Cristal: Jagermeister vence a seletiva; Universal Champ brilha entre os mais velhos

Confira os resultados desta quinta-feira (10), em Porto Alegre.