Saiba quem é Vadeni, o ganhador do Derby Francês – com éguas sul-americanas no pedigree
Potro de Aga Khan, que levantou o Prix du Jockey Club (G1), tem em seu pedigree éguas dos lendários Haras Chapadmalal e Comalal.
Vadeni impressionou pela facilidade da vitória alcançada no Derby
Imagem: Frederic Vernichon/Racing Post
No último final de semana, em Chantilly, produtos de 3 anos disputaram o Prix du Jockey Club (G1), Derby Francês, em 2.100m na raia de grama, com € 1,5 milhão de dotação. Venceu Vadeni, da primeira geração do reprodutor Churchill e Vaderana (Monsun), de criação e propriedade de Aga Khan (obteve sua oitava vitória na prova).
Conduzido por Christophe Soumillon, Vadeni fez pouco caso do favorito Modern Games (vindo de vencer a Poule d’Essai des Poulains (G1)) na reta de chegada. Em vitória firme, atingiu o espelho 5 corpos à frente do irlandês El Bodegon, finalizando Modern Games, que não revelou a mesma aptidão em percurso mais alentado, no terceiro lugar.
Jean-Claude Rouget é o treinador de Vadeni, que conquistou sua 4ª vitória (a 3ª clássica) em 6 corridas. Tempo de 2:06.55.
Vencedor dos 1.400 aos 2.100 metros, Vadeni descende de linha materna desenvolvida, há mais de 50 anos, na França, por Aga Khan. Não sem se apoiar, contudo, em éguas sul-americanas. Sua 8ª mãe é a argentina Lost Horizon, uma corredora clássica do Haras Comalal, nascida em 1966. A égua foi parar no hemisfério norte ao ser exportada, ainda em campanha, para os Estados Unidos.
Lost Horizon tem como 2ª mãe a também argentina Rustom’s Legend, crioula do Haras Chapadmalal (a partir do qual originou-se o Comalal) e filha da francesa Evelyn’s Legend.
Dona de suas vitórias em seu país de origem (onde chegou a disputar o Prix de Diane), Evelyn’s Legend foi importada por Miguel Martinez de Hoz junto... Ao próprio Aga Khan.
Mais notícias
Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (72ª edição)
Leo Salles (por dentro, de boné roxo) protagoniza ótima temporada, em Woodbine. Imagem: Woodbine Racetrack (Divulgação) CANADÁ LÉO SALLES: Chegando aos 50 triunfos no ano, em grande estilo, o brasileiro foi para a foto da vitória no Steady Growth Stakes. Pilotando Secret Reverse, Salles teve que se desdobrar em cima de sua conduzida para, num final escamado, bater Grandson - esta pilotada... [continua ]

