07 jun 2022 | 21:26:16

Saiba quem é Vadeni, o ganhador do Derby Francês – com éguas sul-americanas no pedigree

Potro de Aga Khan, que levantou o Prix du Jockey Club (G1), tem em seu pedigree éguas dos lendários Haras Chapadmalal e Comalal.


Vadeni impressionou pela facilidade da vitória alcançada no Derby

Imagem: Frederic Vernichon/Racing Post

No último final de semana, em Chantilly, produtos de 3 anos disputaram o Prix du Jockey Club (G1), Derby Francês, em 2.100m na raia de grama, com € 1,5 milhão de dotação. Venceu Vadeni, da primeira geração do reprodutor Churchill e Vaderana (Monsun), de criação e propriedade de Aga Khan (obteve sua oitava vitória na prova).

Conduzido por Christophe Soumillon, Vadeni fez pouco caso do favorito Modern Games (vindo de vencer a Poule d’Essai des Poulains (G1)) na reta de chegada. Em vitória firme, atingiu o espelho 5 corpos à frente do irlandês El Bodegon, finalizando Modern Games, que não revelou a mesma aptidão em percurso mais alentado, no terceiro lugar.

Jean-Claude Rouget é o treinador de Vadeni, que conquistou sua 4ª vitória (a 3ª clássica) em 6 corridas. Tempo de 2:06.55.

Vencedor dos 1.400 aos 2.100 metros, Vadeni descende de linha materna desenvolvida, há mais de 50 anos, na França, por Aga Khan. Não sem se apoiar, contudo, em éguas sul-americanas. Sua 8ª mãe é a argentina Lost Horizon, uma corredora clássica do Haras Comalal, nascida em 1966. A égua foi parar no hemisfério norte ao ser exportada, ainda em campanha, para os Estados Unidos.

Lost Horizon tem como 2ª mãe a também argentina Rustom’s Legend, crioula do Haras Chapadmalal (a partir do qual originou-se o Comalal) e filha da francesa Evelyn’s Legend.

Dona de suas vitórias em seu país de origem (onde chegou a disputar o Prix de Diane), Evelyn’s Legend foi importada por Miguel Martinez de Hoz junto... Ao próprio Aga Khan.

 

Mais notícias

Es-Único comanda dobrada brasileira no Criterium de Potrillos, em Maroñas

Crioulo do Haras San Francesco, pertencente a Stud Crespi ratificou sua liderança, entre os machos. Sobrando (criado por Homero Tarrago Filho) venceu mais uma, entre os velocistas.

George Washington retoma o caminho das vitórias no GP Doutor Frontin (G2)

Em preparativos para mais um GP Brasil, corredor do Stud Happy Again somou nova vitória clássica à campanha.

Em final escamado, sino soa e Perigoosa supera Mais Que Bonita (atualizado)

Corredora do Haras Doce Vale conquistou o GP Marciano de Aguiar Moreira (G2).