14 jun 2020 | 16:46:44

Sem ninguém à frente: Galileo torna-se o recordista de produtos vencedores de G1

Com a vitória de Peacefull, na versão irlandesa dos 1000 Guinéus, garanhão irlandês desempatou o recorde repartido com Danehill, passando a figurar como pai do maior número de ganhadores de G1, na história: 85.


Aos 22 anos, Galileo chega à marca de 85 ganhadores individuais de G1

Imagem: Coolmore

Desde a instituição das provas graduadas, no início da década de 70, não houve um reprodutor com tantos filhos ganhadores de G1 quanto Galileo. Peacefull, ao vencer a versão irlandesa dos 1000 Guinéus (G1), desempatou o recorde dividido, até então, entre Galileo e Danehill: agora, o garanhão da Coolmore passa a contar com 85 ganhadores de graduação máxima.

Com Seamus Heffernan “up”, Peaceful derrotou as companheiras de farda Fancy Blue e So Wonderful, que completaram a trifeta do treinador Aidan O’Brien. Trata-se de uma filha de Galileo e Missvinski (Stravinsky), criada na Irlanda pela Coolmore e pertencente a Michael Tabor, Derrick Smith & Susan Magnier. Obteve a segunda vitória (primeira clássica) em 4 saídas. Tempo de 1:38.19.

Filho de Sadler’s Wells na ganhadora do Prix l’Arc de Triomphe (G1), Urban Sea (Miswaki), Galileo nasceu em 1998. Tendo competido, uma única vez, aos 2 anos (ocasião em que venceu, na estreia), desenvolveu campanha perfeita aos 3 anos, idade com a qual cumpriu o restante de seu turf record. Venceu tanto o Epsom Derby (G1) quanto o Irish Derby (G1), além de ter superado os mais velhos no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1). Sua única derrota, na Europa, ocorreu no Irish Champion Stakes (G1), quando escoltou Fantastic Light. Encerrou campanha com um sexto na Breeders’ Cup Classic (G1), vencida por Tiznow, totalizando 6 vitórias em 8 saídas.

Galileo, que ingressou na reprodução no ano de 2002, iniciou sua escalada de 85 vencedores de graduação máxima por meio de Nightime, quando de seu êxito no Irish 2000 Guineas (G1) de 2006. Em novembro do ano passado, quando Magic Wand venceu o Mackinnon Stakes (G1), Galileo atingiu a marca de 85 ganhadores individuais de G1, igualando o feito de Danehill. Tal marca, portanto, restou superada com a vitória de Peaceful.

Mais notícias

Love You More conquista batismo clássico, em São Paulo

Corredora do Stud Eterno Amor prevaleceu no Clássico Imprensa (L).

Em final de emoção, Easiest Way supera Grand Amiga

Corredora do Haras Santa Maria de Araras venceu, pela segunda vez, o GP Henrique de Toledo Lara (gr.II).

Em final eletrizante, Tupã Ceretã supera Sammy na capital paulista

Alazão de Neverending Stud conquistou o Clássico Luiz e José Vieira de Carvalho Mesquita (L).