Sovereignty e Calandagan: os reis do hemisfério norte
Estrelas de 2025 tiveram seus nomes revisitados em diferentes premiações da indústria turfística.
Sovereignty (esq.) e Calandagan: estrelas do turfe mundial, em 2025.
Imagem esq.: True Nicks/Anne Erbhardt
Imagem dir.: Blood Horse/Mathea Kelley
Na quinta-feira (22), com a realização da cerimônia do Eclipse Awards, o nome do Sovereignty foi confirmado como a grande estrela do turfe norte-americano, em 2025, à medida que recebeu o prêmio de "Cavalo do Ano", na celebrada cerimônia. Poucos dias antes, o irlandês Calandagan, ao liderar a lista dos cavalos de maior rating no mundo, ratificou o prêmio de "Melhor Cavalo da Europa", que lhe foi conferido na mais recente edição do Cartier Awards.
Ganhador de 4 corridas em sequência, aos 3 anos, incluindo o Kentucky Derby (G1), o Belmont Stakes (G1) e o Travers Stakes (G1), Sovereignty (3 anos, filho de Into Mischief e Crowned, por Bernardini), de criação e propriedade da Godolphin, muito se aproximou da conquista da tríplice coroa - para o que somente faltou o Preakness Stakes (G1), do qual sequer participou.
Não bastasse a honraria na principal categoria da premiação, Sovereignty ainda esteve associado a outros vários troféus do Eclipse Awards. Seu treinador, Bill Mott, venceu, pela quinta vez, como o melhor profissional de sua classe. A Godolphin, pelo sexto ano consecutivo, restou eleita na categoria de Melhor Proprietário, e, pelo quinto ano consecutivo, vingou na categoria de Melhor Criador.
No outro lado do Atlântico, o castrado de 5 anos, Calandagan (filho de Gleneagles e Calayanna, por Sinndar), de criação e propriedade de Aga Khan, conforme antecipado, emplacou o "bis" no Cartier Award e no Longines World's Best Racehorse. Enquanto na premiação europeia, e exemplo do Eclipse Awards, Caladangan teve seu nome eleito por um corpo de votantes, na lista da Longines o seu domínio decorreu do fato de ter recebido o maior rating, dentre todos os PSI do mundo, em 2025: 130 libras.
Treinado pelo francês Francis Graffard, Calandagan brilhou, intensamente, ao vencer o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1) e o Champion Stakes (G1), na Inglaterra. No encerramento da temporada, pôs fim a um jejum de 23 anos sem uma vitória de um cavalo Europeu na Japan Cup (G1).
Tanto Sovereignty quanto Caladangan permanecem em treinamento, no ano de 2026.


