17 mar 2019 | 18:20:24

Taksim e Ricardinho, perfeitos no GP Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I)

Vencedor pertence a Carlos dos Santos.


Taksim arrematou com disposição. 

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Disputado neste domingo (17), no Hipódromo da Gávea, o Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I), em 2.000m na pista de grama (pesada), para produtos de 3 anos, marcou a 2ª etapa da tríplice coroa. Vitória de Taksim, filho de Discreet Cat e Taverne (Torrential), de criação e propriedade de Carlos dos Santos.

Garbo (Wild Event) foi o primeiro a aparecer, após a largada. Dark Bobby (Shanghai Bobby), que corria em segundo, desgarrou na curva que dá acesso à reta oposta – indo parar rente à cerca externa e dando por encerrada sua missão na prova. Acteon Gaúcho (Acteon Man) acionava em segundo, com Jet Lag (Public Speaker) correndo em terceiro. Leviatan (Shanghai Bobby) e Turkish (Shanghai Bobby) completavam o lote dos cinco primeiros.

Pallito (Shanghai Bobby) corria em sexto, ao passo que Jorge Ricardo mantinha Taksim na sétima colocação, cerca de 5 corpos atrás de Garbo.

Depois apareciam Gol Na Certa (Wild Event), Galaxy Runner (Drosselmeyer), Olympic Icecream (Discreet Cat), Olympic Ipswich (Shanghai Bobby), Medjugorje (Hendrix), Stylish (Forestry), Forjado A Ouro (Shanghai Bobby) e Dark Bobby. Do primeiro ao sétimo colocados, todos filhos de éguas brasileiras. 

Com os competidores encerrando a reta oposta e completando a última curva, Garbo atingiu a reta final sob o assédio de Acteon Gaúcho. Henderson Fernandes, então, lançou Leviatan entre Acteon Gaúcho e Jet Lag, partindo, com tudo, em busca da primeira colocação. Faltando 350 metros para o disco Leviatan dominou Acteon Gaúcho, assumindo a ponta.

Pouco à frente, contudo, surgiu Taksim, em franco arremate. Pela baliza cinco, o castanho encampou forte arremate para cima de Leviatan, que tentava defender-se, junto à cerca interna. Com melhor ação, Taksim desalojou Leviatan do posto principal, quando faltavam 150 metros para o espelho.

Em vitória firme, Taksim derrotou Leviatan por 2 corpos e ¾. Olympic Icecream (5 e ¼) foi o terceiro, beneficiado pela desclassificação de Galaxy Runner, que lhe causou prejuízos, de acordo com julgamento da comissão de corridas – e foi, assim, rebaixado para o quarto posto. Jet Lag (8 e ¾) completou o marcador.

A seguir, Gol Na Certa, Acteon Gaúcho, Olympic Ipswich, Pallito, Medjugorje, Turkish, Garbo, Stylish, Forjado A Ouro e Dark Bobby. Não correram: Star Wars, Garrison, Olímpico e Miracle Mile.

Recebendo treinamento de Cosme Morgado Neto, Taksim obteve a terceira vitória em 8 saídas. Descendente de Ante Diem (britânica, foi importada pelo Haras La Quinua no final do século XIX, revelando-se uma das mais importantes matrizes da criação argentina) e do nacional - múltiplo ganhador de G1, entre Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro - Zirkel, Taksim já havia vencido a Prova Especial African Boy. Vindo de finalizar em terceiro no GP Estado do Rio de Janeiro (gr.I)m vencido por Garbo Talks, percorreu os dois quilômetros no tempo de 2:02.57.

Mais notícias

Raiolux quebra série de Bien Sureño

Retomando o caminho das vitórias, defensor do Haras Fazenda Boa Vista levantou o Grande Prêmio Governador do Estado (G2).

Energia Icon prevalece na versão "B" da Prova Especial Quick Chance

Filho de Agnes Gold pertence ao Stud Snob.

Lewis Deputy brilha no Clássico Imprensa – Bandsports (L.)

Filho do nacional Comandante Dodge conquistou seu batismo clássico.