03 maio 2017 | 03:01:40

Especial Leilão Criação Nacional: dos lotes aos criadores, um retrospecto campeão


Troféus e momentos inesquecíveis dão o tom à história dos criadores que encorpam o Leilão da Criação Nacional ABCPCC

Imagem: Horseman Magazine

Poucos dias separam turfistas de todo o país - e também do exterior - de mais uma edição do Leilão da Criação Nacional ABCPCC. Realizado em meio ao meeting do GP São Paulo, o evento contará com a participação de 18 inscritores e terá 99 lotes postos à venda durante as duas noites (dias 5 e 6 de maio) de leilão. E por trás de tantos nomes, números e ofertas aparece um retrospecto, de criadores e animais cujas histórias se confundem com alguns dos mais importantes momentos do turfe brasileiro nas últimas décadas. 

Atual ganhador do Troféu Mossoró de "cavalo do ano", Universal Law foi à leilão na segunda edição do Leilão da Criação Nacional, em 2011. Por meio de suas patas, como é sabido, o Haras Cruz de Pedra escreveu algumas das mais memoráveis linhas de sua história nos anos que seguiriam à venda do potro ao Haras Regina. E se Universal Law colocou em evidência o nome do estabelecimento da Família Silva, os resultados obtidos pelo vencedor do GP São Paulo 2016 também colaboraram para que Christine's Outlaw passasse a ser referência em meio ao concorrido time de garanhões alojados em Bagé. 

Desta feita, a combinação Cruz de Pedra e Christine's Outlaw voltará à pista do tattersall do Jockey Club de São Paulo por ocasião de dois lotes: números 12 e 36, nos quais serão vendidos Fantastic Chris (filho de Fantasias de Amor, por Roi Normand) e Pour Chris (filho de Praia do Rosa, por Special Nash), respectivamente. O Haras Cruz de Pedra apresentará, ainda, no número 7 do leilão, Quick Hillie, por Quick Road e Desejada Hillie (Music Prospector).

Outro nome de vulto nas últimas temporadas do turfe nacional, Invader firmou-se como um dos melhores milheiros da Gávea - e, por consequência, das corridas brasileiras. Adquirido pelo Stud Estellinha na edição 2012 do Leilão da Criação Nacional, o filho de Red Rock Canyon foi o principal cartão de visitas do Haras Las Madres, para a comunidade turfística nacional. Em 2017, o centro criatório situado nas imediações de Curitiba/PR porá à venda 2 produtos: Dancing Cat (número 27, fêmea, filha de Discreet Cat e Quadriglia, por Jules) e Fleet Street (número 41, macho, filho de Redattore e Rua da Carioca, por Know Heights). 

Ainda no campo das atualidadees, o criador do líder Knight of Glory, o Haras Mariana colocará à disposição do "martelo" uma irmã própria de seu ilustre crioulo: Land of Glory (Farenheit e Unique Glory, por Minstrel Glory), no número 96 das vendas. Os lotes 88, de Leader of Dallas (macho, filho de Pounced e Olympic Dallas, por Macho Uno), e 93, de Loyal Lion (macho, filho de Farenheit e Quinta-Feira, por Roi Normand) são as demais inscrições do estabelecimento no evento.

Não é apenas dos resultados recentes, todavia, que respira o Leilão da Criação Nacional ABCPCC. Além dos já citados, há outros criadores que emprestaram sua genética a fim de que fosse escrita a história do PSI criado no Brasil. Desde Viziane, passando pelas suas "Arumbas" e chegando em Dono da Raia, o Haras São Quirino figura, de longa data, dentre os grandes vitoriosos de nossa criação. No fim de semana, o haras colocará à venda uma trinca de produtos, que chamam atenção por serem, todos, filhos de garanhões Nacionais: Querido Garoto (número 15, macho, filho de Quick Road e Garota do Verde, por Crimson Tide), Que Idéia (número 21, fêmea, filha de Quick Road e Idéia de Lady, por Hibernian Rhapsody) e Queridinha (número 77, fêmea, filha de Dídimo e Laranja E Verde, por Sinndar). 

Casa de dois derby winners, dentre outros vários ganhadores clássicos, o Haras Calunga, por sua vez, será responsável por abrir os trabalhos na sexta-feira. Seu crioulo, Alayan (macho, filho de Nedawi e Ae Kae Ae, por King of Kings), é o número 1 do catálogo. Além dele, o criador de Pour Henri e Tenarin também apresentará Once Negro (número 33, macho, filho de Public Purse e Onion Rings, por Roi Normand), Supino (número 45, macho, filho de Agnes Gold e Super Eletric, por Choctaw Ridge), Ultra Bom (número 48, macho, filho de Quick Road e Uiasol, por Choctaw Ridge) e Vision Rapid (número 98, macho, filho de Kodiak Kowboy e Vamos Ro, por Bernstein). 

Legado da Família Perlman para a genética brasileira, o Haras Interlagos teve sua história marcada, de sobremaneira, por três milheiros: num primeiro momento por Jolly Quick, que após sua curta campanha viria a produzir, nos anos 90, a Joe Who - o bicampeão da Milha Internacional e vencedor de G1 nos Estados Unidos. Já nos anos 2000 sua criação revelou Setembro Chove, que além de "champion miler" no Brasil tornou-se o primeiro brasileiro a vencer prova de G1 em Cingapura - e agora tenta fazer as vezes de Joe Who. Isso porque 3 dos 13 produtos do Haras Interlagos no Leilão da Criação Nacional são, justamente, filhos de Setembro Chove: Red September (número 39, macho, filho da matriz Red Polka Dots, por Romarin), Repeat Winner (número 40, macho, filho da matriz Redeye Special, por Efisio) e Famous Victor (número 67, filho da matriz Farr Vintners, por Silent Times).

Be Better (número 3, fêmea, filha de Agnes Gold e Beats Me, por Trempolino), Butch Cassidy (número 4, macho, filho de T. H. Approval e Built To Last, por Knifebox), Dirt Road (número 8, macho, filho de Quick Road e Dica do Dia, por Wild Event), Di Nuovo (número 9, macho, filho de Nedawi e Divertente, por Romarin), Active Approval (número 51, macho, filho de T. H. Approval e Action Street, por Giant Gentleman), Beau Raul (número 54, macho, filho de Cape Town e Belle Bohemienne, por Trempolino), Capri Cruise (número 56, fêmea, filha de Silent Times e Caia Na Folia, por Midnight Tiger), Chilly Nose (número 58, fêmea, filha de Silent Times e Chianti, por Yagli), Lost Approval (número 79, fêmea, filha de T. H. Approval e Loveinanelevator, por Dr. Fong) e Ursa Major (número 97, fêmea, filha de Silent Times e Urlovely, por Northern Afleet) são as suas demais inscrições no leilão.

Localizado em Tatuí, no interior paulista, o Haras San Francesco é outro estabelecimento cuja menção remete, de pronto, ao histórico da criação paulista. Fundado antes mesmo da 2ª Guerra Mundial, o Haras San Francesco foi brindado, ao longo das décadas, com a criação de inesquecíveis corredores. E o haras que já mandara às pistas os históricos Ken Graf, Mamma Rosita e Sushi Bar (este o primeiro animal brasileiro a vencer uma prova no "Carnival" de Dubai), no próximo fim de semana estará representado no Leilão da Criação Nacional por 17 lotes, que fazem do San Francesco o estabelecimento com o maior número de produtos no evento.

Cool-Quarter (número 5, macho, filho de Choctaw Ridge e Cullberg Ballet, por Sadler's Wells), Daisy Quit (número 6, fêmea, filha de Pounced e Daisy Vase, por Fast Gold), Foll's-Quirk (número 13, macho, filho de Choctaw Ridge e Fantasy Lake, por Salt Lake), Great-Question (número 16, macho, filho de Nedawi e Gloriosa Vivi, por Roi Normand), Hot-Quartz (número 19, macho, filho de Plenty of Kicks e Helidaddy, por Langfuhr), Power-Quark (número 34, macho, filho de Quick Road e Paris-It, por Astor Place), Per-Questa (número 35, fêmea, filha de Nedawi e Pin Eighty, por Roi Normand), Tri-Queeny (número 47, fêmea, filha de Nedawi e Tritoletta, por Fantastic Dancer), Ana-Quetal (número 53, fêmea, filha de Nedawi e Ana Jel, por Choctaw Ridge), Day-Quilt (número 60, fêmea, filha de Pounced e Donna Agata, por Choctaw Ridge), Es-Quenta (número 64, fêmea, filha de Plenty of Kicks e Experimenta, por Nedawi), Fast-Quifo (número 66, macho, filho de Choctaw Ridge e Fada de Birigui, por Trempolino), Giant-Quiven (número 70, macho, filho de Nedawi e Grata-Italia, por Choctaw Ridge), Jolly-Quiz (número 75, fêmea, filha de Plenty of Kicks e Joliesse, por Know Heights), Kate-Quira (número 76, fêmea, filha de Quick Road e Kate Excess, por Astor Place), Pepsi-Queen (número 90, fêmea, filha de Nedawi e Pepsi-Fly, por Choctaw Ridge) e um lote não nomeado (número 95, macho, filho de Cisne Branco e Tricolina, por Shudanz) compõe a lista "San Francesco" na licitação.

Criador de éguas memoráveis, como Zabumba e mais recentemente Off The Road, sem prejuízo do ótimo Evil Knievel, o Haras Louveira é outra importante bandeira dentre os criadores sediados em São Paulo. Nesse fim se semana, a Família Mesquita oportunizará aos turfistas brasieiros a aquisição dos seguintes lotes (todass fêmeas, não nomeadas): números 63 (filha de Quick Road e Evamar, por Ski Champ), 65 (filha de Global Hunter e Expressaria, por Giant's Causeway), 81 (filha de Quick Road e Maui, por Ski Champ) e 91 (Quick Road e Pooh, por Footstepsinthesand). Já o Haras Santa Luzia da Água Branca, de criação notabilizada pelo campeão do GP Presidente da República (gr.I), Uigur, e pelo recente quinto colocado no GP Carlos Pellegrini (gr.I), Champion Star, irá à "pista" do tattersall com Gorgeous and Quick (número 17, fêmea, filha de Quick Road e Gorgeous Contessa, por Crimson Tide), Graduada (número 28, fêmea, filha de Shanghai Bobby e Lune Sainte, por Mutakddim), Gold Star (número 31, fêmea, filha de Nedawi e Naomi, por Royal Academy), Grecian Slipper (número 32, fêmea, filha de Quick Road e Onella, por El Prado), Greenstone (número 42, fêmea, filha de Quick Road e Santa Candida, por Espaciado), Grão-Duque (número 68, macho, filho de Nedawi e Glance Wells, por Poliglote), Genuino (número 89, macho, filho de Watchmon e On The Show, por Dr. Carter) e Great Sara (número 94, fêmea, filha de Quick Road e Sara Est, por Choctaw Ridge). 

E para encerrar a lista com chave de ouro, vem a menção a outros 3 criadores cujas fardas, e pupilos, se conhece de norte a sul do país. De histórico bastante recente na criação, o Haras Embalagem ofertará dois de seus crioulos da geração 2015: Gâchette Royal (número 29, macho, filho de Redattore na ganhadora clássica Many Thanks, por Vettori) e General Thriller (número 84, macho, filho de Mellon Martini na irmã própria de Coquetel (1º G1), National Pride, por Burooj). Já o Haras Ponteiro, de recordação vitoriosa ainda "fresca" de Buena Dicha, bem como do "inesgotável" Cabos Blancos, apresentará Haya Suerte (número 20, fêmea, filha de Nedawi e Hitch Hike, por Shudanz) e Herivelto (número 44, macho, filho de Nedawi e Suipatcha, por Nugget Point). Por fim, o Haras São Pedro do Alto, consagrado desde o quilômetro (Hyrat), passando por excelentes éguas de meia distância (Loving New, Questing New e Queen Shu) e chegando até os 2.400 metros (Vero da Vinci), irá "a campo" com Bolt Shot (número 38, macho, filho de Nedawi e Que Ativa, por Action This Day) e Bruna Caprese (número 49, fêmea, filha de Quick Road e Vanity Shu, por Shudanz).

Em síntese, muitas vitórias, troféus e momentos marcantes se confundem com o Leilão da Criação Nacional, bem como com a história dos haras que participam, ano a ano, da licitação. A Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida agradece àqueles que acreditaram, mais uma vez, no evento, e aguarda a turfistas de todas as partes nos próximos dias 5 e 6 de maio, no Jockey Club de São Paulo. E você, que quer experimentar a sensação de ter um craque em suas cocheiras, terá 99 oportunidades de adquiri-lo no fim de semana. Acesse o catálogo oficial aqui.

Mais notícias

Copa Precocidade e Velocidade 2025: inscrições vão até o dia 30 de setembro

Prova, em 2024, distribuiu mais de meio milhão de reais em prêmios. Participe da próxima edição!

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (29ª edição)

Thiago Canuto e Takafumi: dupla brasileira em Turfway Park. Imagem: Foto oficial Turfway Park ESTADOS UNIDOS THIAGO CANUTO (T. Canuto): Responsável pela condução do brasileiro Takafumi (filho de Minshipman e Colette, por Burooj, de criação do Haras Santarém), Thiago foi muito bem: colocando-o no meio do pelotão, na primeira parte do percurso, trazendo de mais para mais próximo da reta final... [continua ]

Culo E Camicia emplaca atropelada fulminante na homenagem aos Irmãos Paula Machado

Potro do Stud Principessa Di Capri conquistou o GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado (G1).