Trovão da Lagoa levanta o GP Protetora do Turfe (L) - Bettson
Vencedor pertence a Luiz Henrique F. Dos Santos.
Neste domingo (8), no Jockey Club do Rio Grande do Sul, foi disputado o Grande Prêmio Protetora do Turfe (L) - Bettson, em 2.200m na raia de areia (macia), para animais de 3 e mais anos. Levantou a tradicional disputa e, desde logo, revelou-se como carta brava ao GP Bento Gonçalves, Trovão da Lagoa, 4 anos, filho de Bold Start e Gravette (Drosselmeyer), de criação do Haras Paraíso da Lagoa e propriedade de Luiz Henrique F. Dos Santos.
Na primeira passagem do lote pelo disco, era de Olimac a primeira colocação. Rocky Fon corria na segunda posição, com El Santo ocupando o terceiro posto. Trovão da Lagoa já aparecia em quarto.
Ao desenrolar da reta oposta, Rocky Fon apertou o passo para cima de Olimac e Trovão da Lagoa passou para terceiro. Na curva, Rocky Fon assumiu a primeira colocação, girando para a reta final já com Trovão da Lagoa em seu encalço.
O que parecia corresponder a um duelo pela primeira colocação tornou-se ainda mais emocionante quando se juntou à dupla Juízo Finale (rateio de 23 por 1), atropelando pela baliza cinco. Nos 200 finais, Trovão da Lagoa assumiu o primeiro posto, sem que Rocky Fon desistisse da briga, muito menos Juízo Finale deixasse de postular a ponta, por fora dos dois.
Sob o rigor de Claudinei Farias, porém, Trovão da Lagoa manteve-se, com sucesso, no posto principal, até o disco. Derrotou Juízo Finale por 1 corpo e 3/4, finalizando Rocky Fon em terceiro. Pink Blue Hotel e Fera do Manno completaram o marcador.
A seguir, Minnesota, El Santo, Honest Bird, Olimac, Galo de Briga, Born Slippy e El Kin. Não correram: Baron D'Attaque e Grandão's Dream.
Mantido em excelente forma por Neimar Canut, Trovão da Lagoa obteve sua 8ª vitória em 18 corridas.
Tempo de 2:24.50.