02 dez 2022 | 21:14:45

Turfe paranaense vive a expectativa de sua festa máxima

No próximo domingo, o Hipódromo do Tarumã será palco de mais uma edição do Grande Prêmio Paraná.


Cyrus Storm é um dos destaques do GP Paraná 2022.

Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP

Ocupando a posição de derradeiro festival regional do turfe brasileiro, na temporada, o Grande Prêmio Paraná (G3, 2.000m/areia, para animais de 3 e mais anos) será disputado no próximo domingo (9), em Curitiba, atraindo para si atenções e torcida de entusiastas de todo o país. Afinal de contas, sua disputa revive, ano a ano, embates inesquecíveis e nomes icônicos – de animais a profissionais – que ajudam a escrever as páginas de sua história.

Desta feita, o campo da prova apresenta-se bastante reduzido, em comparação a edições que renderam ocupação máxima ao starting gate. E, dentre os 7 inscritos, há 3 anos que se destacam sobremaneira.

Dono de campanha muito bem traçada, Cyrus Storm (por Onzaneiro, de Marcus José Andrade da Cunha) busca seu êxito mor, até aqui. Com 3 vitórias em 5 saídas, o castanho reapareceu com um ótimo segundo para Campelanda na Pegasus Brasil Classic, quando de sua primeira exibição na raia de grama. Retorna, desta feita, à areia – raia em que seus dotes de cavalo para lá de especial são, há muito, conhecidos – na promessa de ingressar na raia fazendo as honras de favorito.

Há pouco mencionado, Campelanda (por Midshipman, do Haras Rio Iguassu) é outro que vai à pista cercado de expectativas. Versátil e dono de excelentes recursos, o castanho é garantia de atuações chamativas nos principais embates do país, entre milha e 2.000 metros, na areia e na grama. Terceiro colocado no ano passado, quando competiu num terreno leve demais para as suas características, viu nas chuvas que marcaram a semana véspera do páreo, um elemento importante para acentuar suas chances.

Encerra o antecipado “trio de ferro” da disputa Kopenhagen (por Midshipman, do Haras Springfield). Ganhador do GP Paraná em 2021, o atual vencedor do Troféu Mossoró de Melhor Arenático, buscará suceder a Soft Gold (1995 e 1996), o último bicampeão da maior prova do turfe paranaense.

Na retaguarda, esperam por um mínimo vacilo dos mais visados Toca Maradona (Stud Carimillo), Drautec (Haras Belmont), Jorel’s Brother (Maycon Luiz Mudrek Antunes) e El Kin.

Além da prova principal, a programação festiva de Curitiba apresentará, como componentes de sua chamada nobre, as disputas dos Clássicos Governador do Estado (listed, 1.600m/areia, para animais de 3 e mais anos), Ciro Frare (listed, 1.200/grama, para animais de 3 e mais anos) e Primavera (listed, 1.800m/grama, para éguas de 3 e mais anos).

Ao todos, 12 páreos serão disputados no Tarumã, durante o domingo. O primeiro deles tem largada prevista para as 13 horas.

Clique aqui e acesse o retrospecto completo.

 

Mais notícias

Êxito de Dragster no Grande Prêmio Cidade Maravilhosa (G3) - The Stronach Group

Defensor do Stud Sion encerrou os grandes prêmios do domingo do GP Brasil.

I Believe That vence a Prova Especial João Vieira e fica a menos de 1s do recorde

Velocista do Haras Santa Maria de Araras levou a melhor, no quilômetro gramado.

Inscrições dos demais grandes prêmios da Gávea também são conhecidas; confira

Festival máximo acontecerá, no final de semana do dia 18 de junho, no Jockey Club Brasileiro.