02 ago 2025 | 17:30:05

Um campeão inesgotável: Obataye brilha no GP Matias Machline - ABCPCC Clássica (G1)

Corredor do Haras Rio Iguassu adicionou novo troféu de G1 ao retrospecto de luxo.


Obataye: herói de uma tarde festiva.

Imagem: Porfírio Menezes/JCSP

Presente às disputas das principais provas do turfe nacional - dentre as quais, o GP Brasil (G1), por ele vencido em 2024 -, Obataye fez-se conhecido do turfista brasileiro, justamente, por ter seu nome associado às corridas que ajudam a contar a história do esporte, em nosso país.

Neste sábado (2), em Cidade Jardim, o castanho de 5 anos, filho de Courtier e Surfi'N USA (Crimson Tide), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Haras Rio Iguassu, brilhou, justamente, noutra importantíssima disputa do calendário clássico brasileiro. O corredor venceu, no momento mais aguardado da Copa dos Criadores 2025, o Grande Prêmio Matias Machline - ABCPCC Clássica (G1), em 2.000m na raia de grama (leve), para produtos de 4 e mais anos.

A prova distribuiu mais de R$ 400 mil em premiações.

Lord Alpha, seguido de perto por Sugar Daddy, foi o responsável por ditar o ritmo da competição. Seiquevouteamar corria em terceiro, com For Export acionando na quarta colocação.

Rente à cerca, na quinta posição, corria Obataye.

No ingresso à reta final, os corredores giraram em leque. Alguns dos competidores vieram parar a meio de raia. Esse não foi o caso, porém, de Obataye. Numa condução com a assinatura de um dos melhores jóqueis do mundo, Obataye foi lançado, por João Moreira, pelo espaço existente entre Lord Alpha e Seiquevouteamar - nas proximidades da baliza dois. Ali, traçou seu caminho para a vitória, tomando a ponta na altura dos 300 finais e não tendo seu êxito colocado em xeque, até o disco.

To Sir With Love, revisitando as melhores corridas de sua campanha, atropelou para formar a dupla a 1 corpo e 3/4. Sempre conferindo, Mc Arrocha finalizou em terceiro. Osten e Seiquevouteamar completaram o marcador.

A seguir, For Export, Valparaíso, Lord Alpha, Night of Rose, Dream Alliance, Sugar Daddy e Go Camelot.

Responsável por manter Obataye em estado atlético exuberante há, ao menos, 3 temporadas, Antônio Marcos Oldoni enviou seu mais ilustre pensionista à raia, para a conquista de sua 8ª vitória (a 5ª clássica) em 16 corridas.

Tempo de 1:58.70.

Mais notícias

Rondonia do Futuro surpreende e levanta a Prova Especial Riboletta

Potranca do Haras Phillipson é filha do nacional Going Somewhere.

Estados Unidos: In Love vence stakes em Turfway Park

Crioulo de Fazenda Mondesir e Stud Rio Dois Irmãos confirmou seu favoritismo no Prairie Bayou Stakes.

Onze são inscritos no Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2)

Prova máxima do turfe gaúcho será disputada no dia 14 de outubro.