02 ago 2025 | 17:30:05

Um campeão inesgotável: Obataye brilha no GP Matias Machline - ABCPCC Clássica (G1)

Corredor do Haras Rio Iguassu adicionou novo troféu de G1 ao retrospecto de luxo.


Obataye: herói de uma tarde festiva.

Imagem: Porfírio Menezes/JCSP

Presente às disputas das principais provas do turfe nacional - dentre as quais, o GP Brasil (G1), por ele vencido em 2024 -, Obataye fez-se conhecido do turfista brasileiro, justamente, por ter seu nome associado às corridas que ajudam a contar a história do esporte, em nosso país.

Neste sábado (2), em Cidade Jardim, o castanho de 5 anos, filho de Courtier e Surfi'N USA (Crimson Tide), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Haras Rio Iguassu, brilhou, justamente, noutra importantíssima disputa do calendário clássico brasileiro. O corredor venceu, no momento mais aguardado da Copa dos Criadores 2025, o Grande Prêmio Matias Machline - ABCPCC Clássica (G1), em 2.000m na raia de grama (leve), para produtos de 4 e mais anos.

A prova distribuiu mais de R$ 400 mil em premiações.

Lord Alpha, seguido de perto por Sugar Daddy, foi o responsável por ditar o ritmo da competição. Seiquevouteamar corria em terceiro, com For Export acionando na quarta colocação.

Rente à cerca, na quinta posição, corria Obataye.

No ingresso à reta final, os corredores giraram em leque. Alguns dos competidores vieram parar a meio de raia. Esse não foi o caso, porém, de Obataye. Numa condução com a assinatura de um dos melhores jóqueis do mundo, Obataye foi lançado, por João Moreira, pelo espaço existente entre Lord Alpha e Seiquevouteamar - nas proximidades da baliza dois. Ali, traçou seu caminho para a vitória, tomando a ponta na altura dos 300 finais e não tendo seu êxito colocado em xeque, até o disco.

To Sir With Love, revisitando as melhores corridas de sua campanha, atropelou para formar a dupla a 1 corpo e 3/4. Sempre conferindo, Mc Arrocha finalizou em terceiro. Osten e Seiquevouteamar completaram o marcador.

A seguir, For Export, Valparaíso, Lord Alpha, Night of Rose, Dream Alliance, Sugar Daddy e Go Camelot.

Responsável por manter Obataye em estado atlético exuberante há, ao menos, 3 temporadas, Antônio Marcos Oldoni enviou seu mais ilustre pensionista à raia, para a conquista de sua 8ª vitória (a 5ª clássica) em 16 corridas.

Tempo de 1:58.70.

Mais notícias

Em final de emoção, Venatrix resiste a Macadamia no G1 das potrancas

Corredora do Stud JR-F conquistou o GP João Cecílio Ferraz (G1).

Gávea: amanhã se encerram as inscrições para a seletiva do Latinoamericano

GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (gr.III) servirá como seletiva carioca para o GP Longines Latinoamericano (gr.I).

Neta de Manduro, Billesdon Brook levanta o 1000 Guineas (gr.I)

Pupila de Richard Hannon brilhou entre as fêmeas, no hipódromo de Newmarket.