Uruguai: Gandhi Di Job, pelo segundo ano consecutivo, aclamado cavalo do ano
Crioulo do Haras Curitibano, filho do nacional Job Di Caroline, brilhou no principal troféu do Distinciones Maroñas.

Gandhi Di Job: ícone do turfe uruguaio
Imagem: Juan Ignacio Bozello
Na noite de domingo (14), o Hipódromo de Maroñas sediou o Distinciones Maroñas, evento de gala do turfe uruguaio que premia, ano a ano, os principais nomes da hípica platense. No momento mais aguardado da premiação, brilhou o brasileiro Gandhi Di Job, pela segunda temporada consecutiva aclamado cavalo do ano no Uruguai.
Tendo vencido, pela segunda vez, o GP José Pedro Ramirez (gr.I) em 2018, o crioulo do Haras Curitibano, que defende os interesses do Stud La Fe, inseriu seu nome no seleto rol de animais que venceram a prova máxima uruguaia por duas ocasiões. A antiga lesão no tendão do anterior esquerdo, contudo, impediu que Gandhi Di Job atuasse por mais vezes desde a magna conquista, em janeiro deste ano.
Além do prêmio clímax da noite, Gandhi Di Job igualmente venceu nas categorias de cavalo adulto e fundista. Seus respectivos jóquei e treinador, Luis Cáceres e Jorge Firpo, restaram agraciados nas categorias correspondentes.
Seu pai, o nacional Job Di Caroline (Minstrel Glory), amarga a inexplicável rejeição dos criadores nacionais, em que pese os bons resultados conquistados pela reduzida prole – 90 produtos divididos em 13 gerações, com uma média anual de 6,9 produtos. A mãe, Fidelidad – eleita égua do ano na mesma premiação – descende de outro pouco aproveitado garanhão brasileiro. Villach King (Present The Colors), vencedor de duas edições do Grande Prêmio Brasil (gr.I) e um dos mais emblemáticos corredores da criação Araras.
Criado no Brasil pelo Haras Belmont Ltda., Pushkin, filho de Pioneering e Tytan (Giant Gentleman), amparado pela conquista do Gran Criterium (URU-gr.II), no ano passado, venceu na categoria de potro de 2 anos.
Abaixo, os vencedores nas demais categorias:
Cavalo do ano – Gandhi Di Job
Égua do ano - Enjoy
Cavalo adulto – Gandhi Di Job
Égua adulta – Enjoy
Fundista – Gandhi di Job
Milheiro – Empate entre Alcorano e Almirante
Velocista - Enjoy
Potro de 3 anos – El Abanderado
Potranca de 3 anos – Sexy Reasons
Potro de 2 anos – Pushkin
Reprodutor – Smarty Jones
Reprodutora – Fidelidad
Criador – Haras La Horqueta
Proprietário – Stud Oro Negro
Jóquei – Luis Cáceres
Treinador – Jorge Firpo
Aprendiz – Pablo Menyou