12 jan 2022 | 19:58:20

Veterinária: alterações na canela podem ser sinais indicativos de futuras lesões, aponta estudo

Pesquisadores da Escola de Medicina Veterinária de Queensland analisaram modificações em partes da canela e sua possível relação com potenciais lesões.


Pesquisadores da Escola de Medicina Veterinária de Queensland, na Austrália, analisaram alterações verificadas em determinadas partes do osso da canela de cavalos de corrida e sua possível relação com futuras lesões.

O estudo original, publicado no repositório de artigos Animals Journal e também reportado no website Horse Talk, aborda, principalmente, modificações nos sulcos parasagitais identificadas mediante utilização de raio x, tomografia computadorizada e ressonância magnética, em casos de acidentes catastróficos.

Os pesquisadores analisaram as articulações dos boletos de 20 animais que sofreram acidentes catastróficos, em treinamento ou em corrida – com ou sem fratura de boleto. Notaram que, em todos os casos, os animais apresentavam alterações ósseas ou de cartilagem dos sulcos parasagitais.

Concluíram, por fim, que, muito embora seja comum haver modificações nos sulcos parasagitais de cavalos de corrida, alguns determinados tipos de alterações (e combinações de achados radiológicos referentes aos sulcos parasagitais) são proeminentes em casos de acidentes catastróficos.

Além disso, o acúmulo de microlesões, passíveis de identificação somente sob apuração de minuciosas técnicas de exame, também é correlacionado aos acidentes catastróficos.

Para acessar a íntegra do estudo no Animals Journal, clique aqui.

Para acessar a reportagem do website Horse Talk, clique aqui.

Mais notícias

Tudo azul: em dia de Godolphin, Essential Quality vence o Belmont Stakes (G1)

Filho de Tapit rendeu o 3º G1 em menos de 24 horas para a coudelaria do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Or Noir alcança o merecido G1 na Copa ABCPCC Matias Machline

Alazão do Haras Doce Vale estreou com sucesso em Cidade Jardim.

Champagne Rosé desacata as mais velhas em São Paulo

Potranca da Fazenda Mondesir venceu a Prova Especial Francisco Giobbi.