Banner Haras Regina Topo
25 maio 2019 | 20:26:29

Ivar: um espetáculo brasileiro na pista de San Isidro

Numa demonstração esplendorosa, potro do Stud Rio Dois Irmãos venceu o Gran Criterium (gr.I).

Ivar corre uma enormidade.

Imagem: Transmissão San Isidro

Neste sábado (25), em San Isidro, produtos de 2 anos disputaram o Gran Criterium (gr.I), em 1.600m na pista de grama (pesada). Numa demonstração de incrível poderio locomotor, venceu o brasileiro Ivar, filho de Agnes Gold e May Be Now (Smart Strike), criado – nos campos da Fazenda Mondesir, em Bagé/RS – pelo Stud Rio Dois Irmãos, que também detém sua propriedade.

Enquanto o alazão Guest Rimout (Remote) ditava o ritmo do páreo, na dianteira, José Aparecido não demonstrava qualquer preocupação em aproximar Ivar dos ponteiros. O castanho escuro corria acomodado, entre as sétima e oitava colocações, à espera da reta final.

Quando chegada a hora da verdade, Ivar deu a impressão de flutuar pelo gramado argentino, enquanto seus adversários pareciam petrificados. Aparecido levou-o pelas balizas de dentro, sem qualquer dificuldade, e a 400 metros do disco era dele – a puro a galope – a primeira colocação. Ajustando seu conduzido, porém abdicando do uso do chicote, o bridão brasileiro viu Ivar abrir nada menos que 6 corpos sobre Roman Roy (Fortify), o segundo colocado.

Treinado por Juan Etchechoury, Ivar obteve sua segunda vitória em duas apresentações. Percorreu a milha no tempo de 1:38.07. Trata-se do terceiro produto da norte-americana May Be Now, importada pelo Stud Rio Dois Irmãos para o Brasil, na década passada. Competindo na Gávea, May Be Now venceu, dentre outros páreos, o GP Marciano de Aguiar Moreira (gr.II).

A vitória de Ivar rendeu ao Stud Rio Dois Irmãos um feito inédito, dentre os criadores PSI, no Brasil. Considerando a vitória da também brasileira Hacksaw Ridge (Dubai Dust) no GP Jorge de Atucha (gr.I), em 2018, o Stud Rio Dois Irmãos tornou-se o primeiro centro criatório brasileiro a criar, no país, dois vencedores de provas de G1, aos 2 anos, na Argentina. No caso de Hacksaw Ridge, uma descendente de Apple Honey (por Falkland, sua 5ª mãe), genitora de Itajara e marco da criação Paula Machado.

Mais notícias

Debaixo de chuva, Tiger of Joy vence o GP Pres. Waldyr Prudente de Toledo (gr.III)

Velocista do Stud Fenômeno conquistou seu batismo clássico.

Ler na íntegra

Special Envoy supera Last Hope no GP Salgado Filho (gr.III)

Alazão do Stud Allstar Brasil levantou a primeira prova graduada da campanha.

Ler na íntegra

Galeria do Leilão da Criação Nacional ABCPCC: Barolo, Moryba & Quarteto de Cordas

Três ganhadores do Grande Prêmio Brasil já passaram pelas vendas do Leilão.

Ler na íntegra