11 jun 2023 | 18:31:47

Arcangelo, preparado por Jena Antonucci, proporciona 1º triunfo a uma treinadora na Coroa Americana

Filho do precocemente desaparecido Arrogate venceu o Belmont Stakes (G1)


Arcangelo brilhou no desfecho da tríplice coroa.

Imagem: New York Times & USA Today

Criado na seção americana do chileno Stud Don Alberto e treinado por Jena Antonucci – 1ª mulher a conquistar uma prova da Tríplice Coroa como treinadora -, Arcangelo acaba de colocar seu nome na história com fantástico triunfo na versão 155 do Belmont Stakes (G1), realizado neste sábado, 10 de junho, na distância de 2.400 metros, areia, em Elmont. Nova Iorque.

Direção espetacular de Javier Castellano, em seu primeiro Belmont. O venezuelano, de 45 anos, esteve brilhante no dorso do ganhador, aproveitando cada centímetro do percurso, sempre pelas raias de dentro. Com mais de 5600 vitórias em sua carreira, Castellano colocou um ponto de exclamação em seu curriculum com este tão importante e desejado êxito.

Fazendo a primeira parte do percurso pelo menor caminho, Arcangelo acompanhou de perto o ritmo imposto por National Treasure, Tapit Shoes e Hit Show. Na reta oposta, pela linha dois Arcangelo seguia muito fácil os ponteiros. Quando Tapit Shoes cansou e National Treasure não colou na cerca interna, Castellano lançou pela linha um seu conduzido. Aberto, o favorito Forte animava pouco.

Na reta, com mais ação que National Treasure, Arcangelo logo tomou conta da situação e abriu confortável vantagem. Abertos, Forte e Tapit Trice (este que largou devagar), começaram a embalar com ação para brigar pelo segundo posto, pois National Treasure perdia terreno. Na frente, Arcangelo manteve com tranquilidade a ponta, conseguindo espetacular conquista. Forte, aberto, superou Tapit Trice na luta pelo segundo posto. Hit Show e Angel Of Empire completaram o marcador.

Um filho do fantástico Arrogate e Modeling, por Tapit, Arcangelo defende as cores de Blue Rose Farm.

Jena Antonucci, profissional com 160 triunfos em sua trajetória, escreveu uma linda e inesquecível parte da história mais que secular do Belmont. Um espetáculo, literalmente, sem precedentes. Na foto abaixo, Jenna e o troféu do Belmont Stakes.

Adquirido em leilão por US$ 35 mil, Arcangelo agora soma em prêmios US$ 1.067.400.

Belo negócio, não?

O ganhador congelou os cronômetros em 2min29s23 com parciais de 23s63 (400m); 47s69 (800m); 1min12s56 (1.200m); 1min37s41 (1.600m); e 2min02s68 (2.000m).

por Fernando Lopes

(Publicação extraída do website do Jockey Club Brasileiro)

 

Mais notícias

ABCPCC informa: pagamento dos prêmios da Copa Precocidade e Velocidade

Tendo recebido os resultados do exame antidoping (sem reprovação), ABCPCC pagará as premiações da prova na próxima semana.

SP: História da Arte, rumo à tríplice coroa. High Fly vence nos 2.400 metros

Animais do Stud Magia e do Stud Nova República venceram as melhores provas do fim de semana, em São Paulo: Clássico Emerald Hill (L) e Prova Especial Clackson.

EUA: Luan Machado vence 5 corridas numa única reunião

Bridão brasileiro brilhou em Turfway Park.