Argentina: Global Beauty supera Mirta na Copa de Plata (gr.I)
Prova de éguas da semana máxima argentina revelou vitória da filha de Global Hunter (descendente de Griffe de Paris).
Neste sábado (8), em San Isidro, éguas de 3 e mais anos disputaram o embate reservado às fêmeas na semana máxima do turfe argentino. Na Copa de Plata (gr.I), em 2.000m na pista de grama, venceu Global Beauty, 4 anos, filha de Global Hunter e Kiwi Girl (Stravinsky), de criação de Rafael Dellacasa e propriedade da Caballeriza Tres P.
Conduzida por Adrian Maximiliano Gianetti, Global Beauty acionou nas últimas posições do lote. O jóquei, porém, ganhou grande terreno com a sua conduzida, à medida que lhe posicionou rente à cerca, durante a curva. Na reta final, Gianetti costurou ótima passagem, pelas balizas de dentro, para o arremate de Global Beauty.
Nos últimos 300 metros, Global Beauty emplacou forte tropel para cima de Mirta (Treasure Beach), que havia recém dominado a prova. Em final emocionante, Global Beauty derrotou Mirta por cabeça. Irisa (Pure Prize) foi a terceira, com Seas Abalada (Sebi Halo) e Halo Holiday (Harlan’s Holiday) dando números finais ao marcador.
Representantes do Haras Phillipson na prova, a uruguaia London Show e as brasileiras Little Eatly, Mendel Sweet e Linda Le finalizaram em oitavo, décimo segundo, décimo quarto e décimo sétimo, respectivamente.
Treinada por Carlos Etchechoury, Global Beauty conquistou a terceira vitória (primeira clássica) em 12 saídas. Tempo de 1:58.24.
O pai de Global Beauty, Global Hunter (Jade Hunter), foi um dos melhores animais criados pelo Las Providencia, na Argentina. Múltiplo ganhador de G1, entre Argentina e Estados Unidos (onde foi treinado pelo brasileiro Antônio Carlos Ávila), é um filho de Griffe de Paris (Telescopio), ganhador do GP OSAF (gr.I), em Cidade Jardim, e uma das mais bem sucedidas matriarcas já criadas no Brasil.